Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, organize momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). As atividades com propostas para duplas podem ser realizadas individualmente. Feche a aula com o Encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona seria muito bom ter a participação de um adulto da família, para que possa participar da condução da proposta, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Envie a atividade e proponha que um familiar converse com o aluno para retomar os conhecimentos sobre a leitura de gráficos de barras. Oriente para que leiam a situação com o aluno e peçam que realizem. Não há necessidade de copiar, podem ir respondendo oralmente. Sugira as perguntas do Discuta com a turma, para que conversem com a criança.
Atividade principal e Painel de soluções
Encaminhe a imagem, digital ou impressa, da atividade às famílias. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, indique aos familiares que o aluno pode copiar a tabela e preencher. Peça que discutam com a criança com base nas seguintes questões:
- Qual a fruta preferida? Quantas crianças gostam dela?
- Qual delas é a menos preferida? Por quê?
- Precisamos consultar o gráfico para preencher o quadro? Por quê?
Em seguida, solicite que o adulto, peça para a criança conferir as quantidades e depois responder, por escrito (se for necessário, indique que o familiar seja o escriba):
1. PARA CONSTRUIR O GRÁFICO É IMPORTANTE SABER QUEM ESCOLHEU CADA FRUTA?
2. QUE É NECESSÁRIO SABER PARA CONSTRUIR O GRÁFICO?
Faça o combinado de como devem te enviar a atividade e as questões respondidas. Pode ser de maneira digital ou não (foto, digitado ou escrito), conforme as possibilidades.
Encerramento
Após receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva esclarecendo algo que achou necessário e fazendo um fechamento com base no slide de encerramento (mensagem de voz, vídeo ou escrita).
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.