11090
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - De olho na imagem e nas informações!

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do fundamental sobre resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não-numéricos.

- Relacionar as imagens ao texto do problema.

- Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.

- Compreender o texto do problema, utilizando raciocínio dedutivo  para chegar à solução.

- Determinar e  representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.




Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que apresentam frases ou “premissas” que nos permitem descobrir ou “deduzir” as respostas e que “atributos” são as características que são consideradas para resolver o problema. Realize o aquecimento, logo a seguir.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica e levá-los a refletir sobre o raciocínio lógico-dedutivo e as situações em que é utilizado.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- O que faz um detetive? Como ele consegue desvendar os casos?

- Que objeto o menino segura na mão? Qual é seu nome? Para que serve?

- O trabalho do detetive é semelhante à resolução de problemas de lógica? Explique.

- Qual é a resposta do quebra-cabeça? Como você pensou para descobrir a resposta?

- Você sabe quem são Sherlock Holmes e seu ajudante Watson?

- Explique a frase: “Elementar, meu caro Watson!”

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica e levá-los a refletir sobre o raciocínio lógico-dedutivo e as situações em que é utilizado.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- O que faz um detetive? Como ele consegue desvendar os casos?

- Que objeto o menino segura na mão? Qual é seu nome? Para que serve?

- O trabalho do detetive é semelhante à resolução de problemas de lógica? Explique.

- Qual é a resposta do quebra-cabeça? Como você pensou para descobrir a resposta?

- Você sabe quem são Sherlock Holmes e seu ajudante Watson?

- Explique a frase: “Elementar, meu caro Watson!”

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Materiais Auxiliares

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito:

Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Materiais Auxiliares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito:

Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Orientação: Leia as frases do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos possam perceber que os problemas de lógica têm características próprias, são de diversos tipos e apresentam formas variadas de resolução. Chame a atenção dos alunos para a necessidade de relacionar o texto às imagens.

Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Discuta com a turma: Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar melhor seu pensamento

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que apresentam frases ou “premissas” que nos permitem descobrir ou “deduzir” as respostas e que “atributos” são as características que são consideradas para resolver o problema. Realize o aquecimento, logo a seguir.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não-numéricos.

- Relacionar as imagens ao texto do problema.

- Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.

- Compreender o texto do problema, utilizando raciocínio dedutivo  para chegar à solução.

- Determinar e  representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.



Slide Plano Aula

Propósito: Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica e levá-los a refletir sobre o raciocínio lógico-dedutivo e as situações em que é utilizado.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- O que faz um detetive? Como ele consegue desvendar os casos?

- Que objeto o menino segura na mão? Qual é seu nome? Para que serve?

- O trabalho do detetive é semelhante à resolução de problemas de lógica? Explique.

- Qual é a resposta do quebra-cabeça? Como você pensou para descobrir a resposta?

- Você sabe quem são Sherlock Holmes e seu ajudante Watson?

- Explique a frase: “Elementar, meu caro Watson!”

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Slide Plano Aula

Propósito: Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica e levá-los a refletir sobre o raciocínio lógico-dedutivo e as situações em que é utilizado.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando expressividade à leitura.

Discuta com a turma:

- O que faz um detetive? Como ele consegue desvendar os casos?

- Que objeto o menino segura na mão? Qual é seu nome? Para que serve?

- O trabalho do detetive é semelhante à resolução de problemas de lógica? Explique.

- Qual é a resposta do quebra-cabeça? Como você pensou para descobrir a resposta?

- Você sabe quem são Sherlock Holmes e seu ajudante Watson?

- Explique a frase: “Elementar, meu caro Watson!”

(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).

Materiais Auxiliares

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Propósito:

Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Materiais Auxiliares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Propósito:

Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Orientação: Leia as frases do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos possam perceber que os problemas de lógica têm características próprias, são de diversos tipos e apresentam formas variadas de resolução. Chame a atenção dos alunos para a necessidade de relacionar o texto às imagens.

Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Discuta com a turma: Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar melhor seu pensamento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano