11063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Cápsula do Tempo- Medidas de comprimento e massa

Plano de aula de Matemática com atividades para o 3º ano do Fundamental sobre identificar a melhor escolha para unidade de medida de uma grandeza.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando Barnabé,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_18GRM02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
fita métrica, metro ou trena.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa trazendo uma situação bastante concreta para os alunos: a medida de sua sala de aula. Você pode enviar as sugestões para a exploração de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema. Caso os alunos não tenham tido muito contato com sua sala de aula, mude o ambiente que deve ser medido por um ambiente de sua casa. Eles devem anotar as suas conclusões e trazer para a discussão na aula.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar a melhor escolha para unidade de medida de uma grandeza. A atividade principal traz a situação em que os alunos devem medir a sala de aula para colocar em uma cápsula do tempo. Mostre os slides 4 e 5 se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom ou tire um print das imagens dos slides ou envie o arquivo da atividade principal por WhatsApp para que os alunos consigam ler e discutir a atividade. Uma outra sugestão, é pedir que os alunos meçam um ambiente de sua casa para colocar na cápsula do tempo e anotem as suas conclusões. Depois, podem compartilhar as suas conclusões com seus colegas de forma a compartilhar, o maior ambiente, o menor ambiente… Podem comparar também a melhor forma de medir.

Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões a que eles chegaram. Depois, quando forem compartilhados, peça que os alunos comparem com suas respostas. Eles podem escrever textos ou gravar áudios, podem mesmo gravar vídeos. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe as atividades de raio x e complementares por WhatsApp ou e-mail para que os alunos possam acessá-las.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.
As famílias podem participar ajudando os alunos a medir o ambiente de sua casa e anotar essas medidas para colocar na cápsula do tempo da sua casa..

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_18GRM03

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas