Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não-numéricos.
- Relacionar as imagens ao texto do problema.
- Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.
- Compreender o texto do problema, utilizando raciocínio dedutivo para chegar à solução.
- Determinar e representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.
Conceito-chave
Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que apresentam frases ou “premissas” que nos permitem descobrir ou “deduzir” as respostas e que “atributos” são as características que são consideradas para resolver o problema. Realize o aquecimento, logo a seguir.
Aquecimento
Propósito: Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica e levá-los a refletir sobre o raciocínio lógico-dedutivo e as situações em que é utilizado.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando expressividade à leitura.
Discuta com a turma:
- O que faz um detetive? Como ele consegue desvendar os casos?
- Que objeto o menino segura na mão? Qual é seu nome? Para que serve?
- O trabalho do detetive é semelhante à resolução de problemas de lógica? Explique.
- Qual é a resposta do quebra-cabeça? Como você pensou para descobrir a resposta?
- Você sabe quem são Sherlock Holmes e seu ajudante Watson?
- Explique a frase: “Elementar, meu caro Watson!”
(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).
Aquecimento
Propósito: Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica e levá-los a refletir sobre o raciocínio lógico-dedutivo e as situações em que é utilizado.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando expressividade à leitura.
Discuta com a turma:
- O que faz um detetive? Como ele consegue desvendar os casos?
- Que objeto o menino segura na mão? Qual é seu nome? Para que serve?
- O trabalho do detetive é semelhante à resolução de problemas de lógica? Explique.
- Qual é a resposta do quebra-cabeça? Como você pensou para descobrir a resposta?
- Você sabe quem são Sherlock Holmes e seu ajudante Watson?
- Explique a frase: “Elementar, meu caro Watson!”
(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).
Materiais Auxiliares
Atividade principal
Propósito:
Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Materiais Auxiliares
Atividade principal
Propósito:
Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido:10 minutos.
Orientação: Leia as frases do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos possam perceber que os problemas de lógica têm características próprias, são de diversos tipos e apresentam formas variadas de resolução. Chame a atenção dos alunos para a necessidade de relacionar o texto às imagens.
Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Discuta com a turma: Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar melhor seu pensamento
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais Auxiliares