Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_23GRM04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções.
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio e até conversar com algum familiar sobre a questão proposta. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Sugerimos que as imagens dos slides ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ysXTucBgUPfBpHQMTscCFGTJ7ckRCuDcfJwJ2WV7zr3fFkZ5e6MHREjB6CJf/ativaula-mat5-23grm04.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Professor, segue uma sugestão de abordagem que pode ser utilizada na aula: https://www.youtube.com/watch?v=4pOKvLD45KE -
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as etapas.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre as diferenças entre capacidade e volume. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula. Sugerimos também que compartilhe o vídeo “Qual a diferença entre capacidade e volume?”, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=bzO9ZVXQiIc.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre volume, capacidade e deslocamento de litros. Proponha que eles façam a experiência de colocar água em um recipiente cúbico ou em formato de paralelepípedo e analisarem se quando colocarem diferentes objetos, como utensílios domésticos, vegetais, etc, eles vão afundar e no caso de afundar o quão vão deslocar a água.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_23GRM04
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes