11114
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Olha a água mineral

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Determinar o peso de uma pilha de caixas de água.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet  

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Determinar o peso de uma pilha de caixas de água.




Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar a quantidade de viagens que um carrinho de compras deve fazer, no mínimo, para transportar caixas, de uma pilha.

Solução disponível AQUI.

Atividade para impressão disponível AQUI.

Propósito: Observar que alguns resultados só podem ser dados através do conjunto dos naturais, não aceitando valores não-inteiros.

Discuta:

  • É possível realizar 2,3 viagens de carrinho?
  • O número decimal representa uma resposta válida neste caso?

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Apresente aos alunos informação sobre consumo de água mineral no Brasil, clicando aqui.

  • Comente sobre a capacidade dos carrinhos de supermercado, alguns com capacidade de 90kg, outros de 120kg, 180 e 200kg, dependendo do material e do tamanho do carrinho.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Auxiliar os alunos no cálculo do volume do paralelepípedo;

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta com a Turma:

  • Algumas unidades de medida são bastante usuais, porém outras, como o dm (decímetro) são pouco utilizadas qual seria o motivo?
  • Voc? já viram alguma informação de medida com decímetro ou decâmetro?
  • Quantos centímetros equivale 1 decímetro?

Propósito: Discutir o uso de unidades pouco usuais e sua equivalência.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Ajude seus alunos a relembrarem que a relação entre o volume da água e seu peso é de 1 litro equivale a 1 kg ou 1dm³ equivale a 1kg.

Para melhor orientar seus alunos acesse o site clicando aqui..

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta com a Turma:

  • Considerando a relação de 1 litro equivale a 1kg, qual a relação entre as unidades de volume, no caso da água, e os respectivos pesos?
  • Quanto pesa 1cm³ de água?
  • E 1m³?

Propósito: Conhecer a relação entre peso e capacidade da água.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Ajude seus alunos a relembrarem que a relação entre o volume da água e seu peso é de 1 litro equivale a 1 kg ou 1dm³ equivale a 1kg.

Para melhor orientar seus alunos acesse o site clicando aqui..

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta com a Turma:

  • Considerando a relação de 1 litro equivale a 1kg, qual a relação entre as unidades de volume, no caso da água, e os respectivos pesos?
  • Quanto pesa 1cm³ de água?
  • E 1m³?

Propósito: Conhecer a relação entre peso e capacidade da água.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos para que apresentem os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre 1dm³ de água e 1 kg?
  • É possível nas respostas um número decimal para representar o número de viagens realizadas?

Propósito: Discutir a relação de 1dm³ = 1litro (água) = 1kg

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre 1dm³ de água e 1 kg?
  • É possível nas respostas um número decimal para representar o número de viagens realizadas?

Propósito: Discutir a relação de 1dm³ = 1litro (água) = 1kg

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Reconhecer o cálculo de volume com medidas pouco usuais.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume interno e externo do porta lápis.
  • Através do cálculo entre as diferenças dos volumes, será possível determinar o volume do porta lápis acabado.
  • Utilizando a densidade da madeira, apresentada no exercício, os alunos poderão determinar o peso do porta lápis.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume e a relação peso x volume.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o m³ e o cm³, apresentados no exercício?

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Material Complementar Textos de Apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet  

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Determinar o peso de uma pilha de caixas de água.




Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar a quantidade de viagens que um carrinho de compras deve fazer, no mínimo, para transportar caixas, de uma pilha.

Solução disponível AQUI.

Atividade para impressão disponível AQUI.

Propósito: Observar que alguns resultados só podem ser dados através do conjunto dos naturais, não aceitando valores não-inteiros.

Discuta:

  • É possível realizar 2,3 viagens de carrinho?
  • O número decimal representa uma resposta válida neste caso?

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Apresente aos alunos informação sobre consumo de água mineral no Brasil, clicando aqui.

  • Comente sobre a capacidade dos carrinhos de supermercado, alguns com capacidade de 90kg, outros de 120kg, 180 e 200kg, dependendo do material e do tamanho do carrinho.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Auxiliar os alunos no cálculo do volume do paralelepípedo;

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta com a Turma:

  • Algumas unidades de medida são bastante usuais, porém outras, como o dm (decímetro) são pouco utilizadas qual seria o motivo?
  • Voc? já viram alguma informação de medida com decímetro ou decâmetro?
  • Quantos centímetros equivale 1 decímetro?

Propósito: Discutir o uso de unidades pouco usuais e sua equivalência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Ajude seus alunos a relembrarem que a relação entre o volume da água e seu peso é de 1 litro equivale a 1 kg ou 1dm³ equivale a 1kg.

Para melhor orientar seus alunos acesse o site clicando aqui..

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta com a Turma:

  • Considerando a relação de 1 litro equivale a 1kg, qual a relação entre as unidades de volume, no caso da água, e os respectivos pesos?
  • Quanto pesa 1cm³ de água?
  • E 1m³?

Propósito: Conhecer a relação entre peso e capacidade da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Ajude seus alunos a relembrarem que a relação entre o volume da água e seu peso é de 1 litro equivale a 1 kg ou 1dm³ equivale a 1kg.

Para melhor orientar seus alunos acesse o site clicando aqui..

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta com a Turma:

  • Considerando a relação de 1 litro equivale a 1kg, qual a relação entre as unidades de volume, no caso da água, e os respectivos pesos?
  • Quanto pesa 1cm³ de água?
  • E 1m³?

Propósito: Conhecer a relação entre peso e capacidade da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos para que apresentem os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre 1dm³ de água e 1 kg?
  • É possível nas respostas um número decimal para representar o número de viagens realizadas?

Propósito: Discutir a relação de 1dm³ = 1litro (água) = 1kg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre 1dm³ de água e 1 kg?
  • É possível nas respostas um número decimal para representar o número de viagens realizadas?

Propósito: Discutir a relação de 1dm³ = 1litro (água) = 1kg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Reconhecer o cálculo de volume com medidas pouco usuais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume interno e externo do porta lápis.
  • Através do cálculo entre as diferenças dos volumes, será possível determinar o volume do porta lápis acabado.
  • Utilizando a densidade da madeira, apresentada no exercício, os alunos poderão determinar o peso do porta lápis.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume e a relação peso x volume.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o m³ e o cm³, apresentados no exercício?

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Material Complementar Textos de Apoio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano