11088
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Qual é a pergunta?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre etapas da pesquisa

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa

Recursos necessários

  • Atividades impressas para o aluno (atividade principal, complementares e raio X);
  • quadro;
  • giz branco e colorido;
  • projetor multimídia;
  • notebook.

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para as crianças o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça um levantamento sobre possíveis questões que criem situações problematizadoras com sua turma e que gerem a necessidade de uma pesquisa: livros favoritos da turma; herói ou heroína favoritos; matéria estudada predileta, entre outros.

Registre na lousa as sugestões da turma e retome a situação em Discussão das soluções.

Distribua esta atividade impressa. Leia também o Guia de Intervenções.

Propósito: Refletir sobre situações que podem ser resolvidas por meio de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • De qual das três frutas consumidas pelos brasileiros você gosta mais?
  • Você já fez algum tipo de pesquisa na sua sala? Sobre o que vocês pesquisaram?

Ver pesquisa em https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2011/05/15/das-20-frutas-mais-consumidas-no-brasil-somente-3-sao-nativas/

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Que situações podem criar discussões entre os colegas em nossa turma?
  • O que podemos fazer para responder às perguntas deles?

Soluções possíveis:

As crianças podem apresentar diversas situações que envolvam a necessidade de uma pesquisa. Exemplos: livros favoritos da turma; herói ou heroína favoritos; matéria estudada predileta etc.

Dentre a mais votada em sua turma, no momento do Compartilhando Soluções, retorne a ela para que a turma possa rever os procedimentos que utilizamos para realizar uma pesquisa

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas. Distribua esta atividade impressa. Leia também o Guia de Intervenções.Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam. Atentar para a questão da pesquisa que é FRUTA PREFERIDA e não fruta que consome mais.

Discutir, escutar a opinião dos alunos e registrar no quadro a pergunta adequada a esta pesquisa: ENTRE ABACATE, ABACAXI E BANANA QUAL É A SUA FRUTA PREFERIDA?

Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Questionar os alunos: A fruta que você consome mais é a mesma coisa que a fruta que você prefere mais? A fruta que sempre tem na sua casa é a sua fruta preferida?
  • Entre as frutas pesquisadas, está a sua favorita?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: A ideia é fazer as crianças refletirem sobre possíveis resultados da pesquisa por meio de levantamento de hipóteses. É importante a apresentação de argumentos para justificar as escolhas. Neste momento, a concepção de CERTO e ERRADO não pode ser considerado como parâmetro para discussão. Os alunos precisam ter a liberdade para pensar sobre a situação e apresentar sugestões. Incentive-os a argumentarem sobre suas escolhas.

Propósito: Levantar hipóteses sobre resultados de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Por que você acha que esta vai ser a escolha da maioria? Esta também é a sua escolha?
  • E se a pesquisa fosse com adultos você acharia que o resultado seria o mesmo? Por quê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: A partir deste ponto, os dados podem ser feitos considerando a opinião de sua turma. Comente com os alunos que a pesquisa está limitada às três frutas mais consumidas no Brasil. Pode ser que entre estas frutas não se encontre a que ele prefere, mas é importante que ele escolha uma, caso você deseje discutir os resultados de sua prórpia turma.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostam destas frutas?
  • Que outras 3 frutas escolheriam?
  • Como colocariam no papel os dados que coletaram?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Faça uma reflexão com as crianças sobre as formas de registrar os dados.

Propósito: Observar organização de dados em lista

Discuta com a turma:

  • Esta é a única maneira de organizar os dados em forma de lista?
  • Que outras maneiras você organizaria?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 10).

Orientação: Deixe o slide 7 visível ou coloque a lista da votação no quadro para que as crianças possam dizer quantas crianças gostam de cada uma das frutas apresentadas. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados

Discuta com a turma:

  • Quantas crianças gostam de banana?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 10).

Orientação: Deixe o slide 7 visível ou coloque a lista da votação no quadro para que as crianças possam dizer quantas crianças gostam de cada uma das frutas apresentadas. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados

Discuta com a turma:

  • Quantas crianças gostam de maçã?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 10).

Orientação: Deixe o slide 7 visível ou coloque a lista da votação no quadro para que as crianças possam dizer quantas crianças gostam de cada uma das frutas apresentadas. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados

Discuta com a turma:

  • Quantas crianças gostam de melancia?
  • Qual a fruta favorita dessa turma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça que os alunos comentem sobre o aprendizado da aula.

Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa e levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Para uma pesquisa, qualquer pergunta serve? O que você achou da escolha de nossa pergunta?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Oriente as crianças para pensarem, individualmente, em uma pergunta que atenda a pesquisa proposta. Você pode indicar outra situação (tema de pesquisa) que esteja em maior consonância com a turma. O importante é que os alunos reflitam sobre a pergunta e as hipóteses, apresentando argumentos coerentes com a maturidade da turma. Registre as respostas no quadro e faça discussão sobre a coerência delas. Posteriormente, para valorizar as produções das crianças, pode ser feita a pesquisa na sala, utilizando perguntas elaboradas pelos mesmos, com os dados registrados em listas.

Consulte a Resolução do Raio X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito: Avaliar as aprendizagens desenvolvidas: elaboração de pergunta de pesquisa e levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta vocês pensaram para esta pesquisa?
  • Quais os resultados vocês acham que vão aparecer? Por quê?
  • Haverá diferença entre as escolhas das meninas e dos meninos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para as crianças o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa

Recursos necessários

  • Atividades impressas para o aluno (atividade principal, complementares e raio X);
  • quadro;
  • giz branco e colorido;
  • projetor multimídia;
  • notebook.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça um levantamento sobre possíveis questões que criem situações problematizadoras com sua turma e que gerem a necessidade de uma pesquisa: livros favoritos da turma; herói ou heroína favoritos; matéria estudada predileta, entre outros.

Registre na lousa as sugestões da turma e retome a situação em Discussão das soluções.

Distribua esta atividade impressa. Leia também o Guia de Intervenções.

Propósito: Refletir sobre situações que podem ser resolvidas por meio de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • De qual das três frutas consumidas pelos brasileiros você gosta mais?
  • Você já fez algum tipo de pesquisa na sua sala? Sobre o que vocês pesquisaram?

Ver pesquisa em https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2011/05/15/das-20-frutas-mais-consumidas-no-brasil-somente-3-sao-nativas/

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Que situações podem criar discussões entre os colegas em nossa turma?
  • O que podemos fazer para responder às perguntas deles?

Soluções possíveis:

As crianças podem apresentar diversas situações que envolvam a necessidade de uma pesquisa. Exemplos: livros favoritos da turma; herói ou heroína favoritos; matéria estudada predileta etc.

Dentre a mais votada em sua turma, no momento do Compartilhando Soluções, retorne a ela para que a turma possa rever os procedimentos que utilizamos para realizar uma pesquisa

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas. Distribua esta atividade impressa. Leia também o Guia de Intervenções.Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam. Atentar para a questão da pesquisa que é FRUTA PREFERIDA e não fruta que consome mais.

Discutir, escutar a opinião dos alunos e registrar no quadro a pergunta adequada a esta pesquisa: ENTRE ABACATE, ABACAXI E BANANA QUAL É A SUA FRUTA PREFERIDA?

Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Questionar os alunos: A fruta que você consome mais é a mesma coisa que a fruta que você prefere mais? A fruta que sempre tem na sua casa é a sua fruta preferida?
  • Entre as frutas pesquisadas, está a sua favorita?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: A ideia é fazer as crianças refletirem sobre possíveis resultados da pesquisa por meio de levantamento de hipóteses. É importante a apresentação de argumentos para justificar as escolhas. Neste momento, a concepção de CERTO e ERRADO não pode ser considerado como parâmetro para discussão. Os alunos precisam ter a liberdade para pensar sobre a situação e apresentar sugestões. Incentive-os a argumentarem sobre suas escolhas.

Propósito: Levantar hipóteses sobre resultados de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Por que você acha que esta vai ser a escolha da maioria? Esta também é a sua escolha?
  • E se a pesquisa fosse com adultos você acharia que o resultado seria o mesmo? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: A partir deste ponto, os dados podem ser feitos considerando a opinião de sua turma. Comente com os alunos que a pesquisa está limitada às três frutas mais consumidas no Brasil. Pode ser que entre estas frutas não se encontre a que ele prefere, mas é importante que ele escolha uma, caso você deseje discutir os resultados de sua prórpia turma.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostam destas frutas?
  • Que outras 3 frutas escolheriam?
  • Como colocariam no papel os dados que coletaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Faça uma reflexão com as crianças sobre as formas de registrar os dados.

Propósito: Observar organização de dados em lista

Discuta com a turma:

  • Esta é a única maneira de organizar os dados em forma de lista?
  • Que outras maneiras você organizaria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 10).

Orientação: Deixe o slide 7 visível ou coloque a lista da votação no quadro para que as crianças possam dizer quantas crianças gostam de cada uma das frutas apresentadas. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados

Discuta com a turma:

  • Quantas crianças gostam de banana?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 10).

Orientação: Deixe o slide 7 visível ou coloque a lista da votação no quadro para que as crianças possam dizer quantas crianças gostam de cada uma das frutas apresentadas. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados

Discuta com a turma:

  • Quantas crianças gostam de maçã?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 10).

Orientação: Deixe o slide 7 visível ou coloque a lista da votação no quadro para que as crianças possam dizer quantas crianças gostam de cada uma das frutas apresentadas. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados

Discuta com a turma:

  • Quantas crianças gostam de melancia?
  • Qual a fruta favorita dessa turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça que os alunos comentem sobre o aprendizado da aula.

Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa e levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Para uma pesquisa, qualquer pergunta serve? O que você achou da escolha de nossa pergunta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Oriente as crianças para pensarem, individualmente, em uma pergunta que atenda a pesquisa proposta. Você pode indicar outra situação (tema de pesquisa) que esteja em maior consonância com a turma. O importante é que os alunos reflitam sobre a pergunta e as hipóteses, apresentando argumentos coerentes com a maturidade da turma. Registre as respostas no quadro e faça discussão sobre a coerência delas. Posteriormente, para valorizar as produções das crianças, pode ser feita a pesquisa na sala, utilizando perguntas elaboradas pelos mesmos, com os dados registrados em listas.

Consulte a Resolução do Raio X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito: Avaliar as aprendizagens desenvolvidas: elaboração de pergunta de pesquisa e levantamento de hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta vocês pensaram para esta pesquisa?
  • Quais os resultados vocês acham que vão aparecer? Por quê?
  • Haverá diferença entre as escolhas das meninas e dos meninos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano