9569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Comparar e ordenar números de até quatro ordens.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Objetivos específicos

Comparar e ordenar números de até quatro ordens.

Conceito-chave:

Números até a quarta ordem.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, colocando as crianças como protagonistas. Com a observação do quadro, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na sequência, como por exemplo, que em todas as colunas, a diferença entre um número e outro é sempre 10. Valorize todas as relações relatadas pelas crianças. Espera-se que as crianças façam relações de números maiores e menores, diferentes e iguais, valores relativos de cada algarismo (entre linhas e colunas). É muito importante que você faça uma lista no quadro de todas as relações encontradas.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. A partir de análise da tabela descobrir todas as relações entre os números registrando os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para preencher o quadro?
  • Poderia me contar por onde você começou a preencher o quadro?

Possíveis relações encontradas pelos alunos:

  • Nas linhas a diferença entre os números é 1.
  • Nas colunas a diferença entre os números é 10.
  • Na terceira ordem somente o último número tem valor posicional diferente dos outros.
  • Em cada linha o valor posicional das dezenas se repete 9 vezes.
  • A primeira coluna sempre tem o valor posicional 1 nas unidades.
  • Os números estão ordenados do menor para o maior.
  • O último número tem 4 algarismos.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Para enriquecer seus conhecimentos, assista o vídeo sobre a importância das tabelas numéricas em https://novaescola.org.br/conteudo/3767/tabela-numerica-por-que-e-como-usar.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. A partir de análise da tabela descobrir todas as relações entre os números registrando os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Analise como o aluno observa os números já colocados no quadro numérico, faz as analogias necessárias e como ele percebe as regularidades do sistema de numeração decimal agora com as unidades de milhar. Uma das principais regularidades é que em todas as colunas, a diferença é sempre 10, assim como nas linhas a diferença é sempre 1. Assim que o aluno descobre por ele mesmo essas analogias ele vai escrevendo naturalmente os números. Se achar melhor, faça duplas para essa atividade. Aconselha-se uma preparação prévia dessa atividade entregando as colunas já recortadas para os alunos para que eles possam organizá-las.

Propósito: Organizar e completar o quadro dos números observando as regularidades na classe dos milhares.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Para obter outros exemplos de exercícios de aprendizado de números e suas regularidades você pode ler os artigos em https://novaescola.org.br/conteudo/174/diversos-jeitos-de-ensinar-os-numeros e adaptar as atividades.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.

Propósito: Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas

para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.

Propósito: Registrar todos os relatos de regularidades descobertas na tabela.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura, escrita dos números até a quarta ordem usando a comparação e ordenação no quadro numérico.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem do sistema de numeração decimal até a quarta ordem comparando, ordenando e percebendo regularidades nos algarismos para formar números.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Objetivos específicos

Comparar e ordenar números de até quatro ordens.

Conceito-chave:

Números até a quarta ordem.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, colocando as crianças como protagonistas. Com a observação do quadro, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na sequência, como por exemplo, que em todas as colunas, a diferença entre um número e outro é sempre 10. Valorize todas as relações relatadas pelas crianças. Espera-se que as crianças façam relações de números maiores e menores, diferentes e iguais, valores relativos de cada algarismo (entre linhas e colunas). É muito importante que você faça uma lista no quadro de todas as relações encontradas.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. A partir de análise da tabela descobrir todas as relações entre os números registrando os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para preencher o quadro?
  • Poderia me contar por onde você começou a preencher o quadro?

Possíveis relações encontradas pelos alunos:

  • Nas linhas a diferença entre os números é 1.
  • Nas colunas a diferença entre os números é 10.
  • Na terceira ordem somente o último número tem valor posicional diferente dos outros.
  • Em cada linha o valor posicional das dezenas se repete 9 vezes.
  • A primeira coluna sempre tem o valor posicional 1 nas unidades.
  • Os números estão ordenados do menor para o maior.
  • O último número tem 4 algarismos.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Para enriquecer seus conhecimentos, assista o vídeo sobre a importância das tabelas numéricas em https://novaescola.org.br/conteudo/3767/tabela-numerica-por-que-e-como-usar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a comparação e ordenação até a ordem das centenas. A partir de análise da tabela descobrir todas as relações entre os números registrando os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Analise como o aluno observa os números já colocados no quadro numérico, faz as analogias necessárias e como ele percebe as regularidades do sistema de numeração decimal agora com as unidades de milhar. Uma das principais regularidades é que em todas as colunas, a diferença é sempre 10, assim como nas linhas a diferença é sempre 1. Assim que o aluno descobre por ele mesmo essas analogias ele vai escrevendo naturalmente os números. Se achar melhor, faça duplas para essa atividade. Aconselha-se uma preparação prévia dessa atividade entregando as colunas já recortadas para os alunos para que eles possam organizá-las.

Propósito: Organizar e completar o quadro dos números observando as regularidades na classe dos milhares.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Para obter outros exemplos de exercícios de aprendizado de números e suas regularidades você pode ler os artigos em https://novaescola.org.br/conteudo/174/diversos-jeitos-de-ensinar-os-numeros e adaptar as atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.

Propósito: Registrar todos os relatos das regularidades descobertas na tabela.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão serem mostradas

para os alunos. Use-as se necessário, para complementar às estratégias dos estudantes.

Propósito: Registrar todos os relatos de regularidades descobertas na tabela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura, escrita dos números até a quarta ordem usando a comparação e ordenação no quadro numérico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem do sistema de numeração decimal até a quarta ordem comparando, ordenando e percebendo regularidades nos algarismos para formar números.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano