Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_06
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento apresenta um poema aguçador que proporciona a reflexão sobre raciocínio lógico. A realização da atividade sugerida, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 3 e 4, seguindo as orientações apresentadas no plano de aula e provocar reflexões com os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, o “poema” e os questionamentos do “Discuta com a turma” apresentados no plano, via WhatsApp ou e-mail, inclusive através de áudio gravado com entonação da voz.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as situações do aquecimento, com outras atividades desse e de outros planos, forme uma sequência e faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que, possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda problema de lógica, que valoriza o pensamento matemático. Dessa forma, sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da atividade do aquecimento.
Na aula síncrona, após a explanação da atividade do aquecimento, você pode apresentar os slides 5 e 6 (um de cada vez), desafiar os alunos a ler o problema e solucioná-lo no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Encontraram a solução do problema?
- Qual estratégia utilizaram?
- Alguém pensou de maneira diferente?
De acordo com as ideias apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas e discutidas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio, identificando diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização dos raciocínios apresentados, o reconhecimento que para solucionar problemas de lógica, algumas informações precisam ser deduzidas e é importante relacionar o texto a imagem.
Pode ser oportunizada a leitura do texto apresentado na sistematização (slide 10) para maior apropriação dos conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 12 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de lógica, compreendendo que “nem tudo está escrito”.
Dessa forma, professor, utilize para trabalhar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que juntos com seus filhos, brinquem de “Detetive”, a brincadeira sugerida na “Resolução do aquecimento”.
Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles os links dos games que trabalham com lógica:
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/decoracao-de-festas/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/faca-se-a-luz/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/festa-a-fantasia/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/linha-de-pensamento/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/aha/
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.