Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Discuta com a turma quais as semelhanças e diferenças entre as características dos sólidos apresentados.
Propósito: Retomar diferenças e semelhanças existentes entre poliedros e corpos redondos.
Discuta com a turma:
Quais as características comuns dos poliedros? (Eles possuem os elementos faces, vértices e arestas)
Quais as características comuns entre os não poliedros? (Eles possuem pelo menos uma superfície curva ou arredondada)
Em relação às faces dos poliedros, o que é possível observar? (É possível observar que os poliedros são formados por faces poligonais)
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Para realização da atividade, separe previamente os moldes que deverão ser montados.
Apresente aos alunos as planificações e solicite que identifiquem qual planificação se relaciona com que sólido, eles ainda terão que elaborar critérios de escolha, listando o que consideraram. Após socialização com o grupo, entregue aos alunos as planificações em folhas A4 para que eles recortem e montem cada sólido, evidenciando assim as hipóteses que foram levantadas. Na sequência, requisite a identificação de cada forma junto da quantidade de faces, vértices e arestas que as compõem.
Propósito: Construir sólidos geométricos a partir de planificações, reconhecendo os elementos que os compõem.
Discuta com a turma:
- Quais formas aparecem nas planificações de cada sólido? (Planificação do cone: Setor circular e círculo; Planificação do prisma de base triangular: Dois triângulos e três retângulos; Planificação do paralelepípedo: Quatro retângulos e dois quadrados; Planificação da pirâmide de base quadrada: Quatro triângulos e um quadrado; Planificação do cilindro: Dois círculos e um retângulo).
- Como identificamos as arestas? (são as linhas resultantes do encontro de duas faces).
- Como identificamos a quantidade de vértices? (corresponde aos pontos de encontro de segmentos laterais).
Atividade complementar para impressão
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Para realização da atividade, separe previamente os moldes que deverão ser montados.
Apresente aos alunos as planificações e solicite que identifiquem qual planificação se relaciona com qual sólido, eles ainda terão que elaborar critérios de escolha, listando o que consideraram. Após socialização com o grupo, entregue aos alunos as planificações em folhas A4 para que eles recortem e montem cada sólido, evidenciando assim as hipóteses que foram levantadas. Na sequência, requisite a identificação de cada forma junto da quantidade de faces, vértices e arestas que as compõem.
Propósito: Construir sólidos geométricos a partir de planificações, reconhecendo os elementos que os compõem.
Discuta com a turma:
- Quais formas aparecem nas planificações de cada sólido? (Planificação do cone: Setor circular e círculo; Planificação do prisma de base triangular: Dois triângulos e três retângulos; Planificação do paralelepípedo: Quatro retângulos e dois quadrados; Planificação da pirâmide de base quadrada: Quatro triângulos e um quadrado; Planificação do cilindro: Dois círculos e um retângulo).
- Como identificamos as arestas? (são as linhas resultantes do encontro de duas faces).
- Como identificamos a quantidade de vértices? (corresponde aos pontos de encontro de segmentos laterais).
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Nesse momento, é muito importante que o professor deixe os alunos recortarem e montarem sozinhos cada caixinha, evidenciando se houve alguma relação com as hipóteses que foram levantadas anteriormente.
A ideia é que eles analisem se a figura, agora montada, tem a mesma quantidade de faces, vértices e arestas de quando estavam planificadas e se as formas presentes nas planificações continuaram a aparecer, mesmo após a sua montagem. Solicite que expliquem as mudanças observadas e socialize com a turma para verificar se mais pessoas chegaram à mesma conclusão.
Propósito: Desenvolver a concepção de faces, vértices e arestas por meio da análise da construção de sólidos geométricos.
Discuta com a turma:
- É possível determinar a quantidade de faces, vértices e arestas de todas as caixas montadas? (Não, pois as que possuem a forma de cone e cilindro (corpos redondos) não possuem os mesmos elementos que as caixas em forma de pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular e paralelepípedo (poliedros).
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Nesse momento, é muito importante que o professor deixe os alunos recortarem e montarem sozinhos cada caixinha, evidenciando se houve alguma relação com as hipóteses que foram levantadas anteriormente.
A ideia é que eles analisem se a figura, agora montada, tem a mesma quantidade de faces, vértices e arestas de quando estavam planificadas e se as formas presentes nas planificações continuaram a aparecer, mesmo após a sua montagem. Solicite que expliquem as mudanças observadas e socialize com a turma para verificar se mais pessoas chegaram à mesma conclusão.
Propósito: Desenvolver a concepção de faces, vértices e arestas por meio da análise da construção de sólidos geométricos.
Discuta com a turma:
- É possível determinar a quantidade de faces, vértices e arestas de todas as caixas montadas? (Não, pois as que possuem a forma de cone e cilindro (corpos redondos) não possuem os mesmos elementos que as caixas em forma de pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular e paralelepípedo (poliedros).
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.
Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje na aula?
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.
Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje na aula?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos elaborem seus próprios critérios de escolha. Nessa atividade, eles também poderão usar as planificações apresentadas para montar o sólido e assim efetuar a sua quantidade de faces, vértices e arestas.
Propósito: Identificar e corrigir planificações erradas, identificando sólidos a partir de sua planificação.
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de faces que aparece em cada planificação? ( O molde I apresenta 7 faces e os demais, 6 faces cada um).
- É possível determinar se o molde correto de caixa a ser produzido é um poliedro ou um corpo redondo? ( Sim, é possível afirmar que a caixa a ser produzida é um poliedro, pois todas as suas faces são formadas por figuras poligonais).
Atividade complementar para impressão
Raio-x
Resolução do raio-x'
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar