11091
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Envolver unidades de medida de massa em problemáticas do sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.

Recursos necessários



  • Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.

  • Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

  • Pincéis atômicos, cartolina, ou papel pardo, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, giz de cera, régua, compasso ou molde em círculo, para representar as problemáticas envolvidas na atividade complementar em cartazes, sugerindo sua realização em  grupos.

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: No momento inicial de sua aula, contemple o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo proposto, esse reconhecimento por parte do professor é de grande valia, para distinguir se há algum conceito a ser refeito, se a maioria já domina previamente o assunto ou não, o que resulta em um processo de ensino com uma análise inicial que se expandirá para a progressão de compreensão de cada aluno.

Propósito: Demonstrar a temática aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que são unidades de medida?
  • Como podemos relacionar massa ao sistema monetário brasileiro?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Aqui inicia-se o processo de construir saberes junto aos seus alunos, é o espaço que terão para relembrar o conceito de massa, de unidade de medida e dessa forma poderão desenvolver um diálogo onde o conhecimento de cada aluno torne-se expansível para a turma, com contribuições do professor, conduzindo a todos sobre a perspectiva de ensino aprendizagem mútua entre colegas.

Propósito: Desenvolver diálogo e interação com a turma em uma troca de saberes.

Discuta com a turma:

  • As unidades de medida de massa são de gênero masculino, portanto, o correto é dizermos - o grama, o miligrama e o quilograma.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Desenvolva um ambiente tranquilo e colaborativo na sala, peça aos alunos que aproveitem as informações trocadas com seus colegas e voltem-se ao quadro, leia para a turma a proposta da atividade principal que envolve o sistema monetário brasileiro e a unidade de medida - massa.
  • Solicite a um aluno se o mesmo pode explicar sua maneira de solucionar o problema, discuta se alguém mais concorda, ou quer apresentar uma ideia diferente, partindo para o momento individual de resolução, seguido da conferência no quadro apresentando duas formas de resolução diferentes ao menos.
  • Esse momento favorecerá ao autoconhecimento de formas de raciocínio e a liberdade de expressão, onde o erro passa a ser construtivo.

Propósito: Levar os alunos a refletirem e expressarem suas ideias, aprendendo através de formas de pensamentos.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos quando vimos uma nova forma de resolução apresentada?
  • Como diversas resoluções contribuem para nossa expansão de raciocínio?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Aqui inicia-se o processo de construir saberes junto aos seus alunos, é o espaço que terão para relembrar o conceito de massa, de unidade de medida e dessa forma poderão desenvolver um diálogo onde o conhecimento de cada aluno torne-se expansível para a turma, com contribuições do professor, conduzindo a todos sobre a perspectiva de ensino aprendizagem mútua entre colegas.

Propósito: Desenvolver diálogo e interação com a turma em uma troca de saberes.

Discuta com a turma:

  • As unidades de medida de massa são de gênero masculino, portanto, o correto é dizermos - o grama, o miligrama e o quilograma.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Analise o percentual de crescimento da turma através das identificações de diferentes raciocínios e a partir de então repita os passos da resolução. Seria interessante também se o professor dispusesse da conta inversa para comprovar os resultados, apenas revendo a ligação entre divisão e multiplicação com os alunos.

Propósito: Analisar a cooperação e crescimento dos alunos dentro do conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Como a multiplicação e a divisão se interligam nesta resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Analise o percentual de crescimento da turma através das identificações de diferentes raciocínios e a partir de então repita os passos da resolução. Seria interessante também se o professor dispusesse da conta inversa para comprovar os resultados, apenas revendo a ligação entre divisão e multiplicação com os alunos.

Propósito: Analisar a cooperação e crescimento dos alunos dentro do conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Como a multiplicação e a divisão se interligam nesta resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Peça para alguns alunos relatarem o desenvolvimento da aula, ou seja, o que foi feito.

Ao final, dê seu parecer de contribuindo sobre os conceitos envolvidos e marque a importância de reconhecermos a operação necessária para transformar as unidades gramas, quilogramas e miligramas.

Propósito: Rever os passos da aula e conceitos apreendidos.

Discuta com a turma:

  • De qual maneira podemos lembrar como usamos a multiplicação ou a divisão para transformar as unidades de medida de massa?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Neste momento deixe os alunos lerem a proposta silenciosamente e individualmente, assim contemple os passos que serão desenvolvidos por meio de observação, afinal, é preciso que os alunos por si só efetivem seu aprendizado até então, praticando o mesmo, apenas deixe claro que eles poderão utilizar-se de qualquer forma de resolução.

Propósito: Praticar o conceito desenvolvido - sistema monetário e unidade de medida - massa.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram a um mesmo resultado? Quantas formas de resoluções diferentes temos na sala?

Materiais Complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: No momento inicial de sua aula, contemple o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo proposto, esse reconhecimento por parte do professor é de grande valia, para distinguir se há algum conceito a ser refeito, se a maioria já domina previamente o assunto ou não, o que resulta em um processo de ensino com uma análise inicial que se expandirá para a progressão de compreensão de cada aluno.

Propósito: Demonstrar a temática aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que são unidades de medida?
  • Como podemos relacionar massa ao sistema monetário brasileiro?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Envolver unidades de medida de massa em problemáticas do sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.

Recursos necessários



  • Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.

  • Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

  • Pincéis atômicos, cartolina, ou papel pardo, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, giz de cera, régua, compasso ou molde em círculo, para representar as problemáticas envolvidas na atividade complementar em cartazes, sugerindo sua realização em  grupos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Aqui inicia-se o processo de construir saberes junto aos seus alunos, é o espaço que terão para relembrar o conceito de massa, de unidade de medida e dessa forma poderão desenvolver um diálogo onde o conhecimento de cada aluno torne-se expansível para a turma, com contribuições do professor, conduzindo a todos sobre a perspectiva de ensino aprendizagem mútua entre colegas.

Propósito: Desenvolver diálogo e interação com a turma em uma troca de saberes.

Discuta com a turma:

  • As unidades de medida de massa são de gênero masculino, portanto, o correto é dizermos - o grama, o miligrama e o quilograma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Desenvolva um ambiente tranquilo e colaborativo na sala, peça aos alunos que aproveitem as informações trocadas com seus colegas e voltem-se ao quadro, leia para a turma a proposta da atividade principal que envolve o sistema monetário brasileiro e a unidade de medida - massa.
  • Solicite a um aluno se o mesmo pode explicar sua maneira de solucionar o problema, discuta se alguém mais concorda, ou quer apresentar uma ideia diferente, partindo para o momento individual de resolução, seguido da conferência no quadro apresentando duas formas de resolução diferentes ao menos.
  • Esse momento favorecerá ao autoconhecimento de formas de raciocínio e a liberdade de expressão, onde o erro passa a ser construtivo.

Propósito: Levar os alunos a refletirem e expressarem suas ideias, aprendendo através de formas de pensamentos.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos quando vimos uma nova forma de resolução apresentada?
  • Como diversas resoluções contribuem para nossa expansão de raciocínio?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Aqui inicia-se o processo de construir saberes junto aos seus alunos, é o espaço que terão para relembrar o conceito de massa, de unidade de medida e dessa forma poderão desenvolver um diálogo onde o conhecimento de cada aluno torne-se expansível para a turma, com contribuições do professor, conduzindo a todos sobre a perspectiva de ensino aprendizagem mútua entre colegas.

Propósito: Desenvolver diálogo e interação com a turma em uma troca de saberes.

Discuta com a turma:

  • As unidades de medida de massa são de gênero masculino, portanto, o correto é dizermos - o grama, o miligrama e o quilograma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Analise o percentual de crescimento da turma através das identificações de diferentes raciocínios e a partir de então repita os passos da resolução. Seria interessante também se o professor dispusesse da conta inversa para comprovar os resultados, apenas revendo a ligação entre divisão e multiplicação com os alunos.

Propósito: Analisar a cooperação e crescimento dos alunos dentro do conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Como a multiplicação e a divisão se interligam nesta resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Analise o percentual de crescimento da turma através das identificações de diferentes raciocínios e a partir de então repita os passos da resolução. Seria interessante também se o professor dispusesse da conta inversa para comprovar os resultados, apenas revendo a ligação entre divisão e multiplicação com os alunos.

Propósito: Analisar a cooperação e crescimento dos alunos dentro do conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Como a multiplicação e a divisão se interligam nesta resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Peça para alguns alunos relatarem o desenvolvimento da aula, ou seja, o que foi feito.

Ao final, dê seu parecer de contribuindo sobre os conceitos envolvidos e marque a importância de reconhecermos a operação necessária para transformar as unidades gramas, quilogramas e miligramas.

Propósito: Rever os passos da aula e conceitos apreendidos.

Discuta com a turma:

  • De qual maneira podemos lembrar como usamos a multiplicação ou a divisão para transformar as unidades de medida de massa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Neste momento deixe os alunos lerem a proposta silenciosamente e individualmente, assim contemple os passos que serão desenvolvidos por meio de observação, afinal, é preciso que os alunos por si só efetivem seu aprendizado até então, praticando o mesmo, apenas deixe claro que eles poderão utilizar-se de qualquer forma de resolução.

Propósito: Praticar o conceito desenvolvido - sistema monetário e unidade de medida - massa.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram a um mesmo resultado? Quantas formas de resoluções diferentes temos na sala?

Materiais Complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano