Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema e criar uma pergunta para um problema.
Objetivos específicos
- Identificar os dados essenciais de uma situação.
- Compreender o que são situações problemas não numéricos.
- Resolver problemas não numéricos explorando os processos matemáticos e estratégias pessoais.
- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.
Conceito-chave
Situações, problemas, resolução, estratégias pessoais.
Recursos necessários
- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).
- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.
Código: MAT2_25RDP03
(EF02MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
Com o plano de aula sobre processos matemáticos, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes