9570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Representação e comparação dos números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Representar e comparar os números naturais de até quatro ordens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos necessários
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão.

Recursos opcionais 
- Ábaco virtual (disponível aqui);
- Ábaco;
- Ábaco de macarrão (disponível aqui);
- Ábaco caseiro (vídeo instrucional - disponível aqui);
- Botões coloridos ou tampinhas de refrigerantes coloridas;
- Celular, computador ou tablet.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos devem efetuar a leitura da situação problema. Caso esteja em um momento de aula síncrona (no Zoom ou Google Meet), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e compartilhem hipóteses e conclusões durante a conversa.

Se não for possível realizar um momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via Whatsapp ou e-mail. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Ressaltamos que, nesse período, devido ao isolamento social de muitos lugares no Brasil, essa seria a última das opções.

Em qualquer uma das opções de aula, é interessante que os alunos tenham algum material concreto para trabalhar. Nessa situação, é utilizado um ábaco.

Você pode mostrar como fazer um ábaco caseiro em uma atividade anterior. Os alunos também podem realizar a atividade com o ábaco virtual, caso tenham acesso à internet, ou utilizar botões e tampinhas de cores diferentes empilhadas em uma folha de papel com a indicação das ordens.

Discussão das soluções
Compartilhe o que os alunos descobriram e a quais conclusões chegaram para que eles consigam escutar os outros e compartilhar estratégias.

Se a aula for síncrona, você pode compartilhar o slide e os alunos explicar as conclusões e estratégias.

Se for por WhatsApp ou e-mail, encaminhe o slide 7 por fotografia ou print com os questionamentos sobre a atividade, para que os alunos possam responder individualmente e, depois, em um momento de interação, compartilhar áudios, vídeos ou por escrito.

Guie as discussões e não ofereça as respostas.

Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo ou áudio, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, discutiram e conversaram, eles construíram uma aprendizagem que foi significativa.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Se possível, peça para usarem o ábaco virtual ou as tampinhas para resolvê-la.

Convite às famílias
As famílias são muito bem-vindas para colaborar com o aprendizado dos alunos, entretanto, devemos perceber que muitos familiares podem estar ocupados com outros afazeres, além de não serem professores de matemática. Estimule que os alunos compartilhem a situação problema com a família para ouvirem diferentes estratégias e soluções. Dessa forma, eles podem confrontar com as próprias estratégias e soluções.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_01NUM03

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas