OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo a adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Conceito-chave
Frações equivalentes, adição de frações.
Conhecimentos prévios
Equivalência de frações;
Adição de frações de mesmo denominador.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação;
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de frações com denominadores diferentes, é necessário que, inicialmente, o aluno saiba encontrar frações equivalentes, às apresentadas, com o mesmo denominador. Nesta aula, a equivalência de frações será utilizada para adicionar frações e assim, solucionar situações. Por este motivo, saber encontrar frações equivalentes é fundamental para que os problemas possam resolvidos.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Qual fração é maior?
- Como podemos fazer para definir quem é maior e quem é menor? (Verifique se os alunos apontam que é preciso igualar os denominadores)
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 20 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como, material dourado, escala de Cuisenaire e outros, são recursos interessantes para serem colocados à disposição dos alunos para a resolução dessa atividade.
Propósito: Solucionar uma situação problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Daniel irá percorrer apenas ¼ do percurso. Se o mesmo fosse percorrer todo o percurso, poderíamos representar por qual fração? (Verifique se os alunos entendem que o trajeto todo significa o inteiro, ou seja, quatro quartos).
- E em relação a Felipe? Se ele fosse percorrer todo o percurso sozinho, poderíamos representar por qual fração?
- Quem fez o trajeto maior?
- O que precisamos fazer para saber quanto do trajeto foi percorrido?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 20 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como, material dourado, escala de Cuisenaire e outros, são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações
Discuta com a turma:
- Comparando o percurso de natação proposto pelos três amigos, qual nadará mais?
- E quem fará o percurso menor?
- O trajeto de Lucas é maior ou menor do que falta?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de igualar os denominadores. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência de frações, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- É possível saber quantas frações temos equivalentes a ¼?
- E em relação a ?, possível saber quantas frações equivalentes temos?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de igualar os denominadores. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Poderia somar outras frações equivalentes a estas e que apresentassem denominadores comuns?
- Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?
- Quanto falta para completar o inteiro?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as adições planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Existem outras frações equivalentes a estas?
- Seria possível somar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as adições planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Existem outras frações equivalentes a estas?
- Seria possível somar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as adições planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Existem outras frações equivalentes a estas?
- Seria possível somar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de igualar os denominadores. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da transformação, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
- Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?
- Como é possível descobrir que falta 1/12 avos do percurso da natação a ser percorrido?
- O que é maior 1/10 ou 1/12 do percurso?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de igualar os denominadores. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
- Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?
- Quanto ultrapassa o trajeto?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) - 15 min
Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as adições planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de adição de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.
Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
- Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?
- Quanto do trajeto foi feito além?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, o entendimento que a adição de frações com denominadores diferentes demanda, antes de tudo, que os denominadores sejam igualados. Utilizando a equivalência de frações, os alunos puderam encontrar duas frações equivalentes às frações dadas cujos denominadores são iguais, possibilitando, assim, a adição das frações e o consequente resultado.
Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução da adição de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.
Discuta com a turma:
- Podemos adicionar as frações com denominadores diferentes sem igualá-los? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a adição de frações com denominadores diferentes.
Discuta com a turma:
- A maior quantidade na mistura é de água ou de suco de limão?
- Se colocarmos apenas água na jarra, quanto faltará para completar o inteiro?
- E se colocarmos apenas suco de limão, quanto faltará para completar o inteiro?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade do Raio X