11097
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Semelhança entre figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Congruência e proporcionalidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_19GEO04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Envie, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Os estudantes não precisam reproduzir as imagens, basta realizar a análise. Envie, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Se considerar viável, sugira que os estudantes utilizem o GeoGebra para recriar as imagens.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de ampliação e redução. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, reflita com a turma a estratégia adotada para resolução do problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo comentando a resolução apresentada e compartilhar com a turma.

Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que se precisa garantir para que a proporcionalidade entre figuras aconteça. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre ampliação e redução de figuras. Sugira que os alunos juntos com algum familiar meça as janelas da casa e então utilizem a redução para as representarem na malha quadriculada. Pode-se propor que sejam medidos outros objetos retangulares da casa.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_19GEO04

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas