11079
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Salto em distância, marcando centésimos na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Dividir um inteiro em partes iguais, utilizando a reta numerada

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivo específico

Dividir um inteiro em partes iguais, utilizando a reta numerada.



Conceito-chave

Introduzir a ideia de dividir um inteiro em partes iguais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Giz ou papel pardo;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor;
  • régua.


Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Levantar questionamentos sobre a reta numerada e tipos de retas existentes.

Discuta com a turma:

  • 1 centímetro corresponde a que parte do metro?
  • Como podemos transformar essa medida em fração?
  • Você consegue representar 23 cm em forma de decimais? E de fração?
  • Qual é o denominador dessa fração? Por quê?
  • Você sabe quantos metros têm em 100 cm?
  • Como representamos essa medida?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Divida a turma em pequenos grupos. Oriente os alunos a confeccionarem uma reta numerada, que pode ser feita em papel ou com giz no chão. É importante que observem com o intervalo de 0 a 1 metro e utilizem uma fita métrica, metro ou trena para desenhá-la, sendo assim, trabalhe com números decimais, como, 0,52m = 52 cm ou 0,65 m = 65 cm, pois estamos trabalhando com unidades menores que 1metro.

Professor, você também poderá optar por utilizar uma fita métrica para cada grupo, assim não desenharão a reta, mas utilizarão a fita métrica para marcar a distância alcançada por cada aluno, levando em consideração a distância de 1 metro. Se assim optar, compare com os alunos as medidas 0,52m e 52 cm, por exemplo, levando-os a perceberem que se trata do mesmo intervalo.

Após essa etapa, os alunos formarão uma fila e decidirão quem irá começar o jogo. Cada aluno na sua vez deverá saltar o mais longe que conseguir, se a reta tiver sido feita em papel ou se utilizarem a fita métrica, os alunos pularão ao lado da reta, se tiver sido feita com giz poderão pular sobre a reta. Cada aluno deverá anotar a distância alcançada por ele e pelos colegas. Ganhará a partida quem saltar mais longe.

Propósito: Pensar nas possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Você já brincou de salto em distância?
  • Como seu grupo decidiu confeccionar a reta?
  • Encontraram dificuldades? Quais?
  • Como o grupo anotou a distância saltada pelo colega?
  • Que medida usaram?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar para o professor:

  • Reta numérica

http://escolakids.uol.com.br/reta-numerica.htm

  • O que é reta numérica

http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-reta-numerica.htm

  • Frações em uma reta numérica

https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-fractions-on-the-number-line/v/fractions-on-a-number-line

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente os alunos a desenharem uma reta numerada no caderno, depois marcar a distância alcançada por todos do grupo em forma de fração. Observe se eles irão dividir a reta em partes iguais. Identifique e anote as dificuldades que alguns alunos podem encontrar.

Propósito: Pensar nas possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou dificuldades para desenhar uma reta?
  • O que precisamos observar quando desenhamos uma reta numérica?
  • Alguém encontrou dificuldades para marcar as distâncias alcançadas por cada aluno do grupo?
  • Alguém gostaria de compartilhar como fez para superar as dificuldades?
  • Como fazemos para desenhar uma reta corretamente?
  • Como podemos errar ao desenhar uma reta numerada?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para montar a reta numerada?
  • Vocês encontraram apenas uma maneira de desenhar a reta?
  • Quais possibilidades podemos encontrar para desenhar uma mesma reta?
  • Como o grupo decidiu quem ganhou?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para montar a reta numerada?
  • Vocês encontraram apenas uma maneira de desenhar a reta?
  • Quais possibilidades podemos encontrar para desenhar uma mesma reta?
  • Como o grupo decidiu quem ganhou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 10 minutos.
  • Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
  • Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Materiais complementares:


Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivo específico

Dividir um inteiro em partes iguais, utilizando a reta numerada.



Conceito-chave

Introduzir a ideia de dividir um inteiro em partes iguais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Giz ou papel pardo;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor;
  • régua.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Levantar questionamentos sobre a reta numerada e tipos de retas existentes.

Discuta com a turma:

  • 1 centímetro corresponde a que parte do metro?
  • Como podemos transformar essa medida em fração?
  • Você consegue representar 23 cm em forma de decimais? E de fração?
  • Qual é o denominador dessa fração? Por quê?
  • Você sabe quantos metros têm em 100 cm?
  • Como representamos essa medida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Divida a turma em pequenos grupos. Oriente os alunos a confeccionarem uma reta numerada, que pode ser feita em papel ou com giz no chão. É importante que observem com o intervalo de 0 a 1 metro e utilizem uma fita métrica, metro ou trena para desenhá-la, sendo assim, trabalhe com números decimais, como, 0,52m = 52 cm ou 0,65 m = 65 cm, pois estamos trabalhando com unidades menores que 1metro.

Professor, você também poderá optar por utilizar uma fita métrica para cada grupo, assim não desenharão a reta, mas utilizarão a fita métrica para marcar a distância alcançada por cada aluno, levando em consideração a distância de 1 metro. Se assim optar, compare com os alunos as medidas 0,52m e 52 cm, por exemplo, levando-os a perceberem que se trata do mesmo intervalo.

Após essa etapa, os alunos formarão uma fila e decidirão quem irá começar o jogo. Cada aluno na sua vez deverá saltar o mais longe que conseguir, se a reta tiver sido feita em papel ou se utilizarem a fita métrica, os alunos pularão ao lado da reta, se tiver sido feita com giz poderão pular sobre a reta. Cada aluno deverá anotar a distância alcançada por ele e pelos colegas. Ganhará a partida quem saltar mais longe.

Propósito: Pensar nas possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Você já brincou de salto em distância?
  • Como seu grupo decidiu confeccionar a reta?
  • Encontraram dificuldades? Quais?
  • Como o grupo anotou a distância saltada pelo colega?
  • Que medida usaram?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar para o professor:

  • Reta numérica

http://escolakids.uol.com.br/reta-numerica.htm

  • O que é reta numérica

http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-reta-numerica.htm

  • Frações em uma reta numérica

https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-fractions-on-the-number-line/v/fractions-on-a-number-line

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente os alunos a desenharem uma reta numerada no caderno, depois marcar a distância alcançada por todos do grupo em forma de fração. Observe se eles irão dividir a reta em partes iguais. Identifique e anote as dificuldades que alguns alunos podem encontrar.

Propósito: Pensar nas possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou dificuldades para desenhar uma reta?
  • O que precisamos observar quando desenhamos uma reta numérica?
  • Alguém encontrou dificuldades para marcar as distâncias alcançadas por cada aluno do grupo?
  • Alguém gostaria de compartilhar como fez para superar as dificuldades?
  • Como fazemos para desenhar uma reta corretamente?
  • Como podemos errar ao desenhar uma reta numerada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para montar a reta numerada?
  • Vocês encontraram apenas uma maneira de desenhar a reta?
  • Quais possibilidades podemos encontrar para desenhar uma mesma reta?
  • Como o grupo decidiu quem ganhou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para montar a reta numerada?
  • Vocês encontraram apenas uma maneira de desenhar a reta?
  • Quais possibilidades podemos encontrar para desenhar uma mesma reta?
  • Como o grupo decidiu quem ganhou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 10 minutos.
  • Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
  • Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Materiais complementares:


Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano