11071
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Álgebra

Plano de aula - Adições com elemento neutro.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Padrões de regularidade do zero como elemento neutro da adição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_11ALG07

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Materiais manipulativos (botões, moedas, palitos, milho…)

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Formulário Google
Google documentos
Google slides

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é reconhecer as regularidades presentes em situações aditivas que envolvem o zero como elemento neutro.
Os alunos precisam ter acesso ao enunciado e a ilustração da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 4 e 5 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema, observem as peças de dominó e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, pode tirar um print dos slides 4 e 5 para que os alunos leiam a situação problema e observem a imagem ou envie o arquivo da atividade principal para os alunos. Eles também devem copiar a situação, os dominós e a tabela de pontuação no caderno. Eles podem usar materiais manipulativos (botões, moedas, palitos, milho, etc) para ajudar na visualização dos cálculos e comparação das quantidades. Incentive as discussões com boas perguntas:
     - Alguém percebeu algo em comum nas peças de todos os jogadores?
     - Apenas observando, dá para ter uma ideia de qual deles conseguiu a maior pontuação?
     - O que aconteceria com a pontuação se todos tivessem 10 pontos na segunda peça?
     - E se todos tivessem um 0 na segunda peça, como ficaria a pontuação?
Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos, fotografias ou por escrito. Outra opção é disponibilizar o slide em um documento ou slide compartilhado para que os alunos possam editá-lo juntos, dessa forma podem trabalhar em grupos mesmo estando separados. Depois, podem compartilhar com os colegas.

Discussão da solução
Antes de exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas através de texto, imagem ou áudio. Se tiverem editado o documento ou o slide em conjunto, eles podem compartilhar o que realizaram com toda a turma. Depois, compartilhe os slides de 6 a 8 ao vivo ou por print. Os alunos devem observar as soluções de cada um dos slides e comparar com as suas ou a dos grupos. Os alunos podem gravar áudios ou enviar por textos concordando, discordando das resoluções dos slides.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas sobre o assunto. Você pode disponibilizar um documento coletivo para que escrevam as suas conclusões.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula, pois retoma o conceito da multiplicação. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal por videoconferência, WhatsApp ou similar. Há também atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adequam a sua turma.

Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem gravar ou anotar as diferentes estratégias propostas por seus familiares. Dessa forma, poderão criar e registrar um repertório de estratégias.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_11ALG07

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas