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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Subtração de decimais, utilizando a reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Números decimais, subtração e reta numerada.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Conceito-chave

Números decimais, subtração e reta numerada.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais, identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Slides  para apresentação;




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Para o aluno operar com números decimais utilizando como recurso a reta numerada, o mesmo precisa identificar o posicionamento desses números na reta. Reconhecendo a parte inteira e a parte decimal, como também a importância da vírgula.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 4,7 está mais próximo de 4 ou 5?
  • O número 5,2 está mais próximo de 5 ou 6?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.

Orientação: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para assim criarem a melhor estratégia para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado e sua compreensão quanto aos números decimais, se identificam a parte inteira e a decimal. Certifique-se também se reconhecem cada unidade na reta numerada e que a mesma pode ser dividida em 10 partes menores, obtendo os décimos, e cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos e assim por diante.

Na reta, a representação dos inteiros corresponde a medida de metros, e ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos decímetros.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.

Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Interessante nesta atividade permitir que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça a eles que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Quantos centímetros há em cada metro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.

Orientação: Permita que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que, nesse caso, estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Quantos centímetros há em cada metro?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 1,7 m está mais próximo de qual número natural?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o raciocínio de Cauê?
  • Você pensou diferente para responder?
  • Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de subtrições de números decimais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada aluno.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
  • Qual unidade de medida está sendo utilizada?
  • Ele já percorreu mais da metade do percurso?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Conceito-chave

Números decimais, subtração e reta numerada.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais, identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Slides  para apresentação;



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Para o aluno operar com números decimais utilizando como recurso a reta numerada, o mesmo precisa identificar o posicionamento desses números na reta. Reconhecendo a parte inteira e a parte decimal, como também a importância da vírgula.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 4,7 está mais próximo de 4 ou 5?
  • O número 5,2 está mais próximo de 5 ou 6?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.

Orientação: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para assim criarem a melhor estratégia para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado e sua compreensão quanto aos números decimais, se identificam a parte inteira e a decimal. Certifique-se também se reconhecem cada unidade na reta numerada e que a mesma pode ser dividida em 10 partes menores, obtendo os décimos, e cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos e assim por diante.

Na reta, a representação dos inteiros corresponde a medida de metros, e ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos decímetros.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.

Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Interessante nesta atividade permitir que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça a eles que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Quantos centímetros há em cada metro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.

Orientação: Permita que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que, nesse caso, estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Quantos centímetros há em cada metro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade representada nessa reta?
  • A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
  • Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.

Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 1,7 m está mais próximo de qual número natural?
  • O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o raciocínio de Cauê?
  • Você pensou diferente para responder?
  • Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de subtrições de números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada aluno.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
  • Qual unidade de medida está sendo utilizada?
  • Ele já percorreu mais da metade do percurso?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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