Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Os alunos irão relembrar que existe uma relação de correspondência entre volume e capacidade. Permita que discutam sobre o que mede o volume e o que mede a capacidade e qual o significado dessas medidas. Assim, se recordarão que o volume mede (em m³, dm³, cm³, por exemplo) o espaço ocupado por um objeto e que a capacidade mede a quantidade de substância que um recipiente é capaz de comportar (em litros, mL, por exemplo). Leve-os a compreender que as únicas informações disponíveis na situação são as medidas das dimensões de um recipiente em forma de paralelepípedo retangular. No entanto, leve-os a recordar como medir o volume, multiplicando o valor das dimensões e permita que realizem correspondência entre volume e capacidade se recordando que 1 dm³ é igual a 1 litro.
Propósito: Relembrar a relação de correspondência entre dm³ e litros.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram o que o volume mede?
- E o que mede a capacidade?
- O que significa dizer, por exemplo, que um objeto tem 3 metros cúbicos de volume?
- E o que significa dizer que na caixa de suco tem 1 litro dessa bebida?
- Quais são as informações que temos disponíveis no problema? Como podemos solucioná-lo utilizando tais informações?
- Como podemos calcular o volume desse recipiente?
- E como faremos para calcular sua capacidade?
- O que o volume do recipiente tem a ver com sua capacidade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Estamos diante de uma questão que apresentará alternativas para o aluno poder chegar à solução do problema. Portanto, alguns alunos podem escolher aleatoriamente um das alternativas ou utilizar um critério não matemático chegando ou não em uma solução correta. Permita que discutam um com o outro sobre a questão e, caso perceba a não utilização de critérios matemáticos, questione-os sobre os riscos de não utilizá-los.
Propósito: Provocar o esforço produtivo no sentido de pensarem sobre o deslocamento de água como forma de estabelecer relação entre volume e capacidade.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Priorize esse momento como oportunidade para troca de experiências no sentido de organizar a turma para que a atividade seja realizada em duplas ou trios. Os alunos precisam perceber que, ao adicionar um novo objeto no aquário, uma quantidade de água será subtraída desse recipiente e que essa quantidade representa o volume ocupado pelo objeto. Deixe que pensem, conjecturem, errem e reflitam sobre os erros.
Propósito: Provocar o esforço produtivo no sentido de pensarem sobre o deslocamento de água como forma de estabelecer relação entre volume e capacidade.
Discuta com a turma:
- Luiz pode escolher qualquer enfeite?
- Em quais critérios ele precisa pensar na hora de escolher o enfeite?
- Quais as possíveis consequências caso escolha o enfeite errado?
- Que dados matemáticos poderão ser utilizados para se chegar à escolha correta?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Primeiramente, permita que os alunos analisem as informações que julgaram ser importantes para solucionar as questões. Leve-os a contrastar suas anotações com essas apresentadas no slide.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Lembre-os que o cálculo do volume do cubo e do paralelepípedo retangular pode se dá pela multiplicação de suas dimensões. Permita que percebam que haverá a necessidade de um esforço produtivo no sentido de ampliar os conhecimentos anteriores devido às dimensões apresentarem medidas em centímetros. Desse modo, poderão transformar essas medidas e decímetros para comparar diretamente dm³ e litros ou poderá seguir utilizando as medidas em centímetros devendo descobrir a correspondência entre cm³ e ml.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- Que estratégia podemos utilizar para medir o volume desse enfeite?
- O que já sabemos quanto à equivalência entre volume e capacidade?
- Esse volume será dado em centímetros cúbicos, mas que medida de capacidade equivale ao cm³?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Nesse slide, os alunos terão a oportunidade de construir a compreensão de que o cm³ equivale ao ml. Portanto, a ideia é que percebam que 1 dm³ é igual a 1 000 cm³, que 1 litro é igual a 1 000 ml e que essa correspondência os levem a equiparar o cm³ ao ml.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- 1 dm é igual a quantos centímetros?
- Quais serão então as medidas das dimensões de um cubo de aresta igual a 1 dm se transformarmos esse valor para centímetros?
- O volume será dado em que tipo de medida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Eles precisam transferir as conclusões realizadas no trabalho com o cubo para a situação analisada. Portanto, precisam perceber que, se 1 cm³ é igual a 1 ml, basta, para cada enfeite, transformar a quantidade dada em cm³ para a mesma quantidade em ml, em uma correspondência de 1 para 1.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Eles precisam transferir as conclusões realizadas no trabalho com o cubo para a situação analisada. Portanto, precisam perceber que, se 1 cm³ é igual a 1 ml, basta, para cada enfeite, transformar a quantidade dada em cm³ para a mesma quantidade em ml, em uma correspondência de 1 para 1.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- Pensando na estratégia utilizada anteriormente, como podemos determinar as dimensões desse segundo empilhamento?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Eles precisam transferir as conclusões realizadas no trabalho com o cubo para a situação analisada. Portanto, precisam perceber que, se 1 cm³ é igual a 1 ml, basta, para cada enfeite, transformar a quantidade dada em cm³ para a mesma quantidade em ml, em uma correspondência de 1 para 1.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Nesse slide, os alunos podem comparar a capacidade de água deslocada em cada escolha. Retome o critério principal a ser utilizado para escolha do enfeite, ou seja, que ele não pode representar a diminuição de mais de 500 ml de água no aquário.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- Qual será a capacidade de água deslocada em cada escolha?
- Qual critério Luiz deve seguir para escolher o enfeite?
- Segundo esse critério, qual enfeite não pode ser escolhido? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.
Propósito: Concluir a aula resumindo os conhecimentos produzidos.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Individualmente, os alunos irão relacionar o problema apresentado ao problema trabalhado durante a aula. Desse modo, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam a relação de correspondência entre o volume de um objeto e a quantidade de água deslocada de um recipiente.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse a resolução dessa atividade.
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar