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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Comparando áreas em figuras planas diferentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Área de figuras planas

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de área;
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.
  • Explorar diferentes figuras planas comparando as medidas de superfície.
  • Calcular a área utilizando medidas padronizadas.

Conceito-chave

Área de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se figuras planas diferentes podem apresentar a mesma área que outra. Qual estratégia usar para saber se o retângulo vermelho possui a mesma área que o triângulo amarelo ou losango verde? Deixe que os alunos comentem livremente e anote as sugestões no quadro. Neste momento, permita que os alunos troquem informações com autonomia. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado.

Propósito: Fazer com que o alunos reflitam e elaborem estratégias de soluções usando os conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • É possível um quadrado ocupar a mesma medida de superfície que um retângulo ou triângulo?
  • Somente olhando para o retângulo vermelho e o losango verde é possível sabermos se ocupam a mesma área?
  • Que estratégias vocês usariam para comparar a medida de superfície ocupada pelas figuras planas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá projetar o problema ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada, comparando as medidas de superfície em figuras diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Ao resolver a primeira questão do problema acima é importante demonstrar aos alunos que embora as figuras 1 e 4 apresentem formas diferentes elas possuem a mesma medida de superfície, pois é considerado cada quadradinho como unidade de medida, sendo assim, as duas figuras apresentam a mesma quantidade, ou seja, 7 quadradinhos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar as figuras com superfícies iguais?
  • Como chegaram a esta conclusão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Esclareça aos alunos que nesta questão basta comparar a quantidade de quadradinhos de todas as figuras e logo após encontrar a que possui menor número, ocupando também a menor área.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a figura com a menor área?
  • Como chegaram a esta conclusão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Embora a questão seja diferente das anteriores por inserir a medida, demonstre aos alunos que sua solução pode ocorrer da mesma forma, contando os quadradinhos. Lembre-os que a unidade de medida desta vez é o cm², portanto a solução também deve apresentar-se da mesma forma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a medida da figura 3?
  • Vocês também resolveram esta questão da mesma forma apresentada?
  • É possível resolver esta questão de outras maneiras? Como?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Demonstre aos alunos que também é possível resolver a terceira questão usando como recurso o conceito de área para os retângulos, ou seja, multiplicando a base x altura. Oriente-os que esse processo só é possível porque o número de quadradinhos se repetem, tanto nas linhas, quanto nas colunas da malha quadriculada.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a medida da figura 3?
  • Vocês também resolveram esta questão multiplicando a base x altura?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para comparar as medidas diferentes e semelhantes.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para comparar a medida de superfície entre os cômodos de uma casa. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação ao conteúdo aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram aos resultados desta atividade?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de área;
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.
  • Explorar diferentes figuras planas comparando as medidas de superfície.
  • Calcular a área utilizando medidas padronizadas.

Conceito-chave

Área de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se figuras planas diferentes podem apresentar a mesma área que outra. Qual estratégia usar para saber se o retângulo vermelho possui a mesma área que o triângulo amarelo ou losango verde? Deixe que os alunos comentem livremente e anote as sugestões no quadro. Neste momento, permita que os alunos troquem informações com autonomia. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado.

Propósito: Fazer com que o alunos reflitam e elaborem estratégias de soluções usando os conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • É possível um quadrado ocupar a mesma medida de superfície que um retângulo ou triângulo?
  • Somente olhando para o retângulo vermelho e o losango verde é possível sabermos se ocupam a mesma área?
  • Que estratégias vocês usariam para comparar a medida de superfície ocupada pelas figuras planas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá projetar o problema ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada, comparando as medidas de superfície em figuras diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Ao resolver a primeira questão do problema acima é importante demonstrar aos alunos que embora as figuras 1 e 4 apresentem formas diferentes elas possuem a mesma medida de superfície, pois é considerado cada quadradinho como unidade de medida, sendo assim, as duas figuras apresentam a mesma quantidade, ou seja, 7 quadradinhos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar as figuras com superfícies iguais?
  • Como chegaram a esta conclusão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Esclareça aos alunos que nesta questão basta comparar a quantidade de quadradinhos de todas as figuras e logo após encontrar a que possui menor número, ocupando também a menor área.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a figura com a menor área?
  • Como chegaram a esta conclusão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Embora a questão seja diferente das anteriores por inserir a medida, demonstre aos alunos que sua solução pode ocorrer da mesma forma, contando os quadradinhos. Lembre-os que a unidade de medida desta vez é o cm², portanto a solução também deve apresentar-se da mesma forma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a medida da figura 3?
  • Vocês também resolveram esta questão da mesma forma apresentada?
  • É possível resolver esta questão de outras maneiras? Como?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
* Demonstre aos alunos que também é possível resolver a terceira questão usando como recurso o conceito de área para os retângulos, ou seja, multiplicando a base x altura. Oriente-os que esse processo só é possível porque o número de quadradinhos se repetem, tanto nas linhas, quanto nas colunas da malha quadriculada.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a medida da figura 3?
  • Vocês também resolveram esta questão multiplicando a base x altura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para comparar as medidas diferentes e semelhantes.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para comparar a medida de superfície entre os cômodos de uma casa. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação ao conteúdo aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram aos resultados desta atividade?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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