11100
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - A Maquete e os paralelepípedos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Traçar estratégias para construção de paralelepípedos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

Sugestão de adaptaçãoSugestão de adaptaçãopara ensino remoto

Código do plano

MAT6_19GRMO04

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Google sala de Aula
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume

Como calcular o volume em cubos unitários decompondo uma forma: https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/grandezas-e-medidas-7ano/como-calcular-o-volume/v/volume-in-unit-cubes-by-decomposing-shape

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal
Você pode fazer uma sala de aula invertida. Sugira que eles assistam ao vídeo “Como calcular o volume em cubos unitários decompondo uma forma” disponível no Khan Academy. Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. Você pode enviar a planificação do cubo para que, que quiser possam monta a torre de cubos em casa.  No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos antes do encontro combinado.Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo whatasApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Discussão das soluções

Avalie as respostas e dúvidas apresentadas pelos alunos para dar um feedback à turma. Use informações da Sistematização do conceito para compor seu feedback. Grave um áudio ou vídeo curto (WhatsApp) para dar um ‘fechamento’ à aula. Você pode fazer um registro escrito com as principais informações e conceitos da aula para os alunos copiarem ou imprimirem. Provavelmente você terá que retomar essa aula com as atividades do Raio x e também das atividades complementares. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Mas, não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão também dessas novas atividades. 

Raio XUse o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_19GRM04

(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas