11114
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Olha a água mineral

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Determinar o peso de uma pilha de caixas de água.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_19GRMO07

Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, caixinha de leite

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp

Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume
Inmetro: https://www.youtube.com/watch?v=3ojA2MKMoGA

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Atividade Principal (adaptada)

Professor, você pode fazer uma sala de aula invertida. Nessa aula é importante que os alunos tenham conhecimentos sobre as unidades e transformações de medidas. Envie o link pelo WhatsApp do vídeo: "Por que 1000 cm³ = 1 litro e 1 litro = 1kg?": https://www.youtube.com/watch?v=BfhlPkRVSLM

Oriente os alunos para que possam realizar a atividade autonomamente. Encaminhe a atividade principal (slides 4 a 7) para os alunos realizarem, solicitando que eles deem um retorno da atividade. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Se achar necessário, grave um áudio orientativo das etapas que o aluno irá vivenciar. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Se sua aula for assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando, e peça que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem em seus cadernos como repertório de soluções.

Discussão das soluções

Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Observe as informações nas discussões das soluções desse plano de aula (slides). Faça o “Discuta com a turma”. Ele orienta seu olhar sobre o foco das boas perguntas. Escolha o que você vai discutir de forma síncrona e que pode servir de referência para seu feedback à turma. Considere, sobretudo, as respostas dos alunos para observar erros e estratégias adotadas e, assim, poder reorientar o estudo e dar dica para a realização de novas atividades (Raio X e atividades complementares).

Se sua aula for assíncrona, envie as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp.

Raio X

Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Que tal convidar um familiar para assistir ao vídeo com você? Seria legal saber porque 1kg é igual a 1 litro não é mesmo? Fica a dica!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_19GRM07

(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas