Objetivo
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Construir ângulos a partir de comparações com relação ao ângulo reto.
Conceito-chave
Ângulos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua, lápis, borracha.
- Giz de lousa.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo para a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Apresente a imagem aos alunos, leia com eles e pergunte se lembram o que é ângulo reto. Espera-se que respondam que é o ângulo tem um giro de ¼ de volta. Nessa idade é possível que respondam através de exemplos (ângulos da folha de caderno), o que é aceitável. Em seguida, peça que observem e discutam a classificação dos ângulos expostos. Dê um tempo e peça que alguém venha à lousa e mostre qual é o ângulo agudo e justifique sua resposta. Faça o mesmo com o ângulo reto e o obtuso. Se a abertura for maior que o ângulo reto o ângulo será obtuso, se a abertura for menor que o ângulo reto é ângulo será agudo. Informe aos alunos que os ângulos estão por toda parte, mesmo sem saber. É possível vocês perceberem quando jogam futebol ou andam de skate, por exemplo.
Propósito: Classificar os ângulo quanto à comparação por tamanhos de aberturas em relação ao ângulo reto.
Discuta com a turma:
- Quais objetos do nosso cotidiano apresentam ângulos retos?
- Você se recorda o que é um ângulo agudo? E um ângulo obtuso?
- Que tipo de ângulo está determinado na imagem a? E na imagem b? E na imagem c?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Nesse momento apresente o slide aos alunos e explique que essa atividade será realizada fora da sala de aula e em grupo. Separe os alunos em 3 grupos sendo um grupo para cada tipo de ângulos. Explique que os alunos deverão desenhar 5 figuras geométricos ou desenhos com giz no chão do pátio ou quadra da escola. No momento da Atividade observe se os desenhos estão de acordo com a medida dos ângulos solicitada. Caso seja possível registre através de fotos os desenhos prontos para montar um painel.
Propósito: Construir ângulos através de desenhos e usando tipos diferentes de ângulos.
Discuta com a turma:
- Comparando a abertura dos ângulos agudos e obtusos com a abertura do ângulo reto o que você pode afirmar?
- Você conhece alguma figura geométrica que apresente todos os ângulos retos? Que figura é esta? Existe mais um tipo de figura com esta característica? Qual seria esta outra figura?
Materiais para Impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que um representante de cada grupo apresente os desenhos com o apoio dos colegas do grupo. Professor, se possível, registre os desenhos tirando fotos e depois faça uma exposição na sala de aula ou mesmo no pátio da escola. Ao discutir com a turma, busque informações dos alunos sobre o conteúdo estudado, ou seja, qual estratégia eles utilizaram para construir e identificar os ângulos.
Propósito: Comparar as produções dos alunos discutindo os ângulos presentes nas figuras.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para conseguir construir o ângulo reto? Vocês usaram algum objeto para auxiliá-los? Qual objeto seria este?
- Para desenhar os ângulos agudos você desenharam primeiro algum outro ângulo? Que ângulo seria este?
- E para desenhar os ângulos obtusos? Qual estratégia vocês utilizaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conteúdo desenvolvido na aula. Lembrando que este slide destaca o conteúdo trabalhado de forma breve e objetiva, pontuando alguns aspectos que caracterizam os ângulos, como suas medidas em ângulos maiores, menores e iguais ao ângulo reto.
Propósito: Demonstrar de forma simples e objetiva o conteúdo estudado.
Discuta com a turma:
- Quais figuras geométricas você conhece que apresentam ângulos de mesmo tipo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Distribua folhas com o enunciado da Atividade ou a escreva no quadro. Solicite que o aluno com auxílio da régua desenhe uma figura contendo os ângulos solicitados. Aguarde alguns minutos e recolha a atividade. Verifique se o aluno desenhou todos os tipos de ângulos solicitados.
Propósito: Verificar a aprendizagem por meio de desenho.
Discuta com a turma:
- É possível desenhar uma figura geométrica com mais de um tipo de ângulo?
- Você conhece alguma figura geométrica que apresenta mais de um tipo de ângulo?
Materias para Impressão: