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Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Conceituando porcentagem

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conceituar porcentagem.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Conceituar  porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Conceituar porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.





Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do conceito de porcentagem.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Frações equivalentes e não iguais.
  • Frações centesimais
  • Leitura dos números decimais, como: 0,1 é um décimo, 0,01 é um centésimo, 0,5 são cinco décimos, 1,0 são cem centésimos ou um inteiro, 0,2 são dois décimos, 0,25 são vinte e cinco centésimos.

Propósito: Conceituar porcentagem.

Discuta com a turma:

  • O que cada um pensa que significa porcentagem?
  • O que o nome lembra matematicamente?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a fração centesimal equivalente.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, bem como para a malha de 100x100 pode-se usar papel quadriculado.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever na cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se utilizar material concreto como material dourado.

Material Complementar:

Sugere-se a leitura do Capítulo 3 da dissertação “Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento” - acesse o link: http://bit.ly/2ByWcg2

O link http://bit.ly/2EgTxdC tem como sugestão o uso do jogo no ensino de fração.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo de escrita das frações. Caso perceba que os estudantes têm dificuldade nele, pode ser trabalhado a unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações e operações com frações; análise de equivalência de frações, comparação.

Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.

Propósito: Relembrar o conceito de fração, frações equivalentes e escrita em número decimal.

Discuta com a turma:

  • O que cada parte representa do todo?
  • Como podem ser encontradas frações equivalentes, cujo denominador é 100?
  • Qual a relação entre a fração centesimal e a escrita do número na forma decimal?

Possível solução:

Encontre a fração centesimal equivalente e escreva na forma de número decimal.

  • Um quarto = 25 centésimos = 0,25
  • Um décimo = 10 centésimos = 0, 10
  • Um meio = 50 centésimos = 0,50
  • Um inteiro = e 100 centésimos = 1,00

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal

Tempo sugerido: 15 min

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla. - 5 minutos

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas. - 5 minutos

Propósito: Conceituar porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a fração dada, em uma malha de 100x100?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Sistematize com os estudantes a generalização, discutida no painel de soluções, para o conceito de porcentagem

Propósito: Organizar o registro, sistematizando o que foi aprendido na unidade.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de sistematizar o conteúdo da unidade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes retomando o conceito de porcentagem e as possíveis equivalências.

Propósito: retomada do conceito de porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Retome as divisões equivalentes para encontrar as porcentagens dessa unidade.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, faça a correspondência entre as colunas. Aproveite para relembrar que as frações podem ser equivalentes à algumas porcentagens e que os resultados são encontrados mais rapidamente.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do conceito de porcentagem.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Frações equivalentes e não iguais.
  • Frações centesimais
  • Leitura dos números decimais, como: 0,1 é um décimo, 0,01 é um centésimo, 0,5 são cinco décimos, 1,0 são cem centésimos ou um inteiro, 0,2 são dois décimos, 0,25 são vinte e cinco centésimos.

Propósito: Conceituar porcentagem.

Discuta com a turma:

  • O que cada um pensa que significa porcentagem?
  • O que o nome lembra matematicamente?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a fração centesimal equivalente.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, bem como para a malha de 100x100 pode-se usar papel quadriculado.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever na cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se utilizar material concreto como material dourado.

Material Complementar:

Sugere-se a leitura do Capítulo 3 da dissertação “Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento” - acesse o link: http://bit.ly/2ByWcg2

O link http://bit.ly/2EgTxdC tem como sugestão o uso do jogo no ensino de fração.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Conceituar  porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Conceituar porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo de escrita das frações. Caso perceba que os estudantes têm dificuldade nele, pode ser trabalhado a unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações e operações com frações; análise de equivalência de frações, comparação.

Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.

Propósito: Relembrar o conceito de fração, frações equivalentes e escrita em número decimal.

Discuta com a turma:

  • O que cada parte representa do todo?
  • Como podem ser encontradas frações equivalentes, cujo denominador é 100?
  • Qual a relação entre a fração centesimal e a escrita do número na forma decimal?

Possível solução:

Encontre a fração centesimal equivalente e escreva na forma de número decimal.

  • Um quarto = 25 centésimos = 0,25
  • Um décimo = 10 centésimos = 0, 10
  • Um meio = 50 centésimos = 0,50
  • Um inteiro = e 100 centésimos = 1,00

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula
Atividade Principal

Tempo sugerido: 15 min

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla. - 5 minutos

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas. - 5 minutos

Propósito: Conceituar porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a fração dada, em uma malha de 100x100?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Sistematize com os estudantes a generalização, discutida no painel de soluções, para o conceito de porcentagem

Propósito: Organizar o registro, sistematizando o que foi aprendido na unidade.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de sistematizar o conteúdo da unidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes retomando o conceito de porcentagem e as possíveis equivalências.

Propósito: retomada do conceito de porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Retome as divisões equivalentes para encontrar as porcentagens dessa unidade.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, faça a correspondência entre as colunas. Aproveite para relembrar que as frações podem ser equivalentes à algumas porcentagens e que os resultados são encontrados mais rapidamente.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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