11102
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ângulos complementares e suplementares

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre compreender o que são ângulos complementares e suplementares.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natãna Lima Santos,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.




Objetivos específicos
Compreender o que são ângulos complementares e suplementares.
Identificar ângulos complementares e suplementares..




Conceito-chave

Ângulos complementares e ângulos suplementares.




Recursos necessários

  • Folha em branco;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Transferidores.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos sigam as instruções do slide e respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno. Depois ler as definições de ângulo complementar e ângulo suplementar com os alunos.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e suas as classificações.

Discuta com a turma:

O que é um ângulo?

Como podemos medir um ângulo?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos sigam as instruções do slide e respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno. Depois ler as definições de ângulo complementar e ângulo suplementar com os alunos.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e as classificações de ângulo reto e ângulo raso e definir ângulos complementares e ângulos suplementares.

Discuta com a turma:

Ângulos agudos podem ser complementares?

(Sim, pois sendo agudos podem ter a soma de suas medidas de 90º)

E ângulos agudos também podem ser suplementares?

(Não, pois a soma máxima de dois ângulos agudos é de 89º + 89º = 178º, assim a soma de dois agudos não pode chegar a 180º.)

Pode-se ter dois ângulos obtusos que são suplementares?

(Não, pois a menor soma possível entre ângulos obtusos é 91º + 91º = 182º, que ultrapassa 180º, assim não podendo esses ângulos serem suplementares.)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Compreender o que são ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos complementares e suplementares.

Discuta com a turma:

O que são ângulos complementares?

O que são ângulos suplementares?

Existem ângulos complementares ou suplementares em algum dos projetos?

Materiais Complementares:

Texto: Ângulos complementares e suplementares. Fala sobre ângulo complementares e ângulos suplementares. Escrito por Luiz Paulo Moreira Silva. Disponível aqui . Acesso em: 12 de dezembro de 2017, às 13h.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Compreender o que são ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos complementares e suplementares.

Discuta com a turma:

O que são ângulos complementares?

O que são ângulos suplementares?

Existem ângulos complementares ou suplementares em algum dos projetos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.

Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.

Atividade de raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem compreender e identificar ângulos complementares e suplementares.

Materiais Complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.




Objetivos específicos
Compreender o que são ângulos complementares e suplementares.
Identificar ângulos complementares e suplementares..




Conceito-chave

Ângulos complementares e ângulos suplementares.




Recursos necessários

  • Folha em branco;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Transferidores.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos sigam as instruções do slide e respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno. Depois ler as definições de ângulo complementar e ângulo suplementar com os alunos.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e suas as classificações.

Discuta com a turma:

O que é um ângulo?

Como podemos medir um ângulo?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos sigam as instruções do slide e respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno. Depois ler as definições de ângulo complementar e ângulo suplementar com os alunos.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e as classificações de ângulo reto e ângulo raso e definir ângulos complementares e ângulos suplementares.

Discuta com a turma:

Ângulos agudos podem ser complementares?

(Sim, pois sendo agudos podem ter a soma de suas medidas de 90º)

E ângulos agudos também podem ser suplementares?

(Não, pois a soma máxima de dois ângulos agudos é de 89º + 89º = 178º, assim a soma de dois agudos não pode chegar a 180º.)

Pode-se ter dois ângulos obtusos que são suplementares?

(Não, pois a menor soma possível entre ângulos obtusos é 91º + 91º = 182º, que ultrapassa 180º, assim não podendo esses ângulos serem suplementares.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Compreender o que são ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos complementares e suplementares.

Discuta com a turma:

O que são ângulos complementares?

O que são ângulos suplementares?

Existem ângulos complementares ou suplementares em algum dos projetos?

Materiais Complementares:

Texto: Ângulos complementares e suplementares. Fala sobre ângulo complementares e ângulos suplementares. Escrito por Luiz Paulo Moreira Silva. Disponível aqui . Acesso em: 12 de dezembro de 2017, às 13h.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Compreender o que são ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos complementares e suplementares.

Discuta com a turma:

O que são ângulos complementares?

O que são ângulos suplementares?

Existem ângulos complementares ou suplementares em algum dos projetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.

Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem compreender e identificar ângulos complementares e suplementares.

Materiais Complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano