Objetivos
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Relacionar as medidas de capacidade (litro) e volume (dm³)
- Traçar estratégias para construção de paralelepípedos.
Conceito-chave
Medidas de volume e capacidade.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão planejar a construção de dois paralelepípedos, com base quadrada, com o total de 100 blocos de 1cm³.
Propósito: Desenvolver a prática de planejamento em uma atividade de volume, com várias possíveis soluções.
Discuta: Quais as possíveis soluções para a atividade? Soluções diferentes são erradas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- Apresentação da atividade.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Materiais complementares para impressão
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
O primeiro slide da atividade é um exemplo da montagem dos prédios utilizando cubos.
Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:
- 6 prédios;
- 2 deles cúbicos;
- 2 com no mínimo 4 blocos de altura.
Discuta com a Turma:
- Quais as medidas dos paralelepípedos apresentados no exemplo?
Propósito:
- Preparar os alunos para os cálculos da atividade principal.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:
- 6 prédios;
- 2 deles cúbicos;
- 2 com no mínimo 4 blocos de altura.
Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.
Discuta com a Turma:
- Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
- A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.
Propósito:
- Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
- Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:
- 6 prédios;
- 2 deles cúbicos;
- 2 com no mínimo 4 blocos de altura.
Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.
Discuta com a Turma:
- Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
- A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.
Propósito:
- Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
- Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
Para resolver a situação, os alunos devem planejar a quantidade de prédios que serão utilizados, com suas respectivas dimensões, observando as regras do professor:
- 6 prédios;
- 2 deles cúbicos;
- 2 com no mínimo 4 blocos de altura.
Outra consideração é que a soma dos volumes resulta em 400 dm³, volume que equivale a 400 litros. Sendo assim os valores deverão ser combinados para que as regras sejam respeitadas.
Discuta com a Turma:
- Quais as possíveis medidas dos prédios que solucionam a atividade?
- A unidade dm, que é pouco conhecida, equivalente a 10cm, ou 1 dm³ que equivale a 10cm x 10cm x 10cm, ou 1000cm³, portanto 1dm³ equivale a 1000cm³ que equivale a 1 litro.
Propósito:
- Reconhecer a relação 1dm³ equivale a 1 litro.
- Planejar possíveis medidas de paralelepípedos a partir de regras pré estabelecidas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem realizar o cálculo do volume através do produtos entre as dimensões; comprimento, largura e profundidade.
- O aluno poderá ainda converter 1 m em 10 dm, considerando relação 1 dm³ = 1 litro.
- Para o cálculo do valor a ser pago pelo banco, devemos efetuar o produto da quantidade de água pelo valor por litro.
A atividade está disponível para impressão AQUI.
Resolução da atividade AQUI..
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Interessante questionar com os alunos, que na verdade o que se considera como comprimento, largura e profundidade, é uma questão de perspectiva, sendo que o resultado não se modificará se as dimensões forem trocadas.
- Algumas unidades de medida são pouco utilizadas nos dia-a-dia, porém elas existem, neste caso, temos o dm³ que corresponde a capacidade de 1litro.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem realizar o cálculo do volume através do produto entre as dimensões; comprimento, largura e profundidade.
- O aluno poderá ainda converter 1 m em 10 dm, considerando relação 1 dm³ = 1 litro.
- Para o cálculo do valor a ser pago pelo banco, devemos efetuar o produto da quantidade de água pelo valor por litro.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Interessante questionar com os alunos, que na verdade o que se considera como comprimento, largura e profundidade, é uma questão de perspectiva, sendo que o resultado não se modificará se as dimensões forem trocadas.
- Algumas unidades de medida são pouco utilizadas nos dia-a-dia, porém elas existem, neste caso, temos o dm³ que corresponde a capacidade de 1litro.
Materiais complementares para impressão