Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_16GEO04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe em formato de imagem o slide com a atividade e solicite que os estudantes as reproduzam em suas cadernos. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos registrem suas respostas também em formato de texto. Para socializar as respostas eles podem compartilhar uma foto no ambiente virtual que estejam utilizando para a interação.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe as orientações de construção dessa atividade com os estudantes. Eles não precisam ser separados em grupos. Você pode sugerir que todos criem uma imagem de cada “tipo”. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser verbalizadas ou enviadas em formato de texto e, para socializar os desenhos, eles podem compartilhar uma foto no ambiente virtual que estejam utilizando para a interação, seja de forma síncrona ou assíncrona.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as estratégias de resolução presentes nesta etapa do plano de aula. Você pode perguntar aos alunos se eles teriam outras estratégias de resolução e solicitar que compartilhem com a turma. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, eles podem gravar vídeos explicando e compartilhando suas estratégias.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos as definições de ângulo reto, agudo e obtuso. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula, seja através de texto ou imagem.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre as classificações de ângulos. Uma atividade familiar que pode ser realizada é a identificação desses ângulos em objetos utilizados durante um momento de interação da família, como um almoço, jantar, momento que estiverem assistindo à televisão,...