11068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Álgebra

Plano de aula - A regularidade num poço dos desejos

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_07ALG01

Recursos
- Necessários: papel e lápis e as imagens da história e da atividade (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.

Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Leia a história e faça a discussão com seus alunos, como indicado no plano de aula. Caso sua aula seja assíncrona, pode encaminhar a sequência de imagens da história, juntamente com as questões do “Discuta com a turma” para que analisem e conversem, se possível, com um familiar. Se considerar importante, peça que respondam por escrito e te encaminhem.

Atividade principal
A proposta deste plano é a formação de grupos para que analisem e respondam diferentes atividades. Se sua aula for simultânea, a sugestão é que divida a quantidade de alunos em 3 e envie a cada grupo uma atividade. Neste momento da aula apresente a proposta e peça que cada um responda aquela que recebeu. No caso de uma aula assíncrona, envie todas as atividades, para que discutam com o familiar que puder acompanhar, utilizando as questões dos Discuta com a turma como base. Se não tiverem acesso à impressão, podem somente responder, escrevendo qual a quantidade de cada elemento, naquele determinado dia (pirulitos, bolinhas de gude e livros). Oriente as famílias com relação ao propósito e à utilização das questões para ajudar os alunos a refletirem e buscarem as respostas. Peça que te enviem as respostas.

Discussão das soluções
Discuta com os alunos suas descobertas através das questões do Discuta com a turma, como indicado no plano de aula. Se tiverem que fazer em casa, como no caso de uma aula assíncrona, mande o quadro abaixo para que reflitam sobre suas descobertas e peça que te encaminhem junto com as atividades. Outra possibilidade é enviar esse quadro, depois, junto com a devolutiva da atividade, para que preencham e então você verifica, devolve com as intervenções necessárias.

Sistematização e Encerramento
Faça em sua aula simultânea ou envie, juntamente com a devolutiva, um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de Sistematização do conceito e de Encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias a acompanharem e conversarem com os alunos sobre as atividades, orientando-se pelas questões que enviou. Com certeza, a atenção dos familiares sempre que possível, contribuirá para que os alunos sintam-se incentivados a realizar a atividade e ampliará as possibilidades de aprendizagens. Aproveite para valorizar essa relação.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_07ALG01

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas