11086
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Entra volume, sai capacidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Correspondência entre volume e capacidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_23GRM04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções.

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio e até conversar com algum familiar sobre a questão proposta. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Sugerimos que as imagens dos slides ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ysXTucBgUPfBpHQMTscCFGTJ7ckRCuDcfJwJ2WV7zr3fFkZ5e6MHREjB6CJf/ativaula-mat5-23grm04.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Professor, segue uma sugestão de abordagem que pode ser utilizada na aula: https://www.youtube.com/watch?v=4pOKvLD45KE     - 

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundí-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as etapas.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre as diferenças entre capacidade e volume. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula. Sugerimos também que compartilhe o vídeo “Qual a diferença entre capacidade e volume?”, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=bzO9ZVXQiIc.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre volume, capacidade e deslocamento de litros. Proponha que eles façam a experiência de colocar água em um recipiente cúbico ou em formato de paralelepípeto e analisarem se quando colocarem diferentes objetos, como utensílios domésticos, vegetais,... se eles vão afundar e no caso de afundar o quão vão descolar a água.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_23GRM04

(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas