Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Subtração de decimais, utilizando a reta numerada
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com adição e subtração de números racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Conceito-chave
Números decimais, subtração e reta numerada.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais, identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Atividades impressas em folhas.
- Slides para apresentação;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Para o aluno operar com números decimais utilizando como recurso a reta numerada, o mesmo precisa identificar o posicionamento desses números na reta. Reconhecendo a parte inteira e a parte decimal, como também a importância da vírgula.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 4,7 está mais próximo de 4 ou 5?
- O número 5,2 está mais próximo de 5 ou 6?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.
Orientação: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para assim criarem a melhor estratégia para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado e sua compreensão quanto aos números decimais, se identificam a parte inteira e a decimal. Certifique-se também se reconhecem cada unidade na reta numerada e que a mesma pode ser dividida em 10 partes menores, obtendo os décimos, e cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos e assim por diante.
Na reta, a representação dos inteiros corresponde a medida de metros, e ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos decímetros.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.
Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Interessante nesta atividade permitir que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça a eles que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Quantos centímetros há em cada metro?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.
Orientação: Permita que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que, nesse caso, estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Quantos centímetros há em cada metro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 1,7 m está mais próximo de qual número natural?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o raciocínio de Cauê?
- Você pensou diferente para responder?
- Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de subtrições de números decimais?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada aluno.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
- Qual unidade de medida está sendo utilizada?
- Ele já percorreu mais da metade do percurso?
Resolução da Atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação
para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM06 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade Principal e Discussão das soluções.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a imagem abaixo, solicite que os alunos a reproduzam em seus cadernos e a preencha.
Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto.
Atividade principal
Professor(a), sugerimos que você envie os problemas propostos na Atividade principal para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos sobre as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicitar que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Para garantir o registro, solicite que os alunos enviem fotos das retas numéricas construídas em seus cadernos.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, quais cuidados devem ser tomados ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições e subtrações de números decimais.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. A reta numérica presente na atividade pode fazer parte da tarefa, solicite que os alunos criem a reta numérica e indiquem nela os pontos.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre uma estimativa de distâncias entre locais que a família frequenta e suas residências. Perguntas como:
- Qual é, aproximadamente*, a distância da nossa casa até a escola?
- Qual é, aproximadamente*, a distância da nossa casa até o seu trabalho?
* Lembre-se que podemos estimar utilizando decimais :)
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Conceito-chave
Números decimais, subtração e reta numerada.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais, identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Atividades impressas em folhas.
- Slides para apresentação;