Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o objetivo da aula para seus alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie fazendo as duas perguntas, as do slide e em seguida as do discuta com a turma. Escreva no quadro as palavras “Paralelas” e “Perpendiculares” e peça que os alunos conceituem estas palavras a partir do que eles já aprenderam. Depois, apresente por meio de multimídia o desenho acima, ou desenhe no quadro, para retomar os conceitos de orientação espacial.
Propósito: Relembrar os conceitos de retas paralelas e perpendiculares e de orientação espacial.
Discuta com a turma:
- O que vocês entendem por localização?
- O que é necessário saber para se orientar em um determinado local?
- E se invertêssemos e colocássemos as árvores no lugar do gato, em que posição elas ficariam com relação à casa?
- Se eu quisesse que o prédio ficasse à esquerda da casa, com quem eu deveria trocá-lo?
- E a casa, em que posição ela se encontra com relação ao gato?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Projete este slide, se lhe for disponível, ou então, imprima a atividade para os alunos. Solicite que leiam com atenção as orientações para chegar às respostas corretas. Caminhe entre eles enquanto resolvem a atividade. Faça questionamentos e as intervenções que forem necessárias.
Propósito: Deslocar-se mentalmente, seguindo as orientações, para encontrar as casas de Luísa e Pedro, reforçando os conceitos de orientação espacial e retas paralelas e perpendiculares.
Discuta com a turma:
- Se Pedro morasse na mesma rua que Luísa, porém não no mesmo quarteirão, sua casa ficaria próximo ao que?
- O quarteirão em que se encontra o prédio e o bosque fica de que lado da rua das árvores?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Agora é o momento para verificar as estratégias que os alunos utilizaram para chegar ao resultado. Deixe que exponham seus pensamentos e discuta com eles as possíveis dificuldades encontradas, reforçando conceitos e levando-os a compreender os conceitos de orientação espacial.
Propósito: Discutir as estratégias e dificuldades, encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma forma de se chegar a resposta correta?
- Como vocês fizeram para encontrar a rua perpendicular à casa de Luísa?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome com seus alunos, os principais conceitos aprendidos nesta aula.
Propósito: Revisar os conceitos aprendidos.
Discuta com a turma:
- Além dos conceitos de lateralidade, o que você acha importante saber para se localizar?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue esta atividade. Deixe que os alunos resolvam sozinhos. Caminhe entre eles e observe como estão fazendo, se houve a compreensão dos conceitos. Se achar necessário, após a atividade explore com o alunos a atividade e faça uma correção coletiva, tirando as dúvidas.
Discuta com a turma:
Qual das amigas de Joice mora mais próximo a ela?
- Se Joice saísse de sua casa e andasse 2 quadras à esquerda, e subisse uma quadra, em qual casa pararia?
- À quantas quadras da casa de Joice mora Perla?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar