11092
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre ângulos

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.



Objetivos específicos

Construir ângulos a partir de comparações com relação ao ângulo reto.

Conceito-chave

Ângulos



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua, lápis, borracha.
  • Giz de lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo para a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente a imagem aos alunos, leia com eles e pergunte se lembram o que é ângulo reto. Espera-se que respondam que é o ângulo tem um giro de ¼ de volta. Nessa idade é possível que respondam através de exemplos (ângulos da folha de caderno), o que é aceitável. Em seguida, peça que observem e discutam a classificação dos ângulos expostos. Dê um tempo e peça que alguém venha à lousa e mostre qual é o ângulo agudo e justifique sua resposta. Faça o mesmo com o ângulo reto e o obtuso. Se a abertura for maior que o ângulo reto o ângulo será obtuso, se a abertura for menor que o ângulo reto é ângulo será agudo. Informe aos alunos que os ângulos estão por toda parte, mesmo sem saber. É possível vocês perceberem quando jogam futebol ou andam de skate, por exemplo.

Propósito: Classificar os ângulo quanto à comparação por tamanhos de aberturas em relação ao ângulo reto.

Discuta com a turma:

  • Quais objetos do nosso cotidiano apresentam ângulos retos?
  • Você se recorda o que é um ângulo agudo? E um ângulo obtuso?
  • Que tipo de ângulo está determinado na imagem a? E na imagem b? E na imagem c?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Nesse momento apresente o slide aos alunos e explique que essa atividade será realizada fora da sala de aula e em grupo. Separe os alunos em 3 grupos sendo um grupo para cada tipo de ângulos. Explique que os alunos deverão desenhar 5 figuras geométricos ou desenhos com giz no chão do pátio ou quadra da escola. No momento da Atividade observe se os desenhos estão de acordo com a medida dos ângulos solicitada. Caso seja possível registre através de fotos os desenhos prontos para montar um painel.

Propósito: Construir ângulos através de desenhos e usando tipos diferentes de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Comparando a abertura dos ângulos agudos e obtusos com a abertura do ângulo reto o que você pode afirmar?
  • Você conhece alguma figura geométrica que apresente todos os ângulos retos? Que figura é esta? Existe mais um tipo de figura com esta característica? Qual seria esta outra figura?

Materiais para Impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que um representante de cada grupo apresente os desenhos com o apoio dos colegas do grupo. Professor, se possível, registre os desenhos tirando fotos e depois faça uma exposição na sala de aula ou mesmo no pátio da escola. Ao discutir com a turma, busque informações dos alunos sobre o conteúdo estudado, ou seja, qual estratégia eles utilizaram para construir e identificar os ângulos.

Propósito: Comparar as produções dos alunos discutindo os ângulos presentes nas figuras.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para conseguir construir o ângulo reto? Vocês usaram algum objeto para auxiliá-los? Qual objeto seria este?
  • Para desenhar os ângulos agudos você desenharam primeiro algum outro ângulo? Que ângulo seria este?
  • E para desenhar os ângulos obtusos? Qual estratégia vocês utilizaram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conteúdo desenvolvido na aula. Lembrando que este slide destaca o conteúdo trabalhado de forma breve e objetiva, pontuando alguns aspectos que caracterizam os ângulos, como suas medidas em ângulos maiores, menores e iguais ao ângulo reto.

Propósito: Demonstrar de forma simples e objetiva o conteúdo estudado.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras geométricas você conhece que apresentam ângulos de mesmo tipo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Distribua folhas com o enunciado da Atividade ou a escreva no quadro. Solicite que o aluno com auxílio da régua desenhe uma figura contendo os ângulos solicitados. Aguarde alguns minutos e recolha a atividade. Verifique se o aluno desenhou todos os tipos de ângulos solicitados.

Propósito: Verificar a aprendizagem por meio de desenho.

Discuta com a turma:

  • É possível desenhar uma figura geométrica com mais de um tipo de ângulo?
  • Você conhece alguma figura geométrica que apresenta mais de um tipo de ângulo?

Materias para Impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo para a aula.


Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.



Objetivos específicos

Construir ângulos a partir de comparações com relação ao ângulo reto.

Conceito-chave

Ângulos



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua, lápis, borracha.
  • Giz de lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente a imagem aos alunos, leia com eles e pergunte se lembram o que é ângulo reto. Espera-se que respondam que é o ângulo tem um giro de ¼ de volta. Nessa idade é possível que respondam através de exemplos (ângulos da folha de caderno), o que é aceitável. Em seguida, peça que observem e discutam a classificação dos ângulos expostos. Dê um tempo e peça que alguém venha à lousa e mostre qual é o ângulo agudo e justifique sua resposta. Faça o mesmo com o ângulo reto e o obtuso. Se a abertura for maior que o ângulo reto o ângulo será obtuso, se a abertura for menor que o ângulo reto é ângulo será agudo. Informe aos alunos que os ângulos estão por toda parte, mesmo sem saber. É possível vocês perceberem quando jogam futebol ou andam de skate, por exemplo.

Propósito: Classificar os ângulo quanto à comparação por tamanhos de aberturas em relação ao ângulo reto.

Discuta com a turma:

  • Quais objetos do nosso cotidiano apresentam ângulos retos?
  • Você se recorda o que é um ângulo agudo? E um ângulo obtuso?
  • Que tipo de ângulo está determinado na imagem a? E na imagem b? E na imagem c?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Nesse momento apresente o slide aos alunos e explique que essa atividade será realizada fora da sala de aula e em grupo. Separe os alunos em 3 grupos sendo um grupo para cada tipo de ângulos. Explique que os alunos deverão desenhar 5 figuras geométricos ou desenhos com giz no chão do pátio ou quadra da escola. No momento da Atividade observe se os desenhos estão de acordo com a medida dos ângulos solicitada. Caso seja possível registre através de fotos os desenhos prontos para montar um painel.

Propósito: Construir ângulos através de desenhos e usando tipos diferentes de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Comparando a abertura dos ângulos agudos e obtusos com a abertura do ângulo reto o que você pode afirmar?
  • Você conhece alguma figura geométrica que apresente todos os ângulos retos? Que figura é esta? Existe mais um tipo de figura com esta característica? Qual seria esta outra figura?

Materiais para Impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que um representante de cada grupo apresente os desenhos com o apoio dos colegas do grupo. Professor, se possível, registre os desenhos tirando fotos e depois faça uma exposição na sala de aula ou mesmo no pátio da escola. Ao discutir com a turma, busque informações dos alunos sobre o conteúdo estudado, ou seja, qual estratégia eles utilizaram para construir e identificar os ângulos.

Propósito: Comparar as produções dos alunos discutindo os ângulos presentes nas figuras.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para conseguir construir o ângulo reto? Vocês usaram algum objeto para auxiliá-los? Qual objeto seria este?
  • Para desenhar os ângulos agudos você desenharam primeiro algum outro ângulo? Que ângulo seria este?
  • E para desenhar os ângulos obtusos? Qual estratégia vocês utilizaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conteúdo desenvolvido na aula. Lembrando que este slide destaca o conteúdo trabalhado de forma breve e objetiva, pontuando alguns aspectos que caracterizam os ângulos, como suas medidas em ângulos maiores, menores e iguais ao ângulo reto.

Propósito: Demonstrar de forma simples e objetiva o conteúdo estudado.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras geométricas você conhece que apresentam ângulos de mesmo tipo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Distribua folhas com o enunciado da Atividade ou a escreva no quadro. Solicite que o aluno com auxílio da régua desenhe uma figura contendo os ângulos solicitados. Aguarde alguns minutos e recolha a atividade. Verifique se o aluno desenhou todos os tipos de ângulos solicitados.

Propósito: Verificar a aprendizagem por meio de desenho.

Discuta com a turma:

  • É possível desenhar uma figura geométrica com mais de um tipo de ângulo?
  • Você conhece alguma figura geométrica que apresenta mais de um tipo de ângulo?

Materias para Impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano