11080
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Tudo que é demais… Situação-problema com excesso de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre resolução de problemas com excesso de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_25RDP_02

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais:- Atividades impressas;
                 -Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Atividade principal
A atividade principal aborda situação problema com excesso de informações. Dessa forma, a realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 4, 5, 6, 7 e 8 (um de cada vez), solicitando uma leitura coletiva e proporcionando uma roda de conversa, provocando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”. Importante possibilitar nesse momento, que os alunos percebam o excesso de informações apresentadas e as condições de compra estabelecidas no problema.
Após essa análise coletiva, solicite que os alunos solucionem o problema no caderno por meio de ilustrações, esquemas, cálculos, mobilizando os conhecimentos que já possuem.
Importante nesse momento de resolução, deixar na tela do slide 6, fixa, visto que apresenta a tabela de preços, necessária para a resolução. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
     - Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
     - Tinha alguma condições de compra estabelecidas no problema?
     - Para solucionar o problema você utilizou todas as informações apresentadas?
     - Quais informações que são relevantes para a solução do problema?
     - Temos apenas uma solução possível?
     - Já apresentaram todas as possibilidades de resolução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4, 5, 6, 7 e 8, juntamente com os questionamentos e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha outras atividades desse e de outros planos que juntamente com essa, apresentada nos slides 4, 5, 6, 7 e 8, forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Vale destacar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
A Discussão da solução apresentada no plano pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na atividade principal.
Na aula síncrona, concluindo as resoluções do problema no caderno, importante criar um momento de socialização e discussão, oportunizando a explicação das resoluções. Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução. Você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamento sugeridos no “Discuta com a turma”.

Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (slides 10, 11 e 12), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados na atividade.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas que apresentam excesso de informação no enunciado, e que apresentam várias soluções possíveis. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão da mesma.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula sobre os problemas com excesso de informação no enunciado.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.

 

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT3_25RDP02

(EF03MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas