11112
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Reformando a piscina

Plano de aula de Matemática com atividades para o 6º ano do Fundamental sobre medidas volume e capacidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

Sugestão de adaptaçãoSugestão de adaptaçãopara ensino remoto

Código do plano

MAT6_19GRMO03

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Google sala de Aula
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume

Volume de um prisma retangular: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/volume-of-a-rectangular-prism-or-box-examples

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Aquecimento

Você pode fazer uma sala de aula invertida. Envie com antecedência o link do vídeo e o roteiro de perguntas para seus alunos (whatsApp), sugerindo a visualização do vídeo “Sistema métrico: unidades de medidas” disponível no Khan Academy. Após a visualização do vídeo peça que respondam as questões e registrem no seu caderno de estudos.Qual a relação de 1litro com a caixa de 10cm?Qual a relação do litro com mL?E a relação do mL com cm?Você saberia responder se 1000cm3 equivale a 1L? 

Atividade Principal (adaptada)

Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Compartilhe os slides de 5 a 7. Você pode tirar uma foto e disponibilizar a imagem no grupo de whatsapp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ela. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.Sugerimos que envie um áudio e/ou vídeo orientativo. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos antes do encontro combinado. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), deixe que os alunos compartilhem seus desenhos.Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo whatasApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Discussão das soluções

Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Solicite aos alunos que apresentem suas soluções sobre cada um dos itens. Pergunte: cm³ se relaciona diretamente com ml? e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?  Use a Sistematização e o encerramento para fazer o “fechamento” da sua aula. Caso sua aula seja síncrona, você pode explorar esse momento solicitando aos alunos que acionem os microfones e expliquem como chegaram às soluções. Caso contrário, peça que enviem as explicações por mensagens de áudio pelo whatsapp. Outra possibilidade é os alunos fotografarem seus registros para compartilhar no grupo de whatsapp. 

Raio X

Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_19GRM03

(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas