11095
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Organizando a informação, para achar a solução!

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.

- Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.

- Organizar os dados do problema, usando diferentes representações.

- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.

- Determinar e  representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.

- Resolver problemas de lógica com até 4 atributos.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos..

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.


Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que apresentam frases ou “premissas” que nos permitem descobrir ou “deduzir” as respostas e que “atributos” são as características que são consideradas para resolver o problema. Realize o aquecimento, logo a seguir.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Refletir sobre o objetivo da aula, levando o aluno a perceber a importância de organizar os dados e que há diversos procedimentos de resolução. Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando ritmo e expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- A que se refere a palavra "tudo" no primeiro verso do poema?

- Por que é preciso ter organização para achar o resultado?

- O que são os "jeitos" citados na segunda estrofe do poema?

- O que é raciocínio lógico?

- O que é dedução?

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Materiais Auxiliares

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Refletir sobre o objetivo da aula, levando o aluno a perceber a importância de organizar os dados e que há versos procedimentos de resolução. Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando ritmo e expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- A que se refere a palavra "tudo" no primeiro verso do poema?

- Por que é preciso ter organização para achar o resultado?

- O que são os "jeitos" citados na segunda estrofe do poema?

- O que é raciocínio lógico?

- O que é dedução?

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Materiais Auxiliares

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito:

Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Materiais Auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

- O que foi mais difícil para resolver esse desafio?

- Todos precisaram organizar os dados do problema ou era possível descobrir a resposta sem usar um registro?

- Quem poderia compartilhar sua solução na lousa?

- Todos resolveram da mesma forma? Quem pode apresentar uma solução diferente?

- A resposta foi a mesma nas duas soluções apresentadas? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

- Essa solução se parece com as que foram apresentadas pelos colegas da nossa classe? Por quê?

- Qual das soluções é mais econômica, ou seja, mais rápida ou fácil de compreender?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

- Essa solução se parece com as que foram apresentadas pelos colegas da nossa classe? Por quê?

- Qual das soluções é mais econômica, ou seja, mais rápida ou fácil de compreender?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Discuta com a turma: Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.

Os alunos, provavelmente, vão pontuar que os problemas de lógica são diferentes, que é preciso organizar os dados para resolvê-los e ler com muita atenção as pistas, que há várias maneiras de resolvê-los.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que apresentam frases ou “premissas” que nos permitem descobrir ou “deduzir” as respostas e que “atributos” são as características que são consideradas para resolver o problema. Realize o aquecimento, logo a seguir.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.

- Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.

- Organizar os dados do problema, usando diferentes representações.

- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.

- Determinar e  representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.

- Resolver problemas de lógica com até 4 atributos.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos..

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Slide Plano Aula

Propósito: Refletir sobre o objetivo da aula, levando o aluno a perceber a importância de organizar os dados e que há diversos procedimentos de resolução. Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando ritmo e expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- A que se refere a palavra "tudo" no primeiro verso do poema?

- Por que é preciso ter organização para achar o resultado?

- O que são os "jeitos" citados na segunda estrofe do poema?

- O que é raciocínio lógico?

- O que é dedução?

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Materiais Auxiliares

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Propósito: Refletir sobre o objetivo da aula, levando o aluno a perceber a importância de organizar os dados e que há versos procedimentos de resolução. Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando ritmo e expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- A que se refere a palavra "tudo" no primeiro verso do poema?

- Por que é preciso ter organização para achar o resultado?

- O que são os "jeitos" citados na segunda estrofe do poema?

- O que é raciocínio lógico?

- O que é dedução?

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Materiais Auxiliares

Slide Plano Aula

Propósito:

Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Materiais Auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

- O que foi mais difícil para resolver esse desafio?

- Todos precisaram organizar os dados do problema ou era possível descobrir a resposta sem usar um registro?

- Quem poderia compartilhar sua solução na lousa?

- Todos resolveram da mesma forma? Quem pode apresentar uma solução diferente?

- A resposta foi a mesma nas duas soluções apresentadas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

- Essa solução se parece com as que foram apresentadas pelos colegas da nossa classe? Por quê?

- Qual das soluções é mais econômica, ou seja, mais rápida ou fácil de compreender?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

- Essa solução se parece com as que foram apresentadas pelos colegas da nossa classe? Por quê?

- Qual das soluções é mais econômica, ou seja, mais rápida ou fácil de compreender?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Discuta com a turma: Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.

Os alunos, provavelmente, vão pontuar que os problemas de lógica são diferentes, que é preciso organizar os dados para resolvê-los e ler com muita atenção as pistas, que há várias maneiras de resolvê-los.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano