Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Compreender o que são ângulos complementares e suplementares.
Identificar ângulos complementares e suplementares..
Conceito-chave
Ângulos complementares e ângulos suplementares.
Recursos necessários
- Folha em branco;
- Atividades impressas em folhas;
- Transferidores.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos sigam as instruções do slide e respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno. Depois ler as definições de ângulo complementar e ângulo suplementar com os alunos.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e suas as classificações.
Discuta com a turma:
O que é um ângulo?
Como podemos medir um ângulo?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos sigam as instruções do slide e respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno. Depois ler as definições de ângulo complementar e ângulo suplementar com os alunos.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e as classificações de ângulo reto e ângulo raso e definir ângulos complementares e ângulos suplementares.
Discuta com a turma:
Ângulos agudos podem ser complementares?
(Sim, pois sendo agudos podem ter a soma de suas medidas de 90º)
E ângulos agudos também podem ser suplementares?
(Não, pois a soma máxima de dois ângulos agudos é de 89º + 89º = 178º, assim a soma de dois agudos não pode chegar a 180º.)
Pode-se ter dois ângulos obtusos que são suplementares?
(Não, pois a menor soma possível entre ângulos obtusos é 91º + 91º = 182º, que ultrapassa 180º, assim não podendo esses ângulos serem suplementares.)
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.
Propósito: Compreender o que são ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos complementares e suplementares.
Discuta com a turma:
O que são ângulos complementares?
O que são ângulos suplementares?
Existem ângulos complementares ou suplementares em algum dos projetos?
Materiais Complementares:
Texto: Ângulos complementares e suplementares. Fala sobre ângulo complementares e ângulos suplementares. Escrito por Luiz Paulo Moreira Silva. Disponível aqui . Acesso em: 12 de dezembro de 2017, às 13h.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.
Propósito: Compreender o que são ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos complementares e suplementares.
Discuta com a turma:
O que são ângulos complementares?
O que são ângulos suplementares?
Existem ângulos complementares ou suplementares em algum dos projetos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.
Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.
Atividade de raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem compreender e identificar ângulos complementares e suplementares.
Materiais Complementares: