11070
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Planificando pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre construir planificações de poliedros, partindo das propriedades descritas.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Taurisano

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Carolina Taurisano

Mentora: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Construir planificações de poliedros, partindo das propriedades descritas.

Conceito-chave

Planificação de pirâmides.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Papéis: cartolina ou craft;
  • Banco de imagens (polígonos para construção da planificação de pirâmides).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “planificações e propriedades”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como as características que os compõem para o bom desenvolvimento da atividade principal.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Peça aos alunos que observem as planificações e as agrupe de acordo com as características. Questione os alunos como pensaram os agrupamentos em relação às propriedades existentes nas planificações, pois assim conseguirá perceber o grau de conhecimento dos alunos em relação ao conceito de planificação de um poliedro.

Propósito: Agrupar as planificações de acordo com as características.

Discuta com a turma:

  • “Por que essa planificação não pode ser desse outro grupo?”;
  • “Como você sabe que essa figura tem duas bases?”;
  • “Vocês concordam com a explicação do João?”;
  • “Quem tem outra explicação diferente de João?”.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor, as descrições realizadas por Murilo, Giovanna e Marina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal da base do poliedro, para assim, construir sua planificação utilizando os polígonos disponíveis no banco de imagens do slide posterior. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação descrita pelas crianças para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Informo que cada grupo receberá os polígonos disponíveis no banco de imagens para construção da planificação. Os alunos recortarão os polígonos necessários para a construção da planificação do poliedro determinado por você para cada grupo.

Propósito: Representar a planificação do poliedro com os polígonos disponíveis no banco de imagens.

Discuta com a turma:

  • Os poliedros descritos pelas crianças são de fato diferentes como diz o enunciado?
  • É possível planificar os poliedros pensados pelas crianças?
  • Falta informação no poliedro descrito por Marina?
  • Qual informação dada pela criança escolhida foi essencial para que iniciasse a construção da planificação do poliedro?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: As descrições realizadas por Murilo, Giovanna e Marina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal da base do poliedro, para assim, representar sua planificação selecionando os polígonos correspondentes. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Cada grupo receberá uma folha com os polígonos correspondentes às planificações dos poliedros descritos pelas crianças no slide 4. Em seguida, recortarão e construirão a planificação correspondente para colagem no painel de soluções preparado previamente por você professor.

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída por meio da descrição de cada criança de acordo com a sua distribuição, ou seja, um espaço para as representações dos grupos do Murilo, da Giovanna e da Marina. É importante que os grupos socializem com os demais alunos como pensaram a construção da mesma, utilizando os polígonos do banco de imagens. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas remetendo-se à classificação desses poliedros.

Propósito: Discutir as semelhanças e diferenças entre as planificações construídas por meio das descrições.

Discuta com a turma:

  • Por que esses poliedros são classificados como pirâmides?
  • Por que base pentagonal? Hexagonal? Quadrada?
  • Os poliedros representados tem faces?
  • A base é também uma face? Por quê?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que a planificação do poliedro foi possível a partir da descrição total ou parcial do mesmo tridimensionalmente como mostram as imagens.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada de poliedros, partindo da descrição total ou parcial de suas propriedades.

Discuta com a turma:

  • Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional?
  • Qual a característica principal da pirâmide que o diferencia de outro grupo de poliedros?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides

Discuta com a turma:

  • Como descobriu a parte que faltava no poliedro?
  • A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como descobriu a parte que faltava no poliedro?
  • A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “planificações e propriedades”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como as características que os compõem para o bom desenvolvimento da atividade principal.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Carolina Taurisano

Mentora: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Construir planificações de poliedros, partindo das propriedades descritas.

Conceito-chave

Planificação de pirâmides.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Papéis: cartolina ou craft;
  • Banco de imagens (polígonos para construção da planificação de pirâmides).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Peça aos alunos que observem as planificações e as agrupe de acordo com as características. Questione os alunos como pensaram os agrupamentos em relação às propriedades existentes nas planificações, pois assim conseguirá perceber o grau de conhecimento dos alunos em relação ao conceito de planificação de um poliedro.

Propósito: Agrupar as planificações de acordo com as características.

Discuta com a turma:

  • “Por que essa planificação não pode ser desse outro grupo?”;
  • “Como você sabe que essa figura tem duas bases?”;
  • “Vocês concordam com a explicação do João?”;
  • “Quem tem outra explicação diferente de João?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor, as descrições realizadas por Murilo, Giovanna e Marina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal da base do poliedro, para assim, construir sua planificação utilizando os polígonos disponíveis no banco de imagens do slide posterior. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação descrita pelas crianças para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Informo que cada grupo receberá os polígonos disponíveis no banco de imagens para construção da planificação. Os alunos recortarão os polígonos necessários para a construção da planificação do poliedro determinado por você para cada grupo.

Propósito: Representar a planificação do poliedro com os polígonos disponíveis no banco de imagens.

Discuta com a turma:

  • Os poliedros descritos pelas crianças são de fato diferentes como diz o enunciado?
  • É possível planificar os poliedros pensados pelas crianças?
  • Falta informação no poliedro descrito por Marina?
  • Qual informação dada pela criança escolhida foi essencial para que iniciasse a construção da planificação do poliedro?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: As descrições realizadas por Murilo, Giovanna e Marina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal da base do poliedro, para assim, representar sua planificação selecionando os polígonos correspondentes. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Cada grupo receberá uma folha com os polígonos correspondentes às planificações dos poliedros descritos pelas crianças no slide 4. Em seguida, recortarão e construirão a planificação correspondente para colagem no painel de soluções preparado previamente por você professor.

Slide Plano Aula
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída por meio da descrição de cada criança de acordo com a sua distribuição, ou seja, um espaço para as representações dos grupos do Murilo, da Giovanna e da Marina. É importante que os grupos socializem com os demais alunos como pensaram a construção da mesma, utilizando os polígonos do banco de imagens. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas remetendo-se à classificação desses poliedros.

Propósito: Discutir as semelhanças e diferenças entre as planificações construídas por meio das descrições.

Discuta com a turma:

  • Por que esses poliedros são classificados como pirâmides?
  • Por que base pentagonal? Hexagonal? Quadrada?
  • Os poliedros representados tem faces?
  • A base é também uma face? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que a planificação do poliedro foi possível a partir da descrição total ou parcial do mesmo tridimensionalmente como mostram as imagens.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada de poliedros, partindo da descrição total ou parcial de suas propriedades.

Discuta com a turma:

  • Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional?
  • Qual a característica principal da pirâmide que o diferencia de outro grupo de poliedros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides

Discuta com a turma:

  • Como descobriu a parte que faltava no poliedro?
  • A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como descobriu a parte que faltava no poliedro?
  • A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano