11061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Medindo com régua

Plano de aula de Matemática com atividades para 3 º do Fundamental sobre Utilizar corretamente a régua para medir centímetros

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivo específico

Utilizar corretamente a régua para medir centímetros.



Conceito-chave

Comprimento. Unidades de medida. Régua. Centímetro.

Conhecimentos Prévios

Unidade de medidas de comprimento, centímetro.

Recursos necessários

  • Copo com areia;
  • Canudos de diferentes tamanhos e cores;
  • Material impresso com as atividades;
  • Régua;
  • Atividades impressas;
  • Caderno, lápis, borracha.
  • 1 folha de cartolina para montar o cartaz da retomada;
  • Pincéis coloridos;
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações: Este pote está cheio de areia com canudos de vários tamanhos, mas que aparentemente possuem tamanhos iguais, pois não é possível o aluno ver quanto tem escondido na areia. Cada aluno deve pegar um canudo do pote sobre a mesa. Pergunte: Qual é o tamanho do seu canudo? Deixe os alunos se expressarem livremente neste primeiro momento é provável que surjam respostas como: grande, pequeno, maior e menor. Estas respostas são insuficiente para responder a pergunta. Pergunte: Como podemos fazer para ter certeza sobre qual é o tamanho do seu canudo? Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus canudos com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado. Questione aos grupos quais foram as estratégias escolhidas e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher uma ou outra estratégia. Oriente a turma para organizar os canudos em ordem crescente ou descrente de tamanho e colar em um cartaz. Cada aluno deve escrever abaixo do seu canudo a medida em centímetros e acima do canudo seu nome. Deixe o cartaz exposto na sala.

Propósito: Retomar a utilização correta da reta para medir centímetros, analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas com régua.

Discuta com a turma:

  • Para medir seu canudo qual unidade de comprimento você usaria?
  • Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
  • Quais objetos podemos expressar suas medidas em centímetros?
  • Qual é o tamanho do seu canudo?
  • Que instrumento você usou para medir seu canudo?
  • Qual a medida do maior canudo?
  • Qual a medida do menor canudo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações: Este pote está cheio de areia com canudos de vários tamanhos, mas que aparentemente possuem tamanhos iguais, pois não é possível o aluno ver quanto tem escondido na areia. Cada aluno deve pegar um canudo do pote sobre a mesa. Pergunte: Qual é o tamanho do seu canudo? Deixe os alunos se expressarem livremente neste primeiro momento é provável que surjam respostas como: grande, pequeno, maior e menor. Estas respostas são insuficiente para responder a pergunta. Pergunte: Como podemos fazer para ter certeza sobre qual é o tamanho do seu canudo? Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus canudos com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado. Questione aos grupos quais foram as estratégias escolhidas e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher uma ou outra estratégia. Oriente a turma para organizar os canudos em ordem crescente ou descrente de tamanho e colar em um cartaz. Cada aluno deve escrever abaixo do seu canudo a medida em centímetros e acima do canudo seu nome. Deixe o cartaz exposto na sala.

Propósito: Retomar a utilização correta da reta para medir centímetros, analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas com régua.

Discuta com a turma:

  • Para medir seu canudo qual unidade de comprimento você usaria?
  • Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
  • Quais objetos podemos expressar suas medidas em centímetros?
  • Qual é o tamanho do seu canudo?
  • Que instrumento você usou para medir seu canudo?
  • Qual a medida do maior canudo?
  • Qual a medida do menor canudo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas. Entregue a atividade impressa. Peça para façam a leitura. A proposta aqui é que medir usando réguas e perceber que Cida não precisará comprar canudos de todas as cores. Pois, há canudos com medidas que ela não precisa. Enquanto as duplas resolvem o problema vá observando as estratégias de cada dupla, decidindo quais devem ser apresentadas no painel de solução e fazendo a intervenções necessária. Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situação-problema usando a régua para medir comprimento em centímetros.

Discuta com a turma:

  • Como você fará para ter certeza da medida de cada canudo?
  • Você precisa de algum instrumento de medição para fazer esta atividade? Qual?
  • Qual é a medida do menor canudo?
  • Qual é a medida do maior canudo?
  • Cida precisa comprar canudo de todas as cores?

No Site da Nova Escola você encontra o Plano Atividades sob medida que descreve que calcular o tamanho de objetos e a altura dos colegas é um ótimo meio de aprender a comparar essas grandezas e compreender como elas são utilizadas no dia a dia.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide com a turma. Veja a solução da atividade.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas de centímetros com régua.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante a esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • É correto começar medir posicionando o início do objeto a ser medido em 1 cm?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Neste site você encontra boas orientações para trabalhar medidas com réguas.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide com a turma.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas de centímetros com régua.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante a esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • É correto começar medir posicionando o início do objeto a ser medido em 1 cm?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a importância de medir corretamente. Utilize a figura para ensinar a posicionar corretamente a régua para medir.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade de raio-x impressa e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você encontra a solução do raio-x.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos para medir centímetros utilizando régua.

Atividades complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivo específico

Utilizar corretamente a régua para medir centímetros.



Conceito-chave

Comprimento. Unidades de medida. Régua. Centímetro.

Conhecimentos Prévios

Unidade de medidas de comprimento, centímetro.

Recursos necessários

  • Copo com areia;
  • Canudos de diferentes tamanhos e cores;
  • Material impresso com as atividades;
  • Régua;
  • Atividades impressas;
  • Caderno, lápis, borracha.
  • 1 folha de cartolina para montar o cartaz da retomada;
  • Pincéis coloridos;
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações: Este pote está cheio de areia com canudos de vários tamanhos, mas que aparentemente possuem tamanhos iguais, pois não é possível o aluno ver quanto tem escondido na areia. Cada aluno deve pegar um canudo do pote sobre a mesa. Pergunte: Qual é o tamanho do seu canudo? Deixe os alunos se expressarem livremente neste primeiro momento é provável que surjam respostas como: grande, pequeno, maior e menor. Estas respostas são insuficiente para responder a pergunta. Pergunte: Como podemos fazer para ter certeza sobre qual é o tamanho do seu canudo? Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus canudos com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado. Questione aos grupos quais foram as estratégias escolhidas e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher uma ou outra estratégia. Oriente a turma para organizar os canudos em ordem crescente ou descrente de tamanho e colar em um cartaz. Cada aluno deve escrever abaixo do seu canudo a medida em centímetros e acima do canudo seu nome. Deixe o cartaz exposto na sala.

Propósito: Retomar a utilização correta da reta para medir centímetros, analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas com régua.

Discuta com a turma:

  • Para medir seu canudo qual unidade de comprimento você usaria?
  • Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
  • Quais objetos podemos expressar suas medidas em centímetros?
  • Qual é o tamanho do seu canudo?
  • Que instrumento você usou para medir seu canudo?
  • Qual a medida do maior canudo?
  • Qual a medida do menor canudo?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações: Este pote está cheio de areia com canudos de vários tamanhos, mas que aparentemente possuem tamanhos iguais, pois não é possível o aluno ver quanto tem escondido na areia. Cada aluno deve pegar um canudo do pote sobre a mesa. Pergunte: Qual é o tamanho do seu canudo? Deixe os alunos se expressarem livremente neste primeiro momento é provável que surjam respostas como: grande, pequeno, maior e menor. Estas respostas são insuficiente para responder a pergunta. Pergunte: Como podemos fazer para ter certeza sobre qual é o tamanho do seu canudo? Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus canudos com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado. Questione aos grupos quais foram as estratégias escolhidas e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher uma ou outra estratégia. Oriente a turma para organizar os canudos em ordem crescente ou descrente de tamanho e colar em um cartaz. Cada aluno deve escrever abaixo do seu canudo a medida em centímetros e acima do canudo seu nome. Deixe o cartaz exposto na sala.

Propósito: Retomar a utilização correta da reta para medir centímetros, analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas com régua.

Discuta com a turma:

  • Para medir seu canudo qual unidade de comprimento você usaria?
  • Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
  • Quais objetos podemos expressar suas medidas em centímetros?
  • Qual é o tamanho do seu canudo?
  • Que instrumento você usou para medir seu canudo?
  • Qual a medida do maior canudo?
  • Qual a medida do menor canudo?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas. Entregue a atividade impressa. Peça para façam a leitura. A proposta aqui é que medir usando réguas e perceber que Cida não precisará comprar canudos de todas as cores. Pois, há canudos com medidas que ela não precisa. Enquanto as duplas resolvem o problema vá observando as estratégias de cada dupla, decidindo quais devem ser apresentadas no painel de solução e fazendo a intervenções necessária. Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situação-problema usando a régua para medir comprimento em centímetros.

Discuta com a turma:

  • Como você fará para ter certeza da medida de cada canudo?
  • Você precisa de algum instrumento de medição para fazer esta atividade? Qual?
  • Qual é a medida do menor canudo?
  • Qual é a medida do maior canudo?
  • Cida precisa comprar canudo de todas as cores?

No Site da Nova Escola você encontra o Plano Atividades sob medida que descreve que calcular o tamanho de objetos e a altura dos colegas é um ótimo meio de aprender a comparar essas grandezas e compreender como elas são utilizadas no dia a dia.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide com a turma. Veja a solução da atividade.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas de centímetros com régua.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante a esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • É correto começar medir posicionando o início do objeto a ser medido em 1 cm?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Neste site você encontra boas orientações para trabalhar medidas com réguas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide com a turma.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas de centímetros com régua.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante a esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • É correto começar medir posicionando o início do objeto a ser medido em 1 cm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a importância de medir corretamente. Utilize a figura para ensinar a posicionar corretamente a régua para medir.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade de raio-x impressa e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você encontra a solução do raio-x.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos para medir centímetros utilizando régua.

Atividades complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano