Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Revise com os alunos as ideias apresentadas no slide.
Propósito: Retomar o conteúdo estudado em aulas anteriores, que duas multiplicações são equivalentes quando possuem o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Você consegue dar outro exemplo de multiplicações equivalentes?
- O resultado das multiplicações ficaram diferentes após você multiplicá-las por 4 ?
- E se multiplicassem por 8, o que aconteceria? O resultado iria permanecer o mesmo nas duas operações?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Divida a turma em duplas, entregue a atividade e peça que resolvam. Dê um tempo para que discutam entre si suas estratégias de resolução, em seguida peça que compartilhem com os colegas.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a multiplicação como equivalência.
Discuta com a turma:
- Sabemos quantas barras de chocolate há em cada caixa compradas por Marcos? E nas caixas de Dani?
- Será que compraram a mesma quantidade de caixas de chocolates?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Divida a turma em duplas, entregue a atividade e peça que resolvam. Após, dê um tempo para que discutam entre si suas estratégias de resolução, em seguida peça que compartilhem com os colegas.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a multiplicação como equivalência.
Discuta com a turma:
- Sabemos quantas barras de chocolate há em cada caixa compradas por Marcos? E nas caixas de Dani?
- Será que compraram a mesma quantidade de caixas de chocolates?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)
Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)
Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.(Slides 6 ao 10)
Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)
Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)
Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre sua aula retomando o que foi estudado durante a aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientação: A atividade deverá ser realizada individualmente. Após a resolução, faça correção com a turma relembrando o que foi estudado em aula.
Propósito: Verificar se os alunos utilizam o conhecimento adquirido em aula para resolver a atividade.
Discuta com a turma:
- Se, ainda este ano, mais uma doceria resolver participar do evento, só que possui somente caixas que armazenam 4 doces, quantas caixas serão necessárias para comportar todos os doces?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientação: A atividade deverá ser realizada individualmente. Após a resolução, faça correção com a turma relembrando o que foi estudado em aula.
Propósito: Verificar se os alunos utilizam o conhecimento adquirido em aula para resolver a atividade.
Discuta com a turma:
- Se, ainda este ano, mais uma doceria resolver participar do evento, só que possui somente caixas que armazenam 4 doces, quantas caixas serão necessárias para comportar todos os doces?