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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Jogando no plano cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre localizar objetos utilizando coordenadas cartesianas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros



Objetivos específicos

Localizar objetos utilizando coordenadas cartesianas.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Professor para familiarizar os alunos sobre o estudo das coordenadas cartesianas faça a sugestão da pergunta aos alunos. Dê alguns minutos para eles responderem e de acordo com cada comentário faça intervenções para otimizar a resolução da Atividade.

Considerando que os pontos no plano cartesiano com dois eixos numerados podem ser descritos como pares ordenados de números em cada par o primeiro número corresponde à posição no eixo horizontal e o segundo número representa a linha marcada no eixo vertical. O ponto desejado fica localizado onde na interseção entre as perpendiculares de cada coordenada.

Resolução: As minas estão localizadas nas coordenadas (A,4); (B,1); (C,3) e (D,4).

Propósito: Promover a familiaridade com o jogo utilizando o plano cartesiano como indicador de posições, introduzindo assim a prática do jogo “Batalha Naval”.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que alterando a posição das granadas também alteraria a posição das coordenadas?
  • Traçando retas perpendiculares às coordenadas dos eixos horizontal e vertical facilitaria obter a localização das granadas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, discuta as diferentes soluções encontradas pela turma, os prováveis erros/dificuldades valorizando as diferentes resoluções. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve ao resultado correto. Peça aos alunos que registrem as etapas no caderno para chegar ao final do jogo.

Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.

Propósito: Dar sentido e significado ao estudo do plano cartesiano por meio da estratégia do jogo Batalha Naval.

Discuta com a turma:

  • Você vê semelhanças entre o jogo Batalha Naval e o Plano Cartesiano? Quais são estas semelhanças?
  • O formato dos navios facilitou ou dificultou durante o jogo? Teve algum mais fácil de acertar? E algum mais difícil?
  • Seria interessante colocar um navio bem ao lado de outro?
  • Existe alguma região da malha quadriculada que os oponentes costumam atirar com maior frequência?
  • Um amigo colocou todos os navios na mesma linha? Esta foi uma boa estratégia dele? Por quê?
  • Existe maior probabilidade de acertar um tiro num navio ou fora dele no jogo Batalha Naval?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leitura do slide com as conclusões da aula.

Propósito: Sintetizar os conceitos abordados durante a aula.

Discuta com a turma:

Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de plano cartesiano e como localizar-se nele.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientação ao Professor: Professor(a) imprima essa atividade e distribua aos alunos para realizarem. Eles deverão apenas descrever as coordenadas conforme o enunciado da questão proposta.

Propósito: Desenhar e localizar elementos da Batalha naval através de coordenadas.

Discuta com a turma:

  • Você sabe diferenciar o litoral norte brasileiro do litoral sul? Onde podemos observar para saber onde são tais posições?
  • Qual dos dois navios foi mais fácil de ser inserido no mapa? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros



Objetivos específicos

Localizar objetos utilizando coordenadas cartesianas.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Professor para familiarizar os alunos sobre o estudo das coordenadas cartesianas faça a sugestão da pergunta aos alunos. Dê alguns minutos para eles responderem e de acordo com cada comentário faça intervenções para otimizar a resolução da Atividade.

Considerando que os pontos no plano cartesiano com dois eixos numerados podem ser descritos como pares ordenados de números em cada par o primeiro número corresponde à posição no eixo horizontal e o segundo número representa a linha marcada no eixo vertical. O ponto desejado fica localizado onde na interseção entre as perpendiculares de cada coordenada.

Resolução: As minas estão localizadas nas coordenadas (A,4); (B,1); (C,3) e (D,4).

Propósito: Promover a familiaridade com o jogo utilizando o plano cartesiano como indicador de posições, introduzindo assim a prática do jogo “Batalha Naval”.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que alterando a posição das granadas também alteraria a posição das coordenadas?
  • Traçando retas perpendiculares às coordenadas dos eixos horizontal e vertical facilitaria obter a localização das granadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

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Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)

Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.

Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.

O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.

Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.

Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
  • Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
  • Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
  • Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
  • Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?

O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.

O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, discuta as diferentes soluções encontradas pela turma, os prováveis erros/dificuldades valorizando as diferentes resoluções. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve ao resultado correto. Peça aos alunos que registrem as etapas no caderno para chegar ao final do jogo.

Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.

Propósito: Dar sentido e significado ao estudo do plano cartesiano por meio da estratégia do jogo Batalha Naval.

Discuta com a turma:

  • Você vê semelhanças entre o jogo Batalha Naval e o Plano Cartesiano? Quais são estas semelhanças?
  • O formato dos navios facilitou ou dificultou durante o jogo? Teve algum mais fácil de acertar? E algum mais difícil?
  • Seria interessante colocar um navio bem ao lado de outro?
  • Existe alguma região da malha quadriculada que os oponentes costumam atirar com maior frequência?
  • Um amigo colocou todos os navios na mesma linha? Esta foi uma boa estratégia dele? Por quê?
  • Existe maior probabilidade de acertar um tiro num navio ou fora dele no jogo Batalha Naval?

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Orientações: Leitura do slide com as conclusões da aula.

Propósito: Sintetizar os conceitos abordados durante a aula.

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Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de plano cartesiano e como localizar-se nele.

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Orientação ao Professor: Professor(a) imprima essa atividade e distribua aos alunos para realizarem. Eles deverão apenas descrever as coordenadas conforme o enunciado da questão proposta.

Propósito: Desenhar e localizar elementos da Batalha naval através de coordenadas.

Discuta com a turma:

  • Você sabe diferenciar o litoral norte brasileiro do litoral sul? Onde podemos observar para saber onde são tais posições?
  • Qual dos dois navios foi mais fácil de ser inserido no mapa? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

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