Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos, e dê uma pequena explicação sobre a ideia de uma letra qualquer representando um valor que é variável, ou seja, o que é uma expressão algébrica e qual o valor numérico da expressão, dependendo do valor que a variável assume.
Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias em dupla para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Quanto aos questionamentos, o raciocínio de Marcos está parcialmente correto, já que o conceito de valor numérico da expressão algébrica está perfeitamente descrito em seu raciocínio. No entanto, ao concluir que o valor da bola terá que ser o maior possível, ele despreza o fato do denominador da expressão algébrica se tornar zero para a bola de valor 10.
Assim, a bola que o torna vencedor é a de número 9, para a qual, o valor numérico da expressão é 285.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica por meio da situação-problema proposta.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias em dupla para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Quanto aos questionamentos, o raciocínio de Marcos está parcialmente correto, já que o conceito de valor numérico da expressão algébrica está perfeitamente descrito em seu raciocínio. No entanto, ao concluir que o valor da bola terá que ser o maior possível, ele despreza o fato do denominador da expressão algébrica se tornar zero para a bola de valor 10.
Assim, a bola que o torna vencedor é a de número 9, para a qual, o valor numérico da expressão é 285.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica por meio da situação-problema proposta.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Acompanhe com os alunos as falas das personagens envolvidas na situação-problema. Não é objetivo principal desta aula discutir os pormenores das condições de existência do valor numérico da expressão algébrica. Sabemos que durante sua preparação futura em Matemática, o aluno terá contato novamente com este conceito, aplicado nas mais diferentes ferramentas, como em equações, inequações e funções, sendo este um dos grandes pilares do pensamento lógico matemático. Para este caso, como a expressão algébrica apresenta o denominador com a variável, não é possível que este denominador seja zero.
Propósito: Perceber a condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica, apresentados através de uma situação-problema.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Acompanhe com os alunos as falas das personagens envolvidas na situação-problema. Não é objetivo principal desta aula discutir os pormenores das condições de existência do valor numérico da expressão algébrica. Sabemos que durante sua preparação futura em Matemática, o aluno terá contato novamente com este conceito, aplicado nas mais diferentes ferramentas, como em equações, inequações e funções, sendo este um dos grandes pilares do pensamento lógico matemático. Para este caso, como a expressão algébrica apresenta o denominador com a variável, não é possível que este denominador seja zero.
Propósito: Perceber a condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica, apresentados através de uma situação-problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes da importância da organização do raciocínio para a boa aplicação da matemática.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam a expressão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem sozinhos.
Propósito: Verificar que a expressão algébrica não possui valor numérico para os valores dados à variável. Observar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.
Materiais Complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar