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Plano de aula - A Maquete e os paralelepípedos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Traçar estratégias para construção de paralelepípedos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

  • Relacionar as medidas de capacidade (litro) e volume (dm³)
  • Traçar estratégias para construção de paralelepípedos.

Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão planejar a construção de dois paralelepípedos, com base quadrada, com o total de 100 blocos de 1cm³.

Propósito: Desenvolver a prática de planejamento em uma atividade de volume, com várias possíveis soluções.

Discuta: Quais as possíveis soluções para a atividade? Soluções diferentes são erradas?

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Apresentação da atividade.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares para impressão

Guia de intervenção

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

O primeiro slide da atividade é um exemplo da montagem dos prédios utilizando cubos.

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Discuta com a Turma:

  • Quais as medidas dos paralelepípedos apresentados no exemplo?

Propósito:

  • Preparar os alunos para os cálculos da atividade principal.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
  • A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.

Propósito:

  • Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
  • Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
  • A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.

Propósito:

  • Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
  • Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
  • A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.

Propósito:

  • Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
  • Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem realizar o cálculo do volume através do produtos entre as dimensões; comprimento, largura e profundidade.
  • O aluno poderá ainda converter 1 m em 10 dm, considerando relação 1 dm³ = 1 litro.
  • Para o cálculo do valor a ser pago pelo banco, devemos efetuar o produto da quantidade de água pelo valor por litro.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI..

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Interessante questionar com os alunos, que na verdade o que se considera como comprimento, largura e profundidade, é uma questão de perspectiva, sendo que o resultado não se modificará se as dimensões forem trocadas.
  • Algumas unidades de medida são pouco utilizadas nos dia-a-dia, porém elas existem, neste caso, temos o dm³ que corresponde a capacidade de 1litro.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem realizar o cálculo do volume através do produto entre as dimensões; comprimento, largura e profundidade.
  • O aluno poderá ainda converter 1 m em 10 dm, considerando relação 1 dm³ = 1 litro.
  • Para o cálculo do valor a ser pago pelo banco, devemos efetuar o produto da quantidade de água pelo valor por litro.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Interessante questionar com os alunos, que na verdade o que se considera como comprimento, largura e profundidade, é uma questão de perspectiva, sendo que o resultado não se modificará se as dimensões forem trocadas.
  • Algumas unidades de medida são pouco utilizadas nos dia-a-dia, porém elas existem, neste caso, temos o dm³ que corresponde a capacidade de 1litro.

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar'

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

  • Relacionar as medidas de capacidade (litro) e volume (dm³)
  • Traçar estratégias para construção de paralelepípedos.

Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão planejar a construção de dois paralelepípedos, com base quadrada, com o total de 100 blocos de 1cm³.

Propósito: Desenvolver a prática de planejamento em uma atividade de volume, com várias possíveis soluções.

Discuta: Quais as possíveis soluções para a atividade? Soluções diferentes são erradas?

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Apresentação da atividade.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares para impressão

Guia de intervenção

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

O primeiro slide da atividade é um exemplo da montagem dos prédios utilizando cubos.

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Discuta com a Turma:

  • Quais as medidas dos paralelepípedos apresentados no exemplo?

Propósito:

  • Preparar os alunos para os cálculos da atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
  • A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.

Propósito:

  • Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
  • Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
  • A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.

Propósito:

  • Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
  • Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:

  • 6 prédios;
  • 2 deles cúbicos;
  • 2 com no mínimo 4 blocos de altura.

Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
  • A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.

Propósito:

  • Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
  • Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem realizar o cálculo do volume através do produtos entre as dimensões; comprimento, largura e profundidade.
  • O aluno poderá ainda converter 1 m em 10 dm, considerando relação 1 dm³ = 1 litro.
  • Para o cálculo do valor a ser pago pelo banco, devemos efetuar o produto da quantidade de água pelo valor por litro.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI..

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Interessante questionar com os alunos, que na verdade o que se considera como comprimento, largura e profundidade, é uma questão de perspectiva, sendo que o resultado não se modificará se as dimensões forem trocadas.
  • Algumas unidades de medida são pouco utilizadas nos dia-a-dia, porém elas existem, neste caso, temos o dm³ que corresponde a capacidade de 1litro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem realizar o cálculo do volume através do produto entre as dimensões; comprimento, largura e profundidade.
  • O aluno poderá ainda converter 1 m em 10 dm, considerando relação 1 dm³ = 1 litro.
  • Para o cálculo do valor a ser pago pelo banco, devemos efetuar o produto da quantidade de água pelo valor por litro.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Interessante questionar com os alunos, que na verdade o que se considera como comprimento, largura e profundidade, é uma questão de perspectiva, sendo que o resultado não se modificará se as dimensões forem trocadas.
  • Algumas unidades de medida são pouco utilizadas nos dia-a-dia, porém elas existem, neste caso, temos o dm³ que corresponde a capacidade de 1litro.

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do raio x

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Resolução do atividade complementar'

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