11120
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Determinando o comprimento de diagonais e alturas no plano.

Plano de aula de Matemática com atividades para o 9º ano do Fundamental sobre utilização do Teorema de Pitágoras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sebastião Rodrigues da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_15GEO06)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato como uma retomada sobre como se mede a altura de alguma coisa, que é sempre reto com a base. E confirme que com os polígonos a situação é a mesma: a altura é medida sempre do ponto (vértice) mais alto até a base em uma linha reta, ou seja, fazendo ângulo de 90º.

Atividade principal
Para realizar a atividade principal desse plano sugira, para quem não tiver acesso a um papel quadriculado, para desenhar um triângulo equilátero, que usem o Geogebra (instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT) na opção “polígono regular”.
Com ou sem o programa, sua intenção deve ser o registro algébrico, independente de valores numéricos, das maneiras de calcular a altura de um triângulo equilátero e a diagonal do quadrado a partir da aplicação do teorema de Pitágoras.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções, destaque que não é preciso sempre recorrer ao teorema de Pitágoras para calcular a altura de um triângulo equilátero e nem para a diagonal de um quadrado, desde que se lembrem das relações:


- Mas que essas fórmulas não são senão desdobramentos do teorema de Pitágoras.

Raio X
Descreva a situação problema:
“Num triângulo equilátero, cuja altura h mede 2√3 metros. Calcule a medida do lado deste triângulo.”
Se preciso for, mande a imagem.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_15GEO06

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas