Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kelly Cristina Moreira
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.
Conceito-chave
Introdução à pesquisa
Lista de conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Recursos necessários
- Atividades impressas para o aluno;
- quadro;
- giz branco e colorido;
- projetor multimídia;
- notebook.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia, escreva no quadro ou projete o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa? Já participaram de uma?
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete o slide e discuta com a turma sobre o que é uma pesquisa, avaliando as compreensões das crianças acerca das formas que possibilitam saber a opinião das pessoas sobre um determinado assunto. Faça anotações das respostas dos alunos. Posteriormente, estes dados podem ser resgatados nas discussões de soluções das atividades posteriores.
Propósito: Discutir sobre o que é uma pesquisa e sobre possíveis formas de fazê-la
Discuta com a turma:
- Felipe gostaria de saber os times dos colegas da sala, que outros assuntos podem ser descobertos numa pesquisa?
- De que forma Felipe pode realizar a pesquisa com seus colegas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Coloque a lista proposta no quadro e peça para que duas crianças destaquem meninas com cabelos cacheados e meninos com cabelos lisos.
Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- Você escolheria outra maneira, além de colorir, para destacar as crianças com cabelos cacheados e lisos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Apresente a listagem inicial com os nomes dos alunos e os tipos de cabelos e complete coletivamente o quadro com a ajuda das crianças. Em seguida faça as contagens.
Propósito: Organização de listas por atributo
Discuta com a turma:
- Tem mais crianças com qual tipo de cabelo?
- Como vocês acharam mais fácil visualizar os dados: na listagem com o nome da criança e seu cabelo ou na listagem feita na tabela? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Antes de apresentar este slide, peça para que as duplas realizem as contagens. E discuta sobre em qual das representações se torna mais fácil localizar as informações solicitadas.
Propósito: Discutir os resultados e soluções
Discuta com a turma:
- Na sua contagem estes foram os resultados?
- Em qual representação ficou mais fácil encontrar as respostas? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Destaque quais foram os questionamentos feitos. O que Fernanda fez para esclarecer sua dúvida?
Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.
Propósito: Sintetizar os conceitos desenvolvidos na aula
Discuta com a turma:
- Para que serve uma lista em uma pesquisa? Ela facilita a localização de informação?
- Se não fosse feita a lista e tivéssemos que lembrar dos resultados de todo mundo, seria fácil responder as indagações Fernanda?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre a utilização de listas para organização de dados.
Discuta com a turma:
- Todos conseguiram compreender qual o objetivo ou o porquê de fazermos uma pesquisa?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Distribua o Raio X Impresso. Leia o enunciado com a turma e escreva no quadro três animais preferidos pelas crianças. Peça para que elas escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. Faça alguns combinados como, por exemplo, escolher apenas UM animal de estimação favorito. Como sugestão, as crianças podem verificar que animal de estimação é o preferido entre as meninas e entre os meninos. Consulte a Resolução do Raio X, Atividades Complementares e suas Resoluções.
Propósito: Realizar coleta de dados. Organizar e representar os dados em listas.
Discuta com a turma:
- Qual o animal de estimação preferido pelas meninas? E pelos meninos?
Materiais complementares para impressão: