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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Montando sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre associar planificações as figuras geométricas espaciais.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objetivos específicos

  • Associar planificações as figuras geométricas espaciais.
  • Retomar os conceitos dos elementos que compõem os sólidos geométricos.

Conceito-chave

Construção de sólidos a partir de sua planificação.

Recursos necessários

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Atividade impressa;
  • Lápis;
  • Caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Discuta com a turma quais as semelhanças e diferenças entre as características de cada sólido.

Propósito: Retomar diferenças e semelhanças existentes entre poliedros e corpos redondos e entre os próprios poliedros.

Discuta com a turma:

Quais as características comuns dos poliedros? (Eles possuem superfícies planas chamadas de faces, vértices e arestas)

Quais as características comuns entre os não poliedros? (Eles possuem pelo menos uma superfície curva ou arredondada)

Em relação às faces dos poliedros, o que é possível observar? (É possível observar que os poliedros são formados por faces poligonais)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Para realização da atividade separe previamente os moldes que deverão ser montados.

Apresente aos alunos as planificações e solicite que identifiquem qual planificação se relaciona com que sólido, eles ainda terão que elaborar critérios de escolha, listando o que consideraram. Após socialização com o grupo, entregue aos alunos as planificações em folhas A4 para que eles recortem e montem cada sólido, evidenciando assim as hipóteses que foram levantadas. Na sequência requisite a identificação de cada forma juntamente com quantidade de faces, vértices e arestas que as compõem.

Propósito: Construir sólidos geométricos a partir de planificações, reconhecendo os elementos que os compõem.

Discuta com a turma:

  • Quais formas aparecem nas planificações de cada sólido? (Planificação do cone: Setor circular e círculo; Planificação do prisma de base triangular: Dois triângulos e três retângulos; Planificação do paralelepípedo: Quatro retângulos e dois quadrados; Planificação da pirâmide de base quadrada: Quatro triângulos e um quadrado; Planificação do cilindro: Dois círculos e um retângulo).
  • Como identificamos as arestas? (Quando cada lado da figura se encontra é possível observar que elas formam um segmento de reta e são justamente esses segmentos que as compõem que nós chamamos de arestas).
  • Como identificamos a quantidade de vértices? (Quando montamos a figura, os pontos que se formam em cada encontro de arestas, chamamos de vértices e assim podemos efetuar sua contagem).

Atividade complementar para impressão

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Para realização da atividade separe previamente os moldes que deverão ser montados.

Apresente aos alunos as planificações e solicite que identifiquem qual planificação se relaciona com que sólido, eles ainda terão que elaborar critérios de escolha, listando o que consideraram. Após socialização com o grupo, entregue aos alunos as planificações em folhas A4 para que eles recortem e montem cada sólido, evidenciando assim as hipóteses que foram levantadas. Na sequência requisite a identificação de cada forma juntamente com quantidade de faces, vértices e arestas que as compõem.

Propósito: Construir sólidos geométricos a partir de planificações, reconhecendo os elementos que os compõem.

Discuta com a turma:

  • Quais formas aparecem nas planificações de cada sólido? (Planificação do cone: Setor circular e círculo; Planificação do prisma de base triangular: Dois triângulos e três retângulos; Planificação do paralelepípedo: Quatro retângulos e dois quadrados; Planificação da pirâmide de base quadrada: Quatro triângulos e um quadrado; Planificação do cilindro: Dois círculos e um retângulo).
  • Como identificamos as arestas? (Quando cada lado da figura se encontra é possível observar que elas formam um segmento de reta e são justamente esses segmentos que as compõem que nós chamamos de arestas).
  • Como identificamos a quantidade de vértices? (Quando montamos a figura, os pontos que se formam em cada encontro de arestas, chamamos de vértices e assim podemos efetuar sua contagem).

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Nesse momento é muito importante que o professor deixe os alunos recortarem e montarem sozinhos cada caixinha, evidenciando se houve alguma relação com as hipótese que foram levantadas anteriormente.

A ideia é que eles analisem se a figura agora montada tem a mesma quantidade de faces, vértices e arestas de quando estavam planificadas e se as formas presentes nas planificações continuaram a aparecer mesmo após a sua montagem. Solicite que expliquem as mudanças observadas e socialize com a turma para verificar se mais pessoas chegaram à mesma conclusão.

Propósito: Desenvolver a concepção de faces, vértices e arestas através da análise da construção de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar a quantidade de faces, vértices e arestas de todos as caixas montadas? (Não, pois as que possuem a forma de cone e cilindro (Corpos redondos) não possuem os mesmos elementos que as caixas em forma de pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular e paralelepípedo (Poliedros). Os corpos redondos são formados por base e superfície, enquanto os poliedros são formados por faces, vértices e arestas).

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Nesse momento é muito importante que o professor deixe os alunos recortarem e montarem sozinhos cada caixinha, evidenciando se houve alguma relação com as hipótese que foram levantadas anteriormente.

A ideia é que eles analisem se a figura agora montada tem a mesma quantidade de faces, vértices e arestas de quando estavam planificadas e se as formas presentes nas planificações continuaram a aparecer mesmo após a sua montagem. Solicite que expliquem as mudanças observadas e socialize com a turma para verificar se mais pessoas chegaram à mesma conclusão.

Propósito: Desenvolver a concepção de faces, vértices e arestas através da análise da construção de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar a quantidade de faces, vértices e arestas de todos as caixas montadas? (Não, pois as que possuem a forma de cone e cilindro (Corpos redondos) não possuem os mesmos elementos que as caixas em forma de pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular e paralelepípedo (Poliedros). Os corpos redondos são formados por base e superfície, enquanto os poliedros são formados por faces, vértices e arestas).

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Deixe que os alunos elaborem seus próprios critérios de escolha. Nessa atividade eles também poderão usar as planificações apresentadas para montar o sólido e assim efetuar a sua quantidade de faces, vértices e arestas.

Propósito: Identificar e corrigir planificações erradas, identificando sólidos a partir de sua planificação.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de faces aparece em cada planificação? ( O molde I apresenta 7 faces e os demais, 6 faces cada um).
  • É possível determinar se o molde correto de caixa a ser produzido é um poliedro ou um corpo redondo? ( Sim, é possível afirmar que a caixa a ser produzida é um poliedro, pois todas as suas faces são formadas por figuras poligonais).

Raio x

Resolução do raio x'

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objetivos específicos

  • Associar planificações as figuras geométricas espaciais.
  • Retomar os conceitos dos elementos que compõem os sólidos geométricos.

Conceito-chave

Construção de sólidos a partir de sua planificação.

Recursos necessários

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Atividade impressa;
  • Lápis;
  • Caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Discuta com a turma quais as semelhanças e diferenças entre as características de cada sólido.

Propósito: Retomar diferenças e semelhanças existentes entre poliedros e corpos redondos e entre os próprios poliedros.

Discuta com a turma:

Quais as características comuns dos poliedros? (Eles possuem superfícies planas chamadas de faces, vértices e arestas)

Quais as características comuns entre os não poliedros? (Eles possuem pelo menos uma superfície curva ou arredondada)

Em relação às faces dos poliedros, o que é possível observar? (É possível observar que os poliedros são formados por faces poligonais)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Para realização da atividade separe previamente os moldes que deverão ser montados.

Apresente aos alunos as planificações e solicite que identifiquem qual planificação se relaciona com que sólido, eles ainda terão que elaborar critérios de escolha, listando o que consideraram. Após socialização com o grupo, entregue aos alunos as planificações em folhas A4 para que eles recortem e montem cada sólido, evidenciando assim as hipóteses que foram levantadas. Na sequência requisite a identificação de cada forma juntamente com quantidade de faces, vértices e arestas que as compõem.

Propósito: Construir sólidos geométricos a partir de planificações, reconhecendo os elementos que os compõem.

Discuta com a turma:

  • Quais formas aparecem nas planificações de cada sólido? (Planificação do cone: Setor circular e círculo; Planificação do prisma de base triangular: Dois triângulos e três retângulos; Planificação do paralelepípedo: Quatro retângulos e dois quadrados; Planificação da pirâmide de base quadrada: Quatro triângulos e um quadrado; Planificação do cilindro: Dois círculos e um retângulo).
  • Como identificamos as arestas? (Quando cada lado da figura se encontra é possível observar que elas formam um segmento de reta e são justamente esses segmentos que as compõem que nós chamamos de arestas).
  • Como identificamos a quantidade de vértices? (Quando montamos a figura, os pontos que se formam em cada encontro de arestas, chamamos de vértices e assim podemos efetuar sua contagem).

Atividade complementar para impressão

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Para realização da atividade separe previamente os moldes que deverão ser montados.

Apresente aos alunos as planificações e solicite que identifiquem qual planificação se relaciona com que sólido, eles ainda terão que elaborar critérios de escolha, listando o que consideraram. Após socialização com o grupo, entregue aos alunos as planificações em folhas A4 para que eles recortem e montem cada sólido, evidenciando assim as hipóteses que foram levantadas. Na sequência requisite a identificação de cada forma juntamente com quantidade de faces, vértices e arestas que as compõem.

Propósito: Construir sólidos geométricos a partir de planificações, reconhecendo os elementos que os compõem.

Discuta com a turma:

  • Quais formas aparecem nas planificações de cada sólido? (Planificação do cone: Setor circular e círculo; Planificação do prisma de base triangular: Dois triângulos e três retângulos; Planificação do paralelepípedo: Quatro retângulos e dois quadrados; Planificação da pirâmide de base quadrada: Quatro triângulos e um quadrado; Planificação do cilindro: Dois círculos e um retângulo).
  • Como identificamos as arestas? (Quando cada lado da figura se encontra é possível observar que elas formam um segmento de reta e são justamente esses segmentos que as compõem que nós chamamos de arestas).
  • Como identificamos a quantidade de vértices? (Quando montamos a figura, os pontos que se formam em cada encontro de arestas, chamamos de vértices e assim podemos efetuar sua contagem).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Nesse momento é muito importante que o professor deixe os alunos recortarem e montarem sozinhos cada caixinha, evidenciando se houve alguma relação com as hipótese que foram levantadas anteriormente.

A ideia é que eles analisem se a figura agora montada tem a mesma quantidade de faces, vértices e arestas de quando estavam planificadas e se as formas presentes nas planificações continuaram a aparecer mesmo após a sua montagem. Solicite que expliquem as mudanças observadas e socialize com a turma para verificar se mais pessoas chegaram à mesma conclusão.

Propósito: Desenvolver a concepção de faces, vértices e arestas através da análise da construção de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar a quantidade de faces, vértices e arestas de todos as caixas montadas? (Não, pois as que possuem a forma de cone e cilindro (Corpos redondos) não possuem os mesmos elementos que as caixas em forma de pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular e paralelepípedo (Poliedros). Os corpos redondos são formados por base e superfície, enquanto os poliedros são formados por faces, vértices e arestas).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Nesse momento é muito importante que o professor deixe os alunos recortarem e montarem sozinhos cada caixinha, evidenciando se houve alguma relação com as hipótese que foram levantadas anteriormente.

A ideia é que eles analisem se a figura agora montada tem a mesma quantidade de faces, vértices e arestas de quando estavam planificadas e se as formas presentes nas planificações continuaram a aparecer mesmo após a sua montagem. Solicite que expliquem as mudanças observadas e socialize com a turma para verificar se mais pessoas chegaram à mesma conclusão.

Propósito: Desenvolver a concepção de faces, vértices e arestas através da análise da construção de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar a quantidade de faces, vértices e arestas de todos as caixas montadas? (Não, pois as que possuem a forma de cone e cilindro (Corpos redondos) não possuem os mesmos elementos que as caixas em forma de pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular e paralelepípedo (Poliedros). Os corpos redondos são formados por base e superfície, enquanto os poliedros são formados por faces, vértices e arestas).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Deixe que os alunos elaborem seus próprios critérios de escolha. Nessa atividade eles também poderão usar as planificações apresentadas para montar o sólido e assim efetuar a sua quantidade de faces, vértices e arestas.

Propósito: Identificar e corrigir planificações erradas, identificando sólidos a partir de sua planificação.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de faces aparece em cada planificação? ( O molde I apresenta 7 faces e os demais, 6 faces cada um).
  • É possível determinar se o molde correto de caixa a ser produzido é um poliedro ou um corpo redondo? ( Sim, é possível afirmar que a caixa a ser produzida é um poliedro, pois todas as suas faces são formadas por figuras poligonais).

Raio x

Resolução do raio x'

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

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