11087
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Arredondamento para o múltiplo da potência de 10

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Arredondar um número natural para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_07NUM04

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp,
- Opcionais:
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma videochamada de grupo pelo whatsapp e que eles terão cerca de 10 minutos para fazer a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o slide da Retomada. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento, especialmente orientações sugeridas no “Discuta com a turma”. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.

Atividade Principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, disponibilize a imagem do slide da Atividade Principal no grupo de Whatsapp ou no Google Classroom para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que resolvam o problema proposto. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como whatsapp ou Google Sala de Aula por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) ou em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Estimule-os a falarem como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes nos slides de discussão das soluções para guiar a turma. Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.

Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de email. Peça que respondam a questão e lhe devolvam o email com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_07NUM04

(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas