11097
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Semelhança entre figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Congruência e proporcionalidade

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 - Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Reconhecer na ampliação ou redução das figuras poligonais a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.
  • Ampliar e/ou reduzir corretamente uma figura mantendo a semelhança.
  • Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Conceito-chave

Congruência e proporcionalidade.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa;
  • Atividades impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o conceito de semelhança.

Explique à turma que os polígonos são semelhantes quando existe proporcionalidade entre seus lados e congruência entre seus ângulos. Solicite que verifiquem se a amplitude dos ângulos foram alteradas, ou seja, se permaneceram iguais, conservando a mesma medida, mesmo com a redução ou ampliação e em relação aos lados, se eles foram alterados respeitando a mesma proporção. Em seguida discuta com a turma quais as alterações, modificações e conservações existentes entre as figuras semelhantes.

Propósito: Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Há congruência dos ângulos e proporcionalidade dos lados dos polígonos? ( Apenas entre as figuras I e III)
  • Quais das figuras apresentadas são semelhantes? ( Apenas duas figuras são semelhantes, ou seja, possuem lados correspondentes proporcionais e ângulos correspondentes congruentes que são as figuras I e III)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reproduza a figura na lousa ou em uma folha impressas para que cada aluno analise a figura e em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam as possíveis ampliações do modelo reproduzido. Explique que as dimensões podem ser alteradas mas a figura precisa manter a mesma forma. Só após a construção da ampliação feita por cada aluno, solicite que façam a comparação com as ampliações feitas por Grazielly e determinem qual a sua construção correta, justificando os critérios de sua escolha.

Dicas ao professor: assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre o conceito de semalhança: https://www.youtube.com/watch?v=oMRY2qVq2K0

Propósito: Ampliar corretamente uma figura mantendo a semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes? (São figuras que possuem medidas dos lados correspondentes proporcionais e as medidas dos ângulos correspondentes congruentes, ou seja, os ângulos não se alteram mantendo, assim, a mesma medida).
  • Como manter a semelhança entre figuras ao ampliá-las ou reduzi-las? (Basta manter a proporcionalidade das medidas de seus lados correspondentes ao aumentar ou diminuir a figura e conservar a mesma medida de seus ângulos correspondentes).
  • Ao ampliar a figura utilizando cada quadrado como unidade de medida, será feito uma adição de unidades ou multiplicação de unidades? (Para fazer uma ampliação é necessário multiplicar a medida dos lados da figura pela quantidade de vezes que deseja ampliá-la).
  • Em relação a medida dos ângulos da figura, eles serão alterados conforme a ampliação ou redução? (Não. Ao ampliar ou reduzir uma figura, a medida dos seus ângulos correspondentes não se alteram, mantendo assim a mesma medida).

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reproduza a figura na lousa ou em uma folha impressas para que cada aluno analise a figura e em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam as possíveis ampliações do modelo reproduzido. Explique que as dimensões podem ser alteradas mas a figura precisa manter a mesma forma. Só após a construção da ampliação feita por cada aluno, solicite que façam a comparação com as ampliações feitas por Grazielly e determinem qual a sua construção correta, justificando os critérios de sua escolha.

Dicas ao professor: assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre o conceito de semalhança: https://www.youtube.com/watch?v=oMRY2qVq2K0

Propósito: Ampliar corretamente uma figura mantendo a semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes? (São figuras que possuem medidas dos lados correspondentes proporcionais e as medidas dos ângulos correspondentes congruentes, ou seja, os ângulos não se alteram mantendo, assim, a mesma medida).
  • Como manter a semelhança entre figuras ao ampliá-las ou reduzi-las? (Basta manter a proporcionalidade das medidas de seus lados correspondentes ao aumentar ou diminuir a figura e conservar a mesma medida de seus ângulos correspondentes).
  • Ao ampliar a figura utilizando cada quadrado como unidade de medida, será feito uma adição de unidades ou multiplicação de unidades? (Para fazer uma ampliação é necessário multiplicar a medida dos lados da figura pela quantidade de vezes que deseja ampliá-la).
  • Em relação a medida dos ângulos da figura, eles serão alterados conforme a ampliação ou redução? (Não. Ao ampliar ou reduzir uma figura, a medida dos seus ângulos correspondentes não se alteram, mantendo assim a mesma medida).

Atividade principal para impressão: https://goo.gl/Jz94RN

Resolução da atividade principal: https://goo.gl/irB4T6

Guia de intervenções: https://goo.gl/wXhGTV

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos expliquem como fizeram para construir suas ampliações e, ao comparar com as ampliações feitas por Grazielly, descrevam quais as diferenças e semelhanças observadas, indicando as razões que os levaram à escolha da ampliação correta feita por ela. Sempre socializando com o grupo, para que haja construção do conhecimento acerca de diferentes pontos de vista ao solucionar uma questão.

Propósito: Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com a medida dos lados e dos ângulos da figura após serem ampliadas? (Mesmo alterando as medida dos lados da figura, as medida de seus ângulos correspondentes não sofreram alterações).
  • A sua construção se assemelha a alguma das ampliações feitas por Grazielly? (Resposta pessoal, espera-se que sim)
  • Qual ampliação feita por Grazielly é semelhante ao formato de garagem que ela deseja construir? Por que as outras não atendem ao critério de semelhança? ( A figura I, pois, foi ampliada proporcionalmente e manteve a medida dos ângulos correspondentes congruentes. Já as demais figuras não atenderam a esse critério)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos expliquem como fizeram para construir suas ampliações e, ao comparar com as ampliações feitas por Grazielly, descrevam quais as diferenças e semelhanças observadas, indicando as razões que os levaram à escolha da ampliação correta feita por ela. Sempre socializando com o grupo, para que haja construção do conhecimento acerca de diferentes pontos de vista ao solucionar uma questão.

Propósito: Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com a medida dos lados e dos ângulos da figura após serem ampliadas? (Mesmo alterando as medida dos lados da figura, as medida de seus ângulos correspondentes não sofreram alterações).
  • A sua construção se assemelha a alguma das ampliações feitas por Grazielly? (Resposta pessoal, espera-se que sim)
  • Qual ampliação feita por Grazielly é semelhante ao formato de garagem que ela deseja construir? Por que as outras não atendem ao critério de semelhança? ( A figura I, pois, foi ampliada proporcionalmente e manteve a medida dos ângulos correspondentes congruentes. Já as demais figuras não atenderam a esse critério)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos expliquem como fizeram para construir suas ampliações e, ao comparar com as ampliações feitas por Grazielly, descrevam quais as diferenças e semelhanças observadas, indicando as razões que os levaram à escolha da ampliação correta feita por ela. Sempre socializando com o grupo, para que haja construção do conhecimento acerca de diferentes pontos de vista ao solucionar uma questão.

Propósito: Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com a medida dos lados e dos ângulos da figura após serem ampliadas? (Mesmo alterando as medida dos lados da figura, as medida de seus ângulos correspondentes não sofreram alterações).
  • A sua construção se assemelha a alguma das ampliações feitas por Grazielly? (Resposta pessoal, espera-se que sim)
  • Qual ampliação feita por Grazielly é semelhante ao formato de garagem que ela deseja construir? Por que as outras não atendem ao critério de semelhança? ( A figura I, pois, foi ampliada proporcionalmente e manteve a medida dos ângulos correspondentes congruentes. Já as demais figuras não atenderam a esse critério)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Discuta com a turma os critérios observados para determinar se uma figura é ou não semelhante a outra ao ser ampliada ou reduzida.

Propósito: Estabelecer relação de semelhança entre figuras.

Discuta com a turma:

O que é preciso verificar para definir se uma figura é ou não semelhante a outra? (É preciso verificar se a figura tem as medidas de seus lados ampliados ou reduzidos proporcionalmente e a medida de seus ângulos correspondentes congruentes).

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua folhas com a malha quadriculada para que os alunos possam criar suas próprias reduções (seguindo as especificações determinada na questão proposta). Na sequência, solicite que comparem seus resultados com as possíveis reduções apresentadas no problema e justifiquem suas respostas em relação a escolha da figura com a redução correta.

Propósito: Reduzir proporcionalmente uma figura, comparando o resultado obtido com as possíveis reduções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Quais das reduções se assemelham a figura inicial? (Apesar de muito parecidas e todas as figuras manterem a congruência entre seus ângulos correspondentes, apenas a figura III se assemelha à figura inicial, por ter a medida de seus lados reduzidos proporcionalmente).
  • Quais apresentam formas diferentes? ( I, II, IV foram reduzidas sem manter a proporcionalidade entre as medidas dos seus lados correspondentes).

Atividade de raio x para impressão: https://goo.gl/RUKzmQ

Resolução do raio x: https://goo.gl/ucU3yK

Atividades complementares: https://goo.gl/UczjRy

Resolução das atividades complementares: https://goo.gl/HUPQrd

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua folhas com a malha quadriculada para que os alunos possam criar suas próprias reduções (seguindo as especificações determinada na questão proposta). Na sequência, solicite que comparem seus resultados com as possíveis reduções apresentadas no problema e justifiquem suas respostas em relação a escolha da figura com a redução correta.

Propósito: Reduzir proporcionalmente uma figura, comparando o resultado obtido com as possíveis reduções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Quais das reduções se assemelham a figura inicial? (Apesar de muito parecidas e todas as figuras manterem a congruência entre seus ângulos correspondentes, apenas a figura III se assemelha à figura inicial, por ter a medida de seus lados reduzidos proporcionalmente).
  • Quais apresentam formas diferentes? ( I, II, IV foram reduzidas sem manter a proporcionalidade entre as medidas dos seus lados correspondentes).

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 - Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Reconhecer na ampliação ou redução das figuras poligonais a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.
  • Ampliar e/ou reduzir corretamente uma figura mantendo a semelhança.
  • Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Conceito-chave

Congruência e proporcionalidade.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa;
  • Atividades impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o conceito de semelhança.

Explique à turma que os polígonos são semelhantes quando existe proporcionalidade entre seus lados e congruência entre seus ângulos. Solicite que verifiquem se a amplitude dos ângulos foram alteradas, ou seja, se permaneceram iguais, conservando a mesma medida, mesmo com a redução ou ampliação e em relação aos lados, se eles foram alterados respeitando a mesma proporção. Em seguida discuta com a turma quais as alterações, modificações e conservações existentes entre as figuras semelhantes.

Propósito: Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Há congruência dos ângulos e proporcionalidade dos lados dos polígonos? ( Apenas entre as figuras I e III)
  • Quais das figuras apresentadas são semelhantes? ( Apenas duas figuras são semelhantes, ou seja, possuem lados correspondentes proporcionais e ângulos correspondentes congruentes que são as figuras I e III)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reproduza a figura na lousa ou em uma folha impressas para que cada aluno analise a figura e em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam as possíveis ampliações do modelo reproduzido. Explique que as dimensões podem ser alteradas mas a figura precisa manter a mesma forma. Só após a construção da ampliação feita por cada aluno, solicite que façam a comparação com as ampliações feitas por Grazielly e determinem qual a sua construção correta, justificando os critérios de sua escolha.

Dicas ao professor: assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre o conceito de semalhança: https://www.youtube.com/watch?v=oMRY2qVq2K0

Propósito: Ampliar corretamente uma figura mantendo a semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes? (São figuras que possuem medidas dos lados correspondentes proporcionais e as medidas dos ângulos correspondentes congruentes, ou seja, os ângulos não se alteram mantendo, assim, a mesma medida).
  • Como manter a semelhança entre figuras ao ampliá-las ou reduzi-las? (Basta manter a proporcionalidade das medidas de seus lados correspondentes ao aumentar ou diminuir a figura e conservar a mesma medida de seus ângulos correspondentes).
  • Ao ampliar a figura utilizando cada quadrado como unidade de medida, será feito uma adição de unidades ou multiplicação de unidades? (Para fazer uma ampliação é necessário multiplicar a medida dos lados da figura pela quantidade de vezes que deseja ampliá-la).
  • Em relação a medida dos ângulos da figura, eles serão alterados conforme a ampliação ou redução? (Não. Ao ampliar ou reduzir uma figura, a medida dos seus ângulos correspondentes não se alteram, mantendo assim a mesma medida).

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reproduza a figura na lousa ou em uma folha impressas para que cada aluno analise a figura e em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam as possíveis ampliações do modelo reproduzido. Explique que as dimensões podem ser alteradas mas a figura precisa manter a mesma forma. Só após a construção da ampliação feita por cada aluno, solicite que façam a comparação com as ampliações feitas por Grazielly e determinem qual a sua construção correta, justificando os critérios de sua escolha.

Dicas ao professor: assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre o conceito de semalhança: https://www.youtube.com/watch?v=oMRY2qVq2K0

Propósito: Ampliar corretamente uma figura mantendo a semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes? (São figuras que possuem medidas dos lados correspondentes proporcionais e as medidas dos ângulos correspondentes congruentes, ou seja, os ângulos não se alteram mantendo, assim, a mesma medida).
  • Como manter a semelhança entre figuras ao ampliá-las ou reduzi-las? (Basta manter a proporcionalidade das medidas de seus lados correspondentes ao aumentar ou diminuir a figura e conservar a mesma medida de seus ângulos correspondentes).
  • Ao ampliar a figura utilizando cada quadrado como unidade de medida, será feito uma adição de unidades ou multiplicação de unidades? (Para fazer uma ampliação é necessário multiplicar a medida dos lados da figura pela quantidade de vezes que deseja ampliá-la).
  • Em relação a medida dos ângulos da figura, eles serão alterados conforme a ampliação ou redução? (Não. Ao ampliar ou reduzir uma figura, a medida dos seus ângulos correspondentes não se alteram, mantendo assim a mesma medida).

Atividade principal para impressão: https://goo.gl/Jz94RN

Resolução da atividade principal: https://goo.gl/irB4T6

Guia de intervenções: https://goo.gl/wXhGTV

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos expliquem como fizeram para construir suas ampliações e, ao comparar com as ampliações feitas por Grazielly, descrevam quais as diferenças e semelhanças observadas, indicando as razões que os levaram à escolha da ampliação correta feita por ela. Sempre socializando com o grupo, para que haja construção do conhecimento acerca de diferentes pontos de vista ao solucionar uma questão.

Propósito: Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com a medida dos lados e dos ângulos da figura após serem ampliadas? (Mesmo alterando as medida dos lados da figura, as medida de seus ângulos correspondentes não sofreram alterações).
  • A sua construção se assemelha a alguma das ampliações feitas por Grazielly? (Resposta pessoal, espera-se que sim)
  • Qual ampliação feita por Grazielly é semelhante ao formato de garagem que ela deseja construir? Por que as outras não atendem ao critério de semelhança? ( A figura I, pois, foi ampliada proporcionalmente e manteve a medida dos ângulos correspondentes congruentes. Já as demais figuras não atenderam a esse critério)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos expliquem como fizeram para construir suas ampliações e, ao comparar com as ampliações feitas por Grazielly, descrevam quais as diferenças e semelhanças observadas, indicando as razões que os levaram à escolha da ampliação correta feita por ela. Sempre socializando com o grupo, para que haja construção do conhecimento acerca de diferentes pontos de vista ao solucionar uma questão.

Propósito: Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com a medida dos lados e dos ângulos da figura após serem ampliadas? (Mesmo alterando as medida dos lados da figura, as medida de seus ângulos correspondentes não sofreram alterações).
  • A sua construção se assemelha a alguma das ampliações feitas por Grazielly? (Resposta pessoal, espera-se que sim)
  • Qual ampliação feita por Grazielly é semelhante ao formato de garagem que ela deseja construir? Por que as outras não atendem ao critério de semelhança? ( A figura I, pois, foi ampliada proporcionalmente e manteve a medida dos ângulos correspondentes congruentes. Já as demais figuras não atenderam a esse critério)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos expliquem como fizeram para construir suas ampliações e, ao comparar com as ampliações feitas por Grazielly, descrevam quais as diferenças e semelhanças observadas, indicando as razões que os levaram à escolha da ampliação correta feita por ela. Sempre socializando com o grupo, para que haja construção do conhecimento acerca de diferentes pontos de vista ao solucionar uma questão.

Propósito: Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com a medida dos lados e dos ângulos da figura após serem ampliadas? (Mesmo alterando as medida dos lados da figura, as medida de seus ângulos correspondentes não sofreram alterações).
  • A sua construção se assemelha a alguma das ampliações feitas por Grazielly? (Resposta pessoal, espera-se que sim)
  • Qual ampliação feita por Grazielly é semelhante ao formato de garagem que ela deseja construir? Por que as outras não atendem ao critério de semelhança? ( A figura I, pois, foi ampliada proporcionalmente e manteve a medida dos ângulos correspondentes congruentes. Já as demais figuras não atenderam a esse critério)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Discuta com a turma os critérios observados para determinar se uma figura é ou não semelhante a outra ao ser ampliada ou reduzida.

Propósito: Estabelecer relação de semelhança entre figuras.

Discuta com a turma:

O que é preciso verificar para definir se uma figura é ou não semelhante a outra? (É preciso verificar se a figura tem as medidas de seus lados ampliados ou reduzidos proporcionalmente e a medida de seus ângulos correspondentes congruentes).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua folhas com a malha quadriculada para que os alunos possam criar suas próprias reduções (seguindo as especificações determinada na questão proposta). Na sequência, solicite que comparem seus resultados com as possíveis reduções apresentadas no problema e justifiquem suas respostas em relação a escolha da figura com a redução correta.

Propósito: Reduzir proporcionalmente uma figura, comparando o resultado obtido com as possíveis reduções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Quais das reduções se assemelham a figura inicial? (Apesar de muito parecidas e todas as figuras manterem a congruência entre seus ângulos correspondentes, apenas a figura III se assemelha à figura inicial, por ter a medida de seus lados reduzidos proporcionalmente).
  • Quais apresentam formas diferentes? ( I, II, IV foram reduzidas sem manter a proporcionalidade entre as medidas dos seus lados correspondentes).

Atividade de raio x para impressão: https://goo.gl/RUKzmQ

Resolução do raio x: https://goo.gl/ucU3yK

Atividades complementares: https://goo.gl/UczjRy

Resolução das atividades complementares: https://goo.gl/HUPQrd

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua folhas com a malha quadriculada para que os alunos possam criar suas próprias reduções (seguindo as especificações determinada na questão proposta). Na sequência, solicite que comparem seus resultados com as possíveis reduções apresentadas no problema e justifiquem suas respostas em relação a escolha da figura com a redução correta.

Propósito: Reduzir proporcionalmente uma figura, comparando o resultado obtido com as possíveis reduções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Quais das reduções se assemelham a figura inicial? (Apesar de muito parecidas e todas as figuras manterem a congruência entre seus ângulos correspondentes, apenas a figura III se assemelha à figura inicial, por ter a medida de seus lados reduzidos proporcionalmente).
  • Quais apresentam formas diferentes? ( I, II, IV foram reduzidas sem manter a proporcionalidade entre as medidas dos seus lados correspondentes).

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano