11110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Vejo ângulos em muitos lugares

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre ângulos, cotidiano, tipos de ângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_18GEO_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, FlipGrid.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Verificar se os alunos possuem um compasso para que as perguntas e encaminhamentos feitos nessa etapa sejam possíveis. O professor pode propor também que os alunos representem isso usando o Jamboard. Caso não possuam o compasso e o recurso digital, manter a outra parte do slide como proposta de atividade para esta etapa, inserindo as questões presentes nas orientações ao professor, que podem ser respondidas virtualmente ou por escrito.

Atividade principal
Unir essa etapa à seguinte (Discussão das soluções). Transpor as atividades direcionadas à cadeira para que sejam feitas usando uma porta e o ângulo de abertura formado com a parede em que ela está fixada.
O aluno pode fazer o registro dessa abertura em diferentes ângulos e socializar com a turma usando o FlipGrid. Caso não tenham acesso a recursos digitais, o professor pode pedir que os alunos desenhem as situações com os ângulos.

Discussão das soluções
Ver etapa anterior.

Sistematização
Não há.

Encerramento
O professor pode pedir aos alunos mais exemplos de objetos que possam sofrer processos de inclinação e serem estudados os seus ângulos. Esse registro pode ser feito ainda usando o FlipGrid ou por escrito.

Raio X
O aluno pode usar as ideias elencadas na etapa anterior (Encerramento) ou incluir novos exemplos. Pedir também que façam as atividades complementares.

Convite às famílias
Convidar a família a participar na busca pelos objetos solicitados nas etapas da Atividade Principal e de Encerramento.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_18GEO03

(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas