11062
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Cuidado com o excesso! Situação-problema com excesso de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre resolução de problemas com excesso de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_25RDP_01

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais:- Atividades impressas;
                 - Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Atividade principal
A atividade principal aborda situação problema com excesso de informações. Dessa forma, a realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 5, pedir que um aluno realize a leitura do problema, para assim iniciar uma roda de conversa que os levem a perceber que existem muitas informações no enunciado. Solicite que solucionem o problema no caderno através de ilustrações, esquemas, cálculos, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida realize alguns questionamentos:
     - Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
     - Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
     - As informações encontradas são suficientes para chegar à solução?
     - Quais informações que são relevantes para a solução do problema?
     - Temos apenas uma solução possível?
     - Já apresentaram todas as possibilidades de resolução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 5, juntamente com os questionamentos e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha outras atividades desse e de outros planos que juntamente com essa, apresentada no slide 5, forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens, sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. Faça um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Vale destacar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo as resoluções do problema no caderno, importante criar um momento de socialização, oportunizando a explicação das resoluções. Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução. Você pode apresentar o slide 7 que aborda a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.

Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (slide 7), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas, e encaminha-las aos alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 8) para sistematizar os conceitos abordados na atividade.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 10 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas que apresentam excesso de informação no enunciado, e que apresentam várias soluções possíveis. Dessa forma, professor, utilize o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante, e quando possível, possibilitar a discussão da mesma.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre os problemas com excesso de informação no enunciado.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT3_25RDP01

(EF03MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas