Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Compreender o que são ângulos complementares e suplementares.
Identificar ângulos complementares e suplementares..
Conceito-chave
Ângulos complementares e ângulos suplementares.
Recursos necessários
Código: MAT6_20GRM04
(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
(EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 06
AULA 07
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes