9569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Comparar e ordenar números de até quatro ordens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos necessários
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão.

Recursos opcionais
Jogo do castelo (disponível aqui);
Jogo Completando os números (disponível aqui);
Celular, computador ou tablet.

Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos devem ter acesso à tabela dos números de 1000 a 1095, com os números desaparecidos que constam na atividade. Caso você tenha acesso à Internet, pode compartilhar o slide do plano e começar a discussão da atividade. Se for uma aula síncrona, pode compartilhar a tabela por um quadro branco virtual ou pelo Jamboard.

Caso não tenha acesso à Internet, fotografe ou faça um print (principalmente da tabela), e envie para os alunos pelo meio de interação e comunicação que está usando. Eles também podem copiar a tabela no caderno para completá-la e, assim, ficar com o registro da atividade. É importante que eles saibam o que fazer com ela, portanto você pode escrever alguns questionamentos a partir da situação problema ou gravar um vídeo/áudio explicando a atividade e propondo os questionamentos. Se essas opções não forem acessíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Ressaltamos que, nesse período e devido ao isolamento social em muitos lugares no Brasil, essa seria a última das opções.

Discussão das soluções
Mais do que simplesmente completar a tabela com os números que estão faltando, os alunos devem justificar as estratégias e respostas e reconhecer as regularidades da tabela. Portanto, eles podem utilizar vídeos e áudios para explicar como pensaram e qual estratégia utilizaram para completar os números que estavam faltando. Esses vídeos e áudios podem ser enviados pelo Whatsapp, e-mail ou o meio que está sendo usado para a interação e comunicação. Caso não tenham Internet disponível para gravarem vídeos ou áudios, eles podem escrever no caderno como pensaram, fotografar e compartilhar com você.

Você pode criar um painel de resoluções e compartilhar com os alunos, proporcionando a discussão.

Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que através do que produziram construíram uma aprendizagem que foi significativa.

Raio X
A atividade do Raio X e as atividades complementares podem ser usadas como tarefa de casa. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Peça para usarem a tabela de numeração para resolvê-lo.

Convite às famílias
Envolver as famílias nas atividades dos alunos também é um desafio, pois todos que estão em casa, ou não, podem ter as próprias tarefas e atribuições. Uma sugestão é que os alunos façam uma parte da tabela e peçam para alguém completar um outro número, explicando como pensaram para descobrir. Assim, o aluno pode confrontar as próprias hipóteses com as de outras pessoas. Uma opção é jogar em conjunto o Jogo do castelo (disponível aqui), um jogo envolvente que pode conquistar toda família. Outro jogo que é bastante interessante e pode ser aproveitado é o Completando os números (disponível aqui)

Sugestão Enviada Por: Elisa VIlalta


Código: MAT3_01NUM02

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas