9570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Representação e comparação dos números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Representar e comparar os números naturais de até quatro ordens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos

Representar e comparar os números naturais de até quatro ordens.

Conceito-chave

Números até a quarta ordem.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, colocando as crianças como protagonistas. Com a observação da quantidade e das cores das bolinhas, esperamos que o aluno analise e forme números até a ordem das centenas respeitando as regras do sistema de numeração decimal. É muito importante que você faça uma lista no quadro de todas os números encontrados.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. Analisar a quantidade e cores das bolinhas para formar números representando às regras do sistema de numeração decimal. Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para preencher o Quadro Valor Lugar?
  • Poderia me contar por onde você começou a preencher o Quadro Valor Lugar?
  • Você acha que poderia ter outra forma de preencher o Quadro Valor Lugar? Como?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. Analisar a quantidade e cores das bolinhas para formar números representando às regras do sistema de numeração decimal. Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Analise as analogias que o aluno faz quanto as cores e a posição que as colocará. A ideia desse exercício é de que o aluno seja o protagonista e escolha qual número vai querer formar usando o desenvolvimento das suas habilidades como a observação, levantamento de hipóteses, reflexão, argumentação e organização. No momento da discussão com a turma serão comparados os resultados em um painel. Distribua folhas com o desenho do ábaco de pinos para que os alunos desenhem as bolinhas e formem os números. Se achar melhor pode formar duplas para esse exercício.

Propósito: Organizar e completar as bolinhas no ábaco com atenção ao valor posicional que representa cada cor.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Para obter outros exemplos de exercícios de aprendizado de ordenação e comparação de números você pode acessar https://novaescola.org.br/conteudo/5785/comparando-valores-numericos e fazer ajustes necessários para a atividades do 3º ano.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está nos slides ‘painel de soluções’. Nesse momento promova o desafio de os alunos andarem pela sala para verificar se algum colega descobriu o mesmo número que o seu.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e representações dos alunos antes de mostrar o quadro com todos os números possíveis.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discuta com a turma:

  • Quem representou esses números no ábaco?
  • Será que é possível formarmos mais números? Quantos?
  • Alguém achou mais de uma solução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e representações dos alunos antes de mostrar o quadro com todos os números possíveis. Faça um gráfico no quadro contando quantos alunos que por exemplo encontraram o número ‘1 234’. Exemplo: O número 1 234 foi representado por cinco alunos (fazendo barras no quadro como forma de representação de um gráfico).

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discuta com a turma:

  • Quem representou esses números no ábaco?
  • Será que é possível formarmos mais números? Quantos?
  • Alguém achou mais de uma solução?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática) para se atentarem que os números deverão ter 4 (quatro) ordens e 2 (duas) classes. A professora deverá sinalizar o tempo de início e fim da atividade. No decorrer do tempo, a professora deverá circular pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem do sistema de numeração decimal até a quarta ordem comparando, ordenando e percebendo regularidades nos algarismos para formar números.

Discuta com a turma:

  • Alguém colocou o zero (0) como primeiro algarismo (na ordem da centena ou unidade de milhar)?

(Conversem sobre os valores dos algarismos na posição do número. Use a

resposta dos alunos e deixe que eles tomem as conclusões.)

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos

Representar e comparar os números naturais de até quatro ordens.

Conceito-chave

Números até a quarta ordem.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, colocando as crianças como protagonistas. Com a observação da quantidade e das cores das bolinhas, esperamos que o aluno analise e forme números até a ordem das centenas respeitando as regras do sistema de numeração decimal. É muito importante que você faça uma lista no quadro de todas os números encontrados.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. Analisar a quantidade e cores das bolinhas para formar números representando às regras do sistema de numeração decimal. Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para preencher o Quadro Valor Lugar?
  • Poderia me contar por onde você começou a preencher o Quadro Valor Lugar?
  • Você acha que poderia ter outra forma de preencher o Quadro Valor Lugar? Como?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. Analisar a quantidade e cores das bolinhas para formar números representando às regras do sistema de numeração decimal. Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Analise as analogias que o aluno faz quanto as cores e a posição que as colocará. A ideia desse exercício é de que o aluno seja o protagonista e escolha qual número vai querer formar usando o desenvolvimento das suas habilidades como a observação, levantamento de hipóteses, reflexão, argumentação e organização. No momento da discussão com a turma serão comparados os resultados em um painel. Distribua folhas com o desenho do ábaco de pinos para que os alunos desenhem as bolinhas e formem os números. Se achar melhor pode formar duplas para esse exercício.

Propósito: Organizar e completar as bolinhas no ábaco com atenção ao valor posicional que representa cada cor.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Para obter outros exemplos de exercícios de aprendizado de ordenação e comparação de números você pode acessar https://novaescola.org.br/conteudo/5785/comparando-valores-numericos e fazer ajustes necessários para a atividades do 3º ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está nos slides ‘painel de soluções’. Nesse momento promova o desafio de os alunos andarem pela sala para verificar se algum colega descobriu o mesmo número que o seu.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e representações dos alunos antes de mostrar o quadro com todos os números possíveis.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discuta com a turma:

  • Quem representou esses números no ábaco?
  • Será que é possível formarmos mais números? Quantos?
  • Alguém achou mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e representações dos alunos antes de mostrar o quadro com todos os números possíveis. Faça um gráfico no quadro contando quantos alunos que por exemplo encontraram o número ‘1 234’. Exemplo: O número 1 234 foi representado por cinco alunos (fazendo barras no quadro como forma de representação de um gráfico).

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discuta com a turma:

  • Quem representou esses números no ábaco?
  • Será que é possível formarmos mais números? Quantos?
  • Alguém achou mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática) para se atentarem que os números deverão ter 4 (quatro) ordens e 2 (duas) classes. A professora deverá sinalizar o tempo de início e fim da atividade. No decorrer do tempo, a professora deverá circular pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem do sistema de numeração decimal até a quarta ordem comparando, ordenando e percebendo regularidades nos algarismos para formar números.

Discuta com a turma:

  • Alguém colocou o zero (0) como primeiro algarismo (na ordem da centena ou unidade de milhar)?

(Conversem sobre os valores dos algarismos na posição do número. Use a

resposta dos alunos e deixe que eles tomem as conclusões.)

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano