11084
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Você sabe fazer listas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre introdução à pesquisa

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.

Conceito-chave

Introdução à pesquisa

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Recursos necessários

- Atividades impressas para o aluno;

- quadro;

- giz branco e colorido;

- projetor multimídia;

- notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia, escreva no quadro ou projete o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa? Já participaram de uma?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide e discuta com a turma sobre o que é uma pesquisa, avaliando as compreensões das crianças acerca das formas que possibilitam saber a opinião das pessoas sobre um determinado assunto. Faça anotações das respostas dos alunos. Posteriormente, estes dados podem ser resgatados nas discussões de soluções das atividades posteriores.

Propósito: Discutir sobre o que é uma pesquisa e sobre possíveis formas de fazê-la

Discuta com a turma:

  • Felipe gostaria de saber os times dos colegas da sala, que outros assuntos podem ser descobertos numa pesquisa?
  • De que forma Felipe pode realizar a pesquisa com seus colegas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Coloque a lista proposta no quadro e peça para que duas crianças destaquem meninas com cabelos cacheados e meninos com cabelos lisos.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Você escolheria outra maneira, além de colorir, para destacar as crianças com cabelos cacheados e lisos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Apresente a listagem inicial com os nomes dos alunos e os tipos de cabelos e complete coletivamente o quadro com a ajuda das crianças. Em seguida faça as contagens.

Propósito: Organização de listas por atributo

Discuta com a turma:

  • Tem mais crianças com qual tipo de cabelo?
  • Como vocês acharam mais fácil visualizar os dados: na listagem com o nome da criança e seu cabelo ou na listagem feita na tabela? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Antes de apresentar este slide, peça para que as duplas realizem as contagens. E discuta sobre em qual das representações se torna mais fácil localizar as informações solicitadas.

Propósito: Discutir os resultados e soluções

Discuta com a turma:

  • Na sua contagem estes foram os resultados?
  • Em qual representação ficou mais fácil encontrar as respostas? Por quê?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Destaque quais foram os questionamentos feitos. O que Fernanda fez para esclarecer sua dúvida?

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Sintetizar os conceitos desenvolvidos na aula

Discuta com a turma:

  • Para que serve uma lista em uma pesquisa? Ela facilita a localização de informação?
  • Se não fosse feita a lista e tivéssemos que lembrar dos resultados de todo mundo, seria fácil responder as indagações Fernanda?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de listas para organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Todos conseguiram compreender qual o objetivo ou o porquê de fazermos uma pesquisa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Distribua o Raio X Impresso. Leia o enunciado com a turma e escreva no quadro três animais preferidos pelas crianças. Peça para que elas escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. Faça alguns combinados como, por exemplo, escolher apenas UM animal de estimação favorito. Como sugestão, as crianças podem verificar que animal de estimação é o preferido entre as meninas e entre os meninos. Consulte a Resolução do Raio X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito: Realizar coleta de dados. Organizar e representar os dados em listas.

Discuta com a turma:

  • Qual o animal de estimação preferido pelas meninas? E pelos meninos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia, escreva no quadro ou projete o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa? Já participaram de uma?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.

Conceito-chave

Introdução à pesquisa

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Recursos necessários

- Atividades impressas para o aluno;

- quadro;

- giz branco e colorido;

- projetor multimídia;

- notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide e discuta com a turma sobre o que é uma pesquisa, avaliando as compreensões das crianças acerca das formas que possibilitam saber a opinião das pessoas sobre um determinado assunto. Faça anotações das respostas dos alunos. Posteriormente, estes dados podem ser resgatados nas discussões de soluções das atividades posteriores.

Propósito: Discutir sobre o que é uma pesquisa e sobre possíveis formas de fazê-la

Discuta com a turma:

  • Felipe gostaria de saber os times dos colegas da sala, que outros assuntos podem ser descobertos numa pesquisa?
  • De que forma Felipe pode realizar a pesquisa com seus colegas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.

A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.

Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.

Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista

Discuta com a turma:

  • Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
  • E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
  • Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Coloque a lista proposta no quadro e peça para que duas crianças destaquem meninas com cabelos cacheados e meninos com cabelos lisos.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Você escolheria outra maneira, além de colorir, para destacar as crianças com cabelos cacheados e lisos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Apresente a listagem inicial com os nomes dos alunos e os tipos de cabelos e complete coletivamente o quadro com a ajuda das crianças. Em seguida faça as contagens.

Propósito: Organização de listas por atributo

Discuta com a turma:

  • Tem mais crianças com qual tipo de cabelo?
  • Como vocês acharam mais fácil visualizar os dados: na listagem com o nome da criança e seu cabelo ou na listagem feita na tabela? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Antes de apresentar este slide, peça para que as duplas realizem as contagens. E discuta sobre em qual das representações se torna mais fácil localizar as informações solicitadas.

Propósito: Discutir os resultados e soluções

Discuta com a turma:

  • Na sua contagem estes foram os resultados?
  • Em qual representação ficou mais fácil encontrar as respostas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Destaque quais foram os questionamentos feitos. O que Fernanda fez para esclarecer sua dúvida?

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Sintetizar os conceitos desenvolvidos na aula

Discuta com a turma:

  • Para que serve uma lista em uma pesquisa? Ela facilita a localização de informação?
  • Se não fosse feita a lista e tivéssemos que lembrar dos resultados de todo mundo, seria fácil responder as indagações Fernanda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de listas para organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Todos conseguiram compreender qual o objetivo ou o porquê de fazermos uma pesquisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Distribua o Raio X Impresso. Leia o enunciado com a turma e escreva no quadro três animais preferidos pelas crianças. Peça para que elas escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. Faça alguns combinados como, por exemplo, escolher apenas UM animal de estimação favorito. Como sugestão, as crianças podem verificar que animal de estimação é o preferido entre as meninas e entre os meninos. Consulte a Resolução do Raio X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito: Realizar coleta de dados. Organizar e representar os dados em listas.

Discuta com a turma:

  • Qual o animal de estimação preferido pelas meninas? E pelos meninos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano