11063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Cápsula do Tempo- Medidas de comprimento e massa

Plano de aula de Matemática com atividades para o 3º ano do Fundamental sobre identificar a melhor escolha para unidade de medida de uma grandeza.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando Barnabé,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Objetivos específicos

Identificar a melhor escolha para unidade de medida de uma grandeza.

Conceito-chave

Medidas padronizadas de comprimento e massa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Fita métrica;
  • Datashow ( opcional )

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Incentivar os alunos a observarem a sala, seu formato, suas características, a quantidade de carteiras, de cadeiras. Discutir com os alunos sobre o tamanho da sala em relação a outros espaços da escola (outras salas, quadra, refeitório etc).

Propósito: Escolher a unidade de medida melhor para medir a sala de aula.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas vocês acham que caberiam aqui na nossa sala? E se nós tirássemos as carteiras e cadeiras, caberiam mais?
  • Como você poderia medir o comprimento da sala? Qual seria a unidade de medida que você utilizaria para ficar mais fácil essa medição?
  • Por que você escolheu essa unidade de medida? Ficou fácil medir com essa unidade?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5 )

Orientações: Separe a turma em duplas. Explique que a proposta é que eles possam discutir a melhor forma de estabelecer um registro das características dos objetos presentes em sua sala de aula, sua estrutura física, visando registrar para gerações futuras como era essa sala de aula, com as informações de suas medidas (todas as possíveis de serem realizadas). Defina junto com a turma a realização e registro de uma medição por dupla de alunos, para esse registro inserido na cápsula do tempo.

SUGESTÃO: conseguir uma garrafa PET para que a mesma funcione como cápsula do tempo e seja enterrada em algum local da escola ou do município (um lugar bem significativo e que seja possível). Distribua uma folha com a proposta da atividade para cada aluno, pois será importante que cada estudante registre suas respostas. Utilize o guia de intervenções para discutir com os estudantes as possibilidades de registrar o comprimento, largura e massa dos objetos escolhidos por eles para essa medição. Discuta com a turma sobre as informações que não descrevem medidas possíveis de serem feitas pelas gerações futuras. Por exemplo: o caderno tem o dobro da largura do meu pé (“Como as próximas gerações saberão qual era a largura do seu pé?”)

Discuta com a turma:

  • Qual medida não pode faltar nessa descrição que deixaremos para as próximas gerações?
  • Qual a unidade de medida escolhida por você e por sua dupla para realizar essa medida? Por que não escolheu uma unidade maior? Ou uma menor?
  • Daria para registrar a massa (o “peso”) desse objeto (caso seja um)? Como? Podemos registrar uma aproximação?
  • Se eu escolher uma unidade de medida muito grande para a minha medida, como eu faço o registro? E se escolher uma muito pequena?
  • Como saberemos se as próximas gerações irão entender esse nosso registro? (discutir essa parte com mais intensidade caso os alunos não tenham percebido a importância/necessidade das unidades de medida padronizadas)
  • Quais medidas poderão ser lidas com clareza pelas gerações futuras?
  • Daqui há 50 anos com quantos anos você estará? Terá o mesmo tamanho? O mesmo peso? (discutir o referencial de comparação com a turma)

Propósito: Escolher bem as unidades de medida de acordo com a medição a ser realizada.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5 )

Orientações: Separe a turma em duplas. Explique que a proposta é que eles possam discutir a melhor forma de estabelecer um registro das características dos objetos presentes em sua sala de aula, sua estrutura física, visando registrar para gerações futuras como era essa sala de aula, com as informações de suas medidas (todas as possíveis de serem realizadas). Defina junto com a turma a realização e registro de uma medição por dupla de alunos, para esse registro inserido na cápsula do tempo.

SUGESTÃO: conseguir uma garrafa PET para que a mesma funcione como cápsula do tempo e seja enterrada em algum local da escola ou do município (um lugar bem significativo e que seja possível). Distribua uma folha com a proposta da atividade para cada aluno, pois será importante que cada estudante registre suas respostas. Utilize o guia de intervenções para discutir com os estudantes as possibilidades de registrar o comprimento, largura e massa dos objetos escolhidos por eles para essa medição. Discuta com a turma sobre as informações que não descrevem medidas possíveis de serem feitas pelas gerações futuras. Por exemplo: o caderno tem o dobro da largura do meu pé (“Como as próximas gerações saberão qual era a largura do seu pé?”)

Discuta com a turma:

  • Qual medida não pode faltar nessa descrição que deixaremos para as próximas gerações?
  • Qual a unidade de medida escolhida por você e por sua dupla para realizar essa medida? Por que não escolheu uma unidade maior? Ou uma menor?
  • Daria para registrar a massa (o “peso”) desse objeto (caso seja um)? Como? Podemos registrar uma aproximação?
  • Se eu escolher uma unidade de medida muito grande para a minha medida, como eu faço o registro? E se escolher uma muito pequena?
  • Como saberemos se as próximas gerações irão entender esse nosso registro? (discutir essa parte com mais intensidade caso os alunos não tenham percebido a importância/necessidade das unidades de medida padronizadas)
  • Quais medidas poderão ser lidas com clareza pelas gerações futuras?
  • Daqui há 50 anos com quantos anos você estará? Terá o mesmo tamanho? O mesmo peso? (discutir o referencial de comparação com a turma)

Propósito: Escolher bem as unidades de medida de acordo com a medição a ser realizada.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Promova uma discussão para conclusão, diante do que as crianças apresentarem como estratégias para as medidas realizadas. O importante é que apresentem as unidades de medidas que utilizaram para cada objeto. Faça as perguntas enquanto as duplas apresentam, para que compreendam a necessidade de uma medida padrão, porém as estimativas e aproximações deverão ser aceitas, como a do exemplo do slide. É importante explorar a ideia de que as unidades de medida escolhidas facilitam a medição realizada. Como a variedade de objetos em uma sala é muito grande, deve ser priorizado para o que é essencial e o que pode ser padrão em salas de aula pelo Brasil, visando comunicar para as gerações futuras como era a sala de aula.

Propósito: Compartilhar as estratégias, instrumentos e unidades de medidas utilizadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As unidades de medidas não padronizadas facilitarão ou poderão dificultar a leitura daqui a 50 anos? Por quê?
  • O fato de compararmos os objetos com o nosso tamanho e peso ajudará as gerações futuras a compreenderem como eram no passado?
  • Quais as unidades de medida que serão compreendidas em qualquer época e por qualquer pessoa? Por quê?
  • A estratégia e unidade de medida usada pelas duplas apresentadas foram diferentes da sua? O que você aprendeu ouvindo seus colegas apresentarem?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia o slide e comente com a classe sobre a importância da escolha da unidade de medida e como as unidades de medida padronizadas ajudam na comunicação das medições realizadas. Depois peça que copiem em seus cadernos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Incentive os alunos a refletirem sobre as perguntas propostas e depois registrarem suas respostas individualmente (no caderno ou na folha de atividade do Raio X). Aproveite para avaliar o desempenho de cada um.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Objetivos específicos

Identificar a melhor escolha para unidade de medida de uma grandeza.

Conceito-chave

Medidas padronizadas de comprimento e massa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Fita métrica;
  • Datashow ( opcional )
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Incentivar os alunos a observarem a sala, seu formato, suas características, a quantidade de carteiras, de cadeiras. Discutir com os alunos sobre o tamanho da sala em relação a outros espaços da escola (outras salas, quadra, refeitório etc).

Propósito: Escolher a unidade de medida melhor para medir a sala de aula.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas vocês acham que caberiam aqui na nossa sala? E se nós tirássemos as carteiras e cadeiras, caberiam mais?
  • Como você poderia medir o comprimento da sala? Qual seria a unidade de medida que você utilizaria para ficar mais fácil essa medição?
  • Por que você escolheu essa unidade de medida? Ficou fácil medir com essa unidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5 )

Orientações: Separe a turma em duplas. Explique que a proposta é que eles possam discutir a melhor forma de estabelecer um registro das características dos objetos presentes em sua sala de aula, sua estrutura física, visando registrar para gerações futuras como era essa sala de aula, com as informações de suas medidas (todas as possíveis de serem realizadas). Defina junto com a turma a realização e registro de uma medição por dupla de alunos, para esse registro inserido na cápsula do tempo.

SUGESTÃO: conseguir uma garrafa PET para que a mesma funcione como cápsula do tempo e seja enterrada em algum local da escola ou do município (um lugar bem significativo e que seja possível). Distribua uma folha com a proposta da atividade para cada aluno, pois será importante que cada estudante registre suas respostas. Utilize o guia de intervenções para discutir com os estudantes as possibilidades de registrar o comprimento, largura e massa dos objetos escolhidos por eles para essa medição. Discuta com a turma sobre as informações que não descrevem medidas possíveis de serem feitas pelas gerações futuras. Por exemplo: o caderno tem o dobro da largura do meu pé (“Como as próximas gerações saberão qual era a largura do seu pé?”)

Discuta com a turma:

  • Qual medida não pode faltar nessa descrição que deixaremos para as próximas gerações?
  • Qual a unidade de medida escolhida por você e por sua dupla para realizar essa medida? Por que não escolheu uma unidade maior? Ou uma menor?
  • Daria para registrar a massa (o “peso”) desse objeto (caso seja um)? Como? Podemos registrar uma aproximação?
  • Se eu escolher uma unidade de medida muito grande para a minha medida, como eu faço o registro? E se escolher uma muito pequena?
  • Como saberemos se as próximas gerações irão entender esse nosso registro? (discutir essa parte com mais intensidade caso os alunos não tenham percebido a importância/necessidade das unidades de medida padronizadas)
  • Quais medidas poderão ser lidas com clareza pelas gerações futuras?
  • Daqui há 50 anos com quantos anos você estará? Terá o mesmo tamanho? O mesmo peso? (discutir o referencial de comparação com a turma)

Propósito: Escolher bem as unidades de medida de acordo com a medição a ser realizada.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5 )

Orientações: Separe a turma em duplas. Explique que a proposta é que eles possam discutir a melhor forma de estabelecer um registro das características dos objetos presentes em sua sala de aula, sua estrutura física, visando registrar para gerações futuras como era essa sala de aula, com as informações de suas medidas (todas as possíveis de serem realizadas). Defina junto com a turma a realização e registro de uma medição por dupla de alunos, para esse registro inserido na cápsula do tempo.

SUGESTÃO: conseguir uma garrafa PET para que a mesma funcione como cápsula do tempo e seja enterrada em algum local da escola ou do município (um lugar bem significativo e que seja possível). Distribua uma folha com a proposta da atividade para cada aluno, pois será importante que cada estudante registre suas respostas. Utilize o guia de intervenções para discutir com os estudantes as possibilidades de registrar o comprimento, largura e massa dos objetos escolhidos por eles para essa medição. Discuta com a turma sobre as informações que não descrevem medidas possíveis de serem feitas pelas gerações futuras. Por exemplo: o caderno tem o dobro da largura do meu pé (“Como as próximas gerações saberão qual era a largura do seu pé?”)

Discuta com a turma:

  • Qual medida não pode faltar nessa descrição que deixaremos para as próximas gerações?
  • Qual a unidade de medida escolhida por você e por sua dupla para realizar essa medida? Por que não escolheu uma unidade maior? Ou uma menor?
  • Daria para registrar a massa (o “peso”) desse objeto (caso seja um)? Como? Podemos registrar uma aproximação?
  • Se eu escolher uma unidade de medida muito grande para a minha medida, como eu faço o registro? E se escolher uma muito pequena?
  • Como saberemos se as próximas gerações irão entender esse nosso registro? (discutir essa parte com mais intensidade caso os alunos não tenham percebido a importância/necessidade das unidades de medida padronizadas)
  • Quais medidas poderão ser lidas com clareza pelas gerações futuras?
  • Daqui há 50 anos com quantos anos você estará? Terá o mesmo tamanho? O mesmo peso? (discutir o referencial de comparação com a turma)

Propósito: Escolher bem as unidades de medida de acordo com a medição a ser realizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Promova uma discussão para conclusão, diante do que as crianças apresentarem como estratégias para as medidas realizadas. O importante é que apresentem as unidades de medidas que utilizaram para cada objeto. Faça as perguntas enquanto as duplas apresentam, para que compreendam a necessidade de uma medida padrão, porém as estimativas e aproximações deverão ser aceitas, como a do exemplo do slide. É importante explorar a ideia de que as unidades de medida escolhidas facilitam a medição realizada. Como a variedade de objetos em uma sala é muito grande, deve ser priorizado para o que é essencial e o que pode ser padrão em salas de aula pelo Brasil, visando comunicar para as gerações futuras como era a sala de aula.

Propósito: Compartilhar as estratégias, instrumentos e unidades de medidas utilizadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As unidades de medidas não padronizadas facilitarão ou poderão dificultar a leitura daqui a 50 anos? Por quê?
  • O fato de compararmos os objetos com o nosso tamanho e peso ajudará as gerações futuras a compreenderem como eram no passado?
  • Quais as unidades de medida que serão compreendidas em qualquer época e por qualquer pessoa? Por quê?
  • A estratégia e unidade de medida usada pelas duplas apresentadas foram diferentes da sua? O que você aprendeu ouvindo seus colegas apresentarem?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia o slide e comente com a classe sobre a importância da escolha da unidade de medida e como as unidades de medida padronizadas ajudam na comunicação das medições realizadas. Depois peça que copiem em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Incentive os alunos a refletirem sobre as perguntas propostas e depois registrarem suas respostas individualmente (no caderno ou na folha de atividade do Raio X). Aproveite para avaliar o desempenho de cada um.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano