11092
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre ângulos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_16GEO04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe em formato de imagem o slide com a atividade e solicite que os estudantes as reproduzam em suas cadernos. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos registrem suas respostas também em formato de texto. Para socializar as respostas eles podem compartilhar uma foto no ambiente virtual que estejam utilizando para a interação.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe as orientações de construção dessa atividade com os estudantes. Eles não precisam ser separados em grupos. Você pode sugerir que todos criem uma imagem de cada “tipo”. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser verbalizadas ou enviadas em formato de texto e, para socializar os desenhos, eles podem compartilhar uma foto no ambiente virtual que estejam utilizando para a interação, seja de forma síncrona ou assíncrona.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as estratégias de resolução presentes nesta etapa do plano de aula. Você pode perguntar aos alunos se eles teriam outras estratégias de resolução e solicitar que compartilhem com a turma. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, eles podem gravar vídeos explicando e compartilhando suas estratégias.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos as definições de ângulo reto, agudo e obtuso. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula, seja através de texto ou imagem.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre as classificações de ângulos. Uma atividade familiar que pode ser realizada é a identificação desses ângulos em objetos utilizados durante um momento de interação da família, como um almoço, jantar, momento que estiverem assistindo à televisão,...

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_16GEO04

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas