11065
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Categorizar para organizar tabelas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Ler dados em tabelas.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT1_18PES07- Categorizar para organizar tabelas.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Identificar os elementos que compõe uma tabela e suas características de organização.  



Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.
  • Cola.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Faça uma roda de conversa, leia a tabela nutricional e pergunte as crianças se sabem do que trata, onde usamos ou encontramos no nosso dia a dia. Depois apresente tabelas nutricionais em seu suporte original, um biscoito, salgadinho ou outros. Deixe que as crianças conversem, faça perguntas do DISCUTA COM A TURMA.

Propósito: Refletir sobre o uso de tabelas em situações do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • O que são tabelas?
  • Onde podemos encontrar tabelas?
  • Você sabe o que significa a palavra ITEM na tabela?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Mostre as imagens acima em tamanho aumentado, nos materiais complementares encontre todas as frutas para imprimir. Deixe que as crianças digam o que são, quais conhecem, quais nunca comeram, nomeie todas as frutas com as crianças. Separe as crianças em duplas, entregue os cartões com todas as frutas acima, cola bastão e uma cartolina para que montem um cartaz, você pode pedir que coloquem só um pingo de cola na parte superior, porque poderão alterar a posição da fruta depois das discussões, é importante explicar para a turma que antes de colarem, os grupos de frutas devem estar separados pela dupla e juntos os dois devem ter certeza que manterão esse critérios. Peça para que separem em grupos pensando em semelhanças e diferenças, deixe-os livre nesse momento para fazer suas próprias classificações. Circule pela classe verificando como estão pensando, quais critérios estão usando.

Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como pensaram e mostrarem os grupos que pensaram, chame duplas com critérios diferentes de separação para que a flua a discussão. Peça que a dupla mostre a separação e pergunte a sala se conseguem descobrir como a dupla dividiu, faça isso com todas as duplas que foram a frente, pois instiga o olhar observador do grupo. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , Anote as considerações das duplas e do grupo em geral, os critérios, quantos grupos usaram, as dificuldades, entre outras.

Discuta com a turma:

  • O que essas imagens têm em comum?
  • Tem alguma diferença? Qual?
  • Vocês acham que todos farão separações iguais?
  • Vocês acham que todos as separações foram iguais?
  • Todos dividiram na mesma quantidade de grupos? Quantos dividiram em 2? Quantos dividiram em 3? Quantos dividiram em mais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Mostre as imagens acima em tamanho aumentado, nos materiais complementares encontre todas as frutas para imprimir. Deixe que as crianças digam o que são, quais conhecem, quais nunca comeram, nomeie todas as frutas com as crianças. Separe as crianças em duplas, entregue os cartões com todas as frutas acima, cola bastão e uma cartolina para que montem um cartaz, você pode pedir que coloquem só um pingo de cola na parte superior, porque poderão alterar a posição da fruta depois das discussões, é importante explicar para a turma que antes de colarem, os grupos de frutas devem estar separados pela dupla e juntos os dois devem ter certeza que manterão esse critérios. Peça para que separem em grupos pensando em semelhanças e diferenças, deixe-os livre nesse momento para fazer suas próprias classificações. Circule pela classe verificando como estão pensando, quais critérios estão usando.

Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como pensaram e mostrarem os grupos que pensaram, chame duplas com critérios diferentes de separação para que flua a discussão. Peça que a dupla mostre a separação e pergunte a sala se conseguem descobrir como a dupla dividiu, faça isso com todas as duplas que foram a frente, pois instiga o olhar observador do grupo. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , Anote as considerações das duplas e do grupo em geral, os critérios, quantos grupos usaram, as dificuldades, entre outras.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Classificar as frutas em categorias

Discuta com a turma:

  • O que essas imagens têm em comum?
  • Tem alguma diferença? Qual?
  • Vocês acham que todos farão separações iguais?
  • Maçã vermelha e maçã verde é a mesma fruta? São iguais ou diferentes?
  • Vocês acham que todos as separações foram iguais?
  • Todos dividiram na mesma quantidade de grupos? Quantos dividiram em 2? Quantos dividiram em 3? Quantos dividiram em mais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 4, 5, 6)

Orientação: Faça junto com as crianças o exemplo acima com 2 grupos onde o critério é tamanho das frutas, mostre a tabela em branco e peça para que lhe ajudem a separar as frutas por tamanho, ou caso alguma das duplas tenha usado esse critério convide-a para mostrar e organizar junto com a turma na tabela. Entregue para as duplas a tabela sem preencher, peça para que organizem na tabela a separação que fizeram. Diga a eles que podem escrever ou desenhar, faça inicialmente um exemplo para que entendam, pode usar o exemplo acima, caso o critério não tenha sido muito utilizado na sala, inicie com a tabela vazia e vá preenchendo com os alunos dizendo que o critério foi tamanho, como podem te ajudar. Faça a discussão sugerida no DISCUTA COM A TURMA.

Propósito: Organizar tabela a partir da classificação própria

Discuta com a turma:

  • A palavra TAMANHO representa o que na tabela? Será que todo mundo vai escolher este critério de classificação?
  • Tem outros critérios?
  • O que será colocado na parte colorida? Por quê?
  • Quais grupos usarão 2 linhas da tabela? Quais usarão 3?
  • É possível ter uma única linha?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que fez no início da atividade dos grupos/critérios que usaram para separar. Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como montaram suas tabelas, se possível chame duplas diferentes, que ainda vieram a frente, monte em tamanho grande na lousa a solução das duplas. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , anote as considerações das duplas e do grupo em geral. Pergunte sempre quantas duplas fizeram da mesma maneira, pergunte se ficou idêntica ou ficou bem parecida com mesma categoria, mas com alguma diferença, por exemplo um grupo pode ter pensado na categoria casca comestível ou não, mas colocarem algumas frutas em subcategorias diferentes, ou mesmo usarem o mesmo critério de separação como tamanho, mas criarem 3 subcategorias grande, pequena e média, entre outras várias possibilidades. Nas orientações ao professor, inclua uma conversa com os alunos sobre outras formas de organização/classificação. Valorize as classificações das crianças. Por exemplo, frutas que gosto/ frutas que não gosto; nasce em cacho/nasce só;frutas que já comi/ fruta que nunca comi. Registre todas as possibilidades que pensarem, explore os argumentos orais para a escolha das categorias, os critérios, os porquês das decisões.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes formas de resolução da atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Todas as frutas estão presentes na organização?
  • Alguma fruta igual está repetida?
  • Alguém durante o painel de soluções percebeu algo em comum nas tabelas?
  • A maçã verde é diferente da maçã vermelha?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que fez no início da atividade dos grupos/critérios que usaram para separar. Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como montaram suas tabelas, se possível chame duplas diferentes, que ainda vieram a frente, monte em tamanho grande na lousa a solução das duplas. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , anote as considerações das duplas e do grupo em geral. Pergunte sempre quantas duplas fizeram da mesma maneira, pergunte se ficou idêntica ou ficou bem parecida com mesma categoria, mas com alguma diferença, por exemplo um grupo pode ter pensado na categoria casca comestível ou não, mas colocarem algumas frutas em subcategorias diferentes, ou mesmo usarem o mesmo critério de separação como tamanho, mas criarem 3 subcategorias grande, pequena e média, entre outras várias possíbilidades. Nas orientações ao professor, inclua uma conversa com os alunos sobre outras formas de organização/classificação. Valorize as classificações das crianças. Por exemplo, frutas que gosto/ frutas que não gosto; nasce em cacho/nasce só;frutas que já comi/ fruta que nunca comi. Registre todas as possibilidades que pensarem, explore os argumentos orais para a escolha das categorias, os critérios, os porquês das decisões.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes formas de resolução da atividade

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual e a sua?
  • Todas as frutas estão presentes na organização?
  • Alguma fruta igual está repetida?
  • Alguém durante o painel de soluções percebeu algo em comum nas tabelas?
  • A maçã verde é diferente da maçã vermelha?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Antes de montarmos as tabelas o que fizemos?
  • Na mesma linha colocamos informações que tem a ver uma com a outra ou pode ser algo que não está relacionado?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação, lendo todos os dados da tabela e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um. Na primeira parte da atividade que devem pintar os elementos da tabela você deve auxiliá-los lendo pausadamente as informações escrita, se possível ter a tabela em tamanho ampliado ou projetado.

Propósito: Identificar as relações entre linhas e colunas.

Discuta com a turma:

  • Na primeira coluna está registrado que categoria? E na segunda?
  • Na primeira coluna existe algo que não se encaixa na categoria animal?
  • Olhando as colunas a primeira está correta?
  • Quem montou a tabela cometeu um erro grave? Qual?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf


Sobre o plano - MAT1_18PES07- Categorizar para organizar tabelas.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Identificar os elementos que compõe uma tabela e suas características de organização.  



Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.
  • Cola.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Faça uma roda de conversa, leia a tabela nutricional e pergunte as crianças se sabem do que trata, onde usamos ou encontramos no nosso dia a dia. Depois apresente tabelas nutricionais em seu suporte original, um biscoito, salgadinho ou outros. Deixe que as crianças conversem, faça perguntas do DISCUTA COM A TURMA.

Propósito: Refletir sobre o uso de tabelas em situações do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • O que são tabelas?
  • Onde podemos encontrar tabelas?
  • Você sabe o que significa a palavra ITEM na tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Mostre as imagens acima em tamanho aumentado, nos materiais complementares encontre todas as frutas para imprimir. Deixe que as crianças digam o que são, quais conhecem, quais nunca comeram, nomeie todas as frutas com as crianças. Separe as crianças em duplas, entregue os cartões com todas as frutas acima, cola bastão e uma cartolina para que montem um cartaz, você pode pedir que coloquem só um pingo de cola na parte superior, porque poderão alterar a posição da fruta depois das discussões, é importante explicar para a turma que antes de colarem, os grupos de frutas devem estar separados pela dupla e juntos os dois devem ter certeza que manterão esse critérios. Peça para que separem em grupos pensando em semelhanças e diferenças, deixe-os livre nesse momento para fazer suas próprias classificações. Circule pela classe verificando como estão pensando, quais critérios estão usando.

Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como pensaram e mostrarem os grupos que pensaram, chame duplas com critérios diferentes de separação para que a flua a discussão. Peça que a dupla mostre a separação e pergunte a sala se conseguem descobrir como a dupla dividiu, faça isso com todas as duplas que foram a frente, pois instiga o olhar observador do grupo. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , Anote as considerações das duplas e do grupo em geral, os critérios, quantos grupos usaram, as dificuldades, entre outras.

Discuta com a turma:

  • O que essas imagens têm em comum?
  • Tem alguma diferença? Qual?
  • Vocês acham que todos farão separações iguais?
  • Vocês acham que todos as separações foram iguais?
  • Todos dividiram na mesma quantidade de grupos? Quantos dividiram em 2? Quantos dividiram em 3? Quantos dividiram em mais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Mostre as imagens acima em tamanho aumentado, nos materiais complementares encontre todas as frutas para imprimir. Deixe que as crianças digam o que são, quais conhecem, quais nunca comeram, nomeie todas as frutas com as crianças. Separe as crianças em duplas, entregue os cartões com todas as frutas acima, cola bastão e uma cartolina para que montem um cartaz, você pode pedir que coloquem só um pingo de cola na parte superior, porque poderão alterar a posição da fruta depois das discussões, é importante explicar para a turma que antes de colarem, os grupos de frutas devem estar separados pela dupla e juntos os dois devem ter certeza que manterão esse critérios. Peça para que separem em grupos pensando em semelhanças e diferenças, deixe-os livre nesse momento para fazer suas próprias classificações. Circule pela classe verificando como estão pensando, quais critérios estão usando.

Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como pensaram e mostrarem os grupos que pensaram, chame duplas com critérios diferentes de separação para que flua a discussão. Peça que a dupla mostre a separação e pergunte a sala se conseguem descobrir como a dupla dividiu, faça isso com todas as duplas que foram a frente, pois instiga o olhar observador do grupo. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , Anote as considerações das duplas e do grupo em geral, os critérios, quantos grupos usaram, as dificuldades, entre outras.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Classificar as frutas em categorias

Discuta com a turma:

  • O que essas imagens têm em comum?
  • Tem alguma diferença? Qual?
  • Vocês acham que todos farão separações iguais?
  • Maçã vermelha e maçã verde é a mesma fruta? São iguais ou diferentes?
  • Vocês acham que todos as separações foram iguais?
  • Todos dividiram na mesma quantidade de grupos? Quantos dividiram em 2? Quantos dividiram em 3? Quantos dividiram em mais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 4, 5, 6)

Orientação: Faça junto com as crianças o exemplo acima com 2 grupos onde o critério é tamanho das frutas, mostre a tabela em branco e peça para que lhe ajudem a separar as frutas por tamanho, ou caso alguma das duplas tenha usado esse critério convide-a para mostrar e organizar junto com a turma na tabela. Entregue para as duplas a tabela sem preencher, peça para que organizem na tabela a separação que fizeram. Diga a eles que podem escrever ou desenhar, faça inicialmente um exemplo para que entendam, pode usar o exemplo acima, caso o critério não tenha sido muito utilizado na sala, inicie com a tabela vazia e vá preenchendo com os alunos dizendo que o critério foi tamanho, como podem te ajudar. Faça a discussão sugerida no DISCUTA COM A TURMA.

Propósito: Organizar tabela a partir da classificação própria

Discuta com a turma:

  • A palavra TAMANHO representa o que na tabela? Será que todo mundo vai escolher este critério de classificação?
  • Tem outros critérios?
  • O que será colocado na parte colorida? Por quê?
  • Quais grupos usarão 2 linhas da tabela? Quais usarão 3?
  • É possível ter uma única linha?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que fez no início da atividade dos grupos/critérios que usaram para separar. Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como montaram suas tabelas, se possível chame duplas diferentes, que ainda vieram a frente, monte em tamanho grande na lousa a solução das duplas. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , anote as considerações das duplas e do grupo em geral. Pergunte sempre quantas duplas fizeram da mesma maneira, pergunte se ficou idêntica ou ficou bem parecida com mesma categoria, mas com alguma diferença, por exemplo um grupo pode ter pensado na categoria casca comestível ou não, mas colocarem algumas frutas em subcategorias diferentes, ou mesmo usarem o mesmo critério de separação como tamanho, mas criarem 3 subcategorias grande, pequena e média, entre outras várias possibilidades. Nas orientações ao professor, inclua uma conversa com os alunos sobre outras formas de organização/classificação. Valorize as classificações das crianças. Por exemplo, frutas que gosto/ frutas que não gosto; nasce em cacho/nasce só;frutas que já comi/ fruta que nunca comi. Registre todas as possibilidades que pensarem, explore os argumentos orais para a escolha das categorias, os critérios, os porquês das decisões.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes formas de resolução da atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Todas as frutas estão presentes na organização?
  • Alguma fruta igual está repetida?
  • Alguém durante o painel de soluções percebeu algo em comum nas tabelas?
  • A maçã verde é diferente da maçã vermelha?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que fez no início da atividade dos grupos/critérios que usaram para separar. Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como montaram suas tabelas, se possível chame duplas diferentes, que ainda vieram a frente, monte em tamanho grande na lousa a solução das duplas. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , anote as considerações das duplas e do grupo em geral. Pergunte sempre quantas duplas fizeram da mesma maneira, pergunte se ficou idêntica ou ficou bem parecida com mesma categoria, mas com alguma diferença, por exemplo um grupo pode ter pensado na categoria casca comestível ou não, mas colocarem algumas frutas em subcategorias diferentes, ou mesmo usarem o mesmo critério de separação como tamanho, mas criarem 3 subcategorias grande, pequena e média, entre outras várias possíbilidades. Nas orientações ao professor, inclua uma conversa com os alunos sobre outras formas de organização/classificação. Valorize as classificações das crianças. Por exemplo, frutas que gosto/ frutas que não gosto; nasce em cacho/nasce só;frutas que já comi/ fruta que nunca comi. Registre todas as possibilidades que pensarem, explore os argumentos orais para a escolha das categorias, os critérios, os porquês das decisões.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes formas de resolução da atividade

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual e a sua?
  • Todas as frutas estão presentes na organização?
  • Alguma fruta igual está repetida?
  • Alguém durante o painel de soluções percebeu algo em comum nas tabelas?
  • A maçã verde é diferente da maçã vermelha?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Antes de montarmos as tabelas o que fizemos?
  • Na mesma linha colocamos informações que tem a ver uma com a outra ou pode ser algo que não está relacionado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação, lendo todos os dados da tabela e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um. Na primeira parte da atividade que devem pintar os elementos da tabela você deve auxiliá-los lendo pausadamente as informações escrita, se possível ter a tabela em tamanho ampliado ou projetado.

Propósito: Identificar as relações entre linhas e colunas.

Discuta com a turma:

  • Na primeira coluna está registrado que categoria? E na segunda?
  • Na primeira coluna existe algo que não se encaixa na categoria animal?
  • Olhando as colunas a primeira está correta?
  • Quem montou a tabela cometeu um erro grave? Qual?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano