11058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Intervalo de tempo/calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_21GRM02

Recursos

- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Mobizen, Loon, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (em último caso).
Atividade principal ou um calendário mês a mês.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Calendário online
Jogo: Calendário mágico

Para este plano foque na etapa da Atividade principal.

Retomada

O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre a relação dia, mês e ano. Você pode enviar o quadro presente no slide para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos completem as lacunas. Através dessa atividade você pode verificar se os alunos têm conhecimentos prévios para embarcar na atividade principal.

Atividade principal

O foco desta atividade principal é compreender intervalos de tempo entre datas e relacionar dias, semanas, meses e ano. Os alunos precisam ter acesso à atividade principal. Caso esteja em uma videoconferência por alguma das ferramentas citadas acima, apresente os slides e siga as orientações da atividade. Caso esteja utilizando outras ferramentas (por exemplo, o WhatsApp), você pode fotografar o slide ou enviar o arquivo da atividade principal. Outra opção é utilizar o calendário virtual, do celular dos alunos ou mesmo algum impresso que tenham em casa e que marquem nele os aniversários dos alunos da própria turma. Caso não tenha essas datas, você pode pedir para os alunos as enviarem por e-mail ou WhatsApp. As situações propostas podem partir do calendário de aniversariantes da turma. Dessa forma, podemos trazer a situação problema para a realidade dos alunos da turma. Os alunos podem responder pelo mesmo meio.

Discussão das soluções

Se você estiver optado pelos slides, compartilhe em forma de fotografia ou ao vivo os slides da discussão para que os alunos possam comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio. Caso tenha utilizado o calendário com os aniversários da turma, mostre pelo mesmo calendário a resolução e promova a discussão das soluções apresentadas pelos alunos.

Encerramento

Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X

A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe da mesma forma que você usa para compartilhar as outras atividades. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.

Convite às famílias

Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
As famílias também podem explorar os calendários realizando o calendário de aniversários de seus familiares. Caso a família seja pequena, podem ser colocados aniversários de amigos, por exemplo. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_21GRM02

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas