11062
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cuidado com o excesso! Situação-problema com excesso de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre resolução de problemas com excesso de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema com excesso de dados.
  • Resolver problema com várias soluções possíveis.
  • Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
  • Utilizar estratégias diversas de resolução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave:

Resolução de problemas com excesso de dados.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula com uma roda de conversa e conte a história descrita nos slides. Levá-los a perceber que neste enunciado estão presentes muitas informações.

Propósito: Ambientar as crianças em relação às personagens e apresentar informações sobres as mesmas.

Discuta com a turma:

  • Resuma em apenas uma frase quem são Clarinha e Pedro.
  • Quem é o Sr. Juca? O que o enunciado diz sobre ele?
  • Quem é o mais velho dos filhos?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Prosseguir com a leitura da história e introduzir a atividade principal com a pergunta final.

Propósito: Introduzir a atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a ideia do Sr. Juca?
  • O que levou o Sr. Juca a ter essa ideia?
  • Agora vocês sabem muita coisa sobre essa família. O que será que vai acontecer com eles?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Iniciar a atividade, estimular as reflexões e realizar a atividade proposta.

Orientação:

Inicie a aula dizendo aos alunos que eles deverão resolver um problema onde encontrarão as personagens comentadas anteriormente. Diga que poderão resolver da maneira que preferirem, através de ilustrações, esquemas, cálculos e que não precisam se preocupar com erros.

Peça que realizem a leitura individualmente e pintem as informações que são relevantes para a solução do problema. Depois deixe que discutam em duplas sobre as estratégias de resolução encontradas. Circule pela sala e observe as diferentes estratégias encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • As informações encontradas são suficientes para chegar à solução?
  • Você pintou todas as informações contidas no enunciado?
  • Ficaram algumas informações sem pintar? Pense sobre isso.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 7).

Propósito: Convidar os alunos a compartilhar as conclusões.

Orientações:

  • Enquanto os alunos estiverem resolvendo o problema, circule pela sala e escolha cinco alunos que resolveram o problema de maneiras diferentes.
  • Chame-os ao quadro para que eles apresentem a resolução e peça para que eles expliquem como eles pensaram para resolver.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que os alunos apresentarem.
  • Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não os deixando em situação vexatória.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • Qual é a diferença?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 7).

Propósito: Refletir e compartilhar as soluções.

Orientações:

  • Enquanto os alunos estiverem resolvendo o problema, circule pela sala e escolha cinco alunos que resolveram o problema de maneiras diferentes.
  • Chame-os ao quadro para que eles apresentem a resolução e peça para que eles expliquem como eles pensaram para resolver.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que os alunos apresentarem.
  • Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não os deixando em situação vexatória.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • Qual é a diferença?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Conclusão das reflexões.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça para os alunos a pergunta proposta no slide. Deixe eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente.

Propósito: Concluir os conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de identificar as informações essenciais à resolução.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema com excesso de dados.
  • Resolver problema com várias soluções possíveis.
  • Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
  • Utilizar estratégias diversas de resolução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave:

Resolução de problemas com excesso de dados.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula com uma roda de conversa e conte a história descrita nos slides. Levá-los a perceber que neste enunciado estão presentes muitas informações.

Propósito: Ambientar as crianças em relação às personagens e apresentar informações sobres as mesmas.

Discuta com a turma:

  • Resuma em apenas uma frase quem são Clarinha e Pedro.
  • Quem é o Sr. Juca? O que o enunciado diz sobre ele?
  • Quem é o mais velho dos filhos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Prosseguir com a leitura da história e introduzir a atividade principal com a pergunta final.

Propósito: Introduzir a atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a ideia do Sr. Juca?
  • O que levou o Sr. Juca a ter essa ideia?
  • Agora vocês sabem muita coisa sobre essa família. O que será que vai acontecer com eles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Iniciar a atividade, estimular as reflexões e realizar a atividade proposta.

Orientação:

Inicie a aula dizendo aos alunos que eles deverão resolver um problema onde encontrarão as personagens comentadas anteriormente. Diga que poderão resolver da maneira que preferirem, através de ilustrações, esquemas, cálculos e que não precisam se preocupar com erros.

Peça que realizem a leitura individualmente e pintem as informações que são relevantes para a solução do problema. Depois deixe que discutam em duplas sobre as estratégias de resolução encontradas. Circule pela sala e observe as diferentes estratégias encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • As informações encontradas são suficientes para chegar à solução?
  • Você pintou todas as informações contidas no enunciado?
  • Ficaram algumas informações sem pintar? Pense sobre isso.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 7).

Propósito: Convidar os alunos a compartilhar as conclusões.

Orientações:

  • Enquanto os alunos estiverem resolvendo o problema, circule pela sala e escolha cinco alunos que resolveram o problema de maneiras diferentes.
  • Chame-os ao quadro para que eles apresentem a resolução e peça para que eles expliquem como eles pensaram para resolver.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que os alunos apresentarem.
  • Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não os deixando em situação vexatória.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • Qual é a diferença?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 7).

Propósito: Refletir e compartilhar as soluções.

Orientações:

  • Enquanto os alunos estiverem resolvendo o problema, circule pela sala e escolha cinco alunos que resolveram o problema de maneiras diferentes.
  • Chame-os ao quadro para que eles apresentem a resolução e peça para que eles expliquem como eles pensaram para resolver.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que os alunos apresentarem.
  • Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não os deixando em situação vexatória.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • Qual é a diferença?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Conclusão das reflexões.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça para os alunos a pergunta proposta no slide. Deixe eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente.

Propósito: Concluir os conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de identificar as informações essenciais à resolução.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano