11084
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Você sabe fazer listas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre introdução à pesquisa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_24PES01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Google Documentos, Google Apresentações, Google Planilhas, YouTube, Google Formulários, e-mail.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Aquecimento
O professor pode fazer uso de boas perguntas para incentivar os alunos a pensarem sobre o tema. Isso pode ser feito em atividade impressa ou de maneira síncrona usando o Google Meet, propondo aos alunos que discutam entre eles o que é importante em uma pesquisa. A síntese das respostas pode ser disponibilizada para eles em forma de vídeo via YouTube, com o professor comentando e listando o que a turma disse em videoconferência ou gerando uma síntese de texto a ser enviada de maneira impressa para os alunos, caso eles não tenham acesso à internet.

Atividade principal
A atividade pode ser proposta em folha impressa, contendo a lista dos alunos com os respectivos tipos de cabelo, ou ainda disponibilizados em um arquivo via Google Documentos para que os alunos conheçam a lista completa.
A indicação de resolução proposta para Fernanda, tanto o destaque do nome quanto a criação da lista) podem ser feitos no próprio Google Documentos.
No caso de uso dos recursos digitais o professor pode ainda propor aos alunos o uso do Google Planilhas, caso eles tenham acesso e conhecimento da ferramenta, para organizarem suas tabelas da maneira que preferirem (o que pode ser feito também via Google Documentos).

Discussão das soluções
O professor pode selecionar entre as resoluções, digitais ou físicas, as que ele identificou como sendo mais importantes para o desenvolvimento da habilidade em questão. Caso tenha alguma resolução que o professor considere crucial, mas que não foi produzida pela turma, é possível incluí-la para que a discussão sobre as resoluções possa acontecer. Destaque boas perguntas sobre as resoluções, comparando-as e solicitando explicações por parte dos alunos. Eles podem dar a devolutiva usando as folhas da atividade ou criando um arquivo via Google Documentos (no caso do uso de recurso digital, o professor pode apresentar as resoluções para discussão usando o Google Apresentações).

Sistematização
Grave um breve vídeo via YouTube para que os alunos consigam refletir sobre os conceitos estudados nesta aula. Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode apresentar essa sistematização em folha impressa, junto com as solicitações da próxima etapa (Encerramento).

Encerramento
Proponha à turma que redija uma carta a um colega, como se ele tivesse chegado à escola após o desenvolvimento desta aula, pedindo que os alunos expliquem detalhadamente o que aprenderam, para que o suposto colega possa aprender com eles também. Essa carta pode ser física ou um e-mail.

Raio X
Peça aos alunos para criarem uma pesquisa com os integrantes de sua família que eles conseguirem contato, seja em casa ou por telefone/mensagens, sobre o animal preferido deles. Proponha um registro escrito ou usando recursos digitais (Google Documentos ou Google Planilhas) para envio ao professor. Complemente a atividade solicitando que os próprios alunos respondam qual o animal preferido deles (via papel ou via Google Formulários).
Ao final, você pode socializar com a turma o resultado da pesquisa obtido a partir das respostas dadas.

Convite às famílias
Convide a família a trabalhar junto com o aluno na produção da carta proposta na etapa de Encerramento. Além disso, o apoio e o auxílio na etapa de Raio-X para elaboração da pesquisa sobre o animal preferido será de grande importância.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT2_24PES01

(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas