OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Maria Carolina Taurisano
Mentora: Paula Massi Reis Pires Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
Objetivos específicos
Construir planificações de poliedros, partindo das propriedades descritas.
Conceito-chave
Planificação de pirâmides.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Papéis: cartolina ou craft;
- Banco de imagens (polígonos para construção da planificação de pirâmides).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Discuta com a turma:
- Discuta com os alunos os termos “planificações e propriedades”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como as características que os compõem para o bom desenvolvimento da atividade principal.
RETOMADA
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Peça aos alunos que observem as planificações e as agrupe de acordo com as características. Questione os alunos como pensaram os agrupamentos em relação às propriedades existentes nas planificações, pois assim conseguirá perceber o grau de conhecimento dos alunos em relação ao conceito de planificação de um poliedro.
Propósito: Agrupar as planificações de acordo com as características.
Discuta com a turma:
- “Por que essa planificação não pode ser desse outro grupo?”;
- “Como você sabe que essa figura tem duas bases?”;
- “Vocês concordam com a explicação do João?”;
- “Quem tem outra explicação diferente de João?”.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor, as descrições realizadas por Murilo, Giovanna e Marina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal da base do poliedro, para assim, construir sua planificação utilizando os polígonos disponíveis no banco de imagens do slide posterior. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação descrita pelas crianças para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Informo que cada grupo receberá os polígonos disponíveis no banco de imagens para construção da planificação. Os alunos recortarão os polígonos necessários para a construção da planificação do poliedro determinado por você para cada grupo.
Propósito: Representar a planificação do poliedro com os polígonos disponíveis no banco de imagens.
Discuta com a turma:
- Os poliedros descritos pelas crianças são de fato diferentes como diz o enunciado?
- É possível planificar os poliedros pensados pelas crianças?
- Falta informação no poliedro descrito por Marina?
- Qual informação dada pela criança escolhida foi essencial para que iniciasse a construção da planificação do poliedro?
Materiais Complementares para impressão:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: As descrições realizadas por Murilo, Giovanna e Marina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal da base do poliedro, para assim, representar sua planificação selecionando os polígonos correspondentes. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Cada grupo receberá uma folha com os polígonos correspondentes às planificações dos poliedros descritos pelas crianças no slide 4. Em seguida, recortarão e construirão a planificação correspondente para colagem no painel de soluções preparado previamente por você professor.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Prepare um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída por meio da descrição de cada criança de acordo com a sua distribuição, ou seja, um espaço para as representações dos grupos do Murilo, da Giovanna e da Marina. É importante que os grupos socializem com os demais alunos como pensaram a construção da mesma, utilizando os polígonos do banco de imagens. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas remetendo-se à classificação desses poliedros.
Propósito: Discutir as semelhanças e diferenças entre as planificações construídas por meio das descrições.
Discuta com a turma:
- Por que esses poliedros são classificados como pirâmides?
- Por que base pentagonal? Hexagonal? Quadrada?
- Os poliedros representados tem faces?
- A base é também uma face? Por quê?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que a planificação do poliedro foi possível a partir da descrição total ou parcial do mesmo tridimensionalmente como mostram as imagens.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada de poliedros, partindo da descrição total ou parcial de suas propriedades.
Discuta com a turma:
- Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional?
- Qual a característica principal da pirâmide que o diferencia de outro grupo de poliedros?
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides
Discuta com a turma:
- Como descobriu a parte que faltava no poliedro?
- A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão?
Materiais complementares para impressão:
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como descobriu a parte que faltava no poliedro?
- A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão?
Materiais complementares: