Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Yana Yê dos Santos Dias
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC
(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
Objetivos específicos
Comparar e ordenar números de até quatro ordens.
Conceito-chave:
Números até a quarta ordem.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.
Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.
Recursos necessários:
- Cartaz;
- Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
- Impressora;
- Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
- Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, colocando as crianças como protagonistas. Com a observação do quadro, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na sequência, como por exemplo, que em todas as colunas, a diferença entre um número e outro é sempre 10. Valorize todas as relações relatadas pelas crianças. Espera-se que as crianças façam relações de números maiores e menores, diferentes e iguais, valores relativos de cada algarismo (entre linhas e colunas). É muito importante que você faça uma lista no quadro de todas as relações encontradas.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. A partir de análise da tabela descobrir todas as relações entre os números registrando os relatos das regularidades descobertas na tabela.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para preencher o quadro?
- Poderia me contar por onde você começou a preencher o quadro?
Possíveis relações encontradas pelos alunos:
- Nas linhas a diferença entre os números é 1.
- Nas colunas a diferença entre os números é 10.
- Na terceira ordem somente o último número tem valor posicional diferente dos outros.
- Em cada linha o valor posicional das dezenas se repete 9 vezes.
- A primeira coluna sempre tem o valor posicional 1 nas unidades.
- Os números estão ordenados do menor para o maior.
- O último número tem 4 algarismos.
Materiais Complementares:
Para enriquecer seus conhecimentos, assista o vídeo sobre a importância das tabelas numéricas em https://novaescola.org.br/conteudo/3767/tabela-numerica-por-que-e-como-usar.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. A partir de análise da tabela descobrir todas as relações entre os números registrando os relatos das regularidades descobertas na tabela.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Analise como o aluno observa os números já colocados no quadro numérico, faz as analogias necessárias e como ele percebe as regularidades do sistema de numeração decimal agora com as unidades de milhar. Uma das principais regularidades é que em todas as colunas, a diferença é sempre 10, assim como nas linhas a diferença é sempre 1. Assim que o aluno descobre por ele mesmo essas analogias ele vai escrevendo naturalmente os números. Se achar melhor, faça duplas para essa atividade. Aconselha-se uma preparação prévia dessa atividade entregando as colunas já recortadas para os alunos para que eles possam organizá-las.
Propósito: Organizar e completar o quadro dos números observando as regularidades na classe dos milhares.
Materiais Complementares:
Para obter outros exemplos de exercícios de aprendizado de números e suas regularidades você pode ler os artigos em https://novaescola.org.br/conteudo/174/diversos-jeitos-de-ensinar-os-numeros e adaptar as atividades.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.
Propósito: Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 e 7).
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas
para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.
Propósito: Registrar todos os relatos de regularidades descobertas na tabela.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura, escrita dos números até a quarta ordem usando a comparação e ordenação no quadro numérico.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem do sistema de numeração decimal até a quarta ordem comparando, ordenando e percebendo regularidades nos algarismos para formar números.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar